terça-feira, 5 de novembro de 2013

Chove granizo em cidades da Paraíba, registra Aesa

Taiguara RangelDo G1 PB

Choveu granizo em Juazeirinho, no Cariri da Paraíba (Foto: Divulgação/Aesa)Choveu granizo em Juazeirinho, no Cariri da Paraíba (Foto: Divulgação/Aesa)
Em três cidades da Paraíba foram registradas chuvas de granizo neste fim de semana e ainda choveu em pelo menos 89 municípios do estado, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Conforme registrado até a manhã desta segunda-feira (4) pelo órgão, emJuazeirinhoRiacho de Santo Antônio e Caraúbas houve este tipo de precipitação.
O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, recebeu a maior recarga de água do ano para um único dia. Segundo a Aesa, os maiores índices pluviométricos foram em Paulista (146mm), Catolé do Rocha (105mm), Boqueirão (96,7) e Brejo do Santos (96,5). As principais chuvas atingiram o Cariri e Sertão do estado.
"O sistema meteorológico registrou um 'vórtice ciclônico de altos níveis'. Dependendo de sua localização, ele traz chuvas e foi bem favorável essa corrente para a nossa região, principalmente no Cariri e Sertão", disse a meteorologista Marle Bandeira.
Quanto à chuva de granizo, a meteorologista explica que também foi provocada pelo mesmo fenômeno. "A chuva foi por causa disso, pouca umidade com altas temperaturas contribui para as nuvens se intensificarem e ocasionarem as gotículas de água transformando-se em pedras de gelo e precipitando em forma de granizo", explicou Marle.
O açude de Boqueirão, que estava com apenas 41,1% de seu volume, recebeu uma quantidade de água considerada significativa pela Aesa. A lâmina subiu 7cm e o manancial recebeu 2 milhões de metros cúbicos de água. "Foi a maior recarga do ano em um mesmo dia. É bem significante, a recarga nos animou, mas o período não é para isso. Só teremos um levantamento amanhã, quando escoar a água dos rios", explicou o gerente de bacias hidrográficas Lucílio Vieira.
A Aesa apontou ainda um aumento na lâmina de água de 40cm no açude de São Domingos do Cariri, de 10cm no açude Carneiros em Jericó. A previsão é de que continue a acontecer chuvas isoladas no fim da tarde desta segunda-feira
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário