segunda-feira, 2 de maio de 2011

Jesus Cristo Ressucitou - Aleluia







A Vigilia de Páscoa, Vigília Pascal ou Grande Vigilia, é a celebração mais importante da Igreja Católica, por ser a primeira celebração oficial da Ressureição de Jesus. Ela é realizada entre o pôr-do-sol do Sábado Santo e o amanhecer da Páscoa.
Devido a tradição católica romana, a Vigília Pascal consiste em quatro partes:
1ª parte - Breve Lucernário (ritual em que tem a luz como o centro das atenções)
2ª parte - Liturgia da Palavra ou Celebração da Palavra
3ª parte - Liturgia Batismal ou Celebração da Água
4ª parte - Liturgia Eucaristica o Celebração Eucaristica
Inicialmente, a Vigília começa fora da Igreja, onde o fogueira foi abençoada pelo Padre, que simboliza o esplendor de Jesus Ressucitado, dissipando as trevas do pecado e da morte.O Círio pascal (Vela Pascal) foi abençoado com um ritual antigo e ela será usada em todo o tempo Pascal e durante todo o ano nos batismos, crismas e funerais, onde lembra a todos que Cristo é a "luz do mundo".
Após a vela acesa o Padre seguiu o rito do Lucernário, em que a vela é carregada por ele, com a igreja iluminada só pelas velas que foram acendidas através do Cirio Pascal, parando por três vezes e aclamando "Luz de Cristo" e a assembléia respondendo "Graças a Deus".
Ao ser colocada em um lugar de destaque na igreja, o Cirio é incensado e entoado solenemente o canto Exulted. Nele, a Igreja pede que as forças do céu exultem a vitória de Cristo sobre a morte.
Depois disso, as luzes da Igreja foram acesas e continuou a celebração com as leituras e a benção das águas, que por este motivo tinha uma fonte na Igreja, para ser abençoada, e o Padre, juntamente com os ministros da comunhão, aspergiram agua benta em toda a assembléia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário