Fecomércio aponta que 53,25% dos consumidores devem parcelar compras.
Segundo o levantamento, 81,74% dos paraibanos pretendem comprar.
Mais da metade dos consumidores paraibanos pretende parcelar as
tradicionais compras de Natal este ano. O dado é de uma pesquisa do
Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba,
divulgada nesta sexta-feira (1º), que aponta 53,25% com a intenção de
fazer o parcelamento. Os outros 46,49% pretendem comprar à vista, mas
relacionam a opção aos descontos oferecidos. Segundo o levantamento,
81,74% dos paraibanos pretendem comprar neste Natal, índice 1,37 ponto
percentual superior a 2012.
“Este aumento na intenção de compras para este final de ano pode ser atribuído, em parte, ao crescimento na massa real dos salários, à estabilidade no emprego e aos programas assistenciais, a exemplo do Bolsa Família”, explicou o presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros. Além desses fatores, as compras também são estimuladas pelo consumo através de promoções e lançamentos de novos produtos.
Os dados da pesquisa foram coletados com 471 consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa, durante o período de 17 a 29 de outubro de 2013. A metodologia utilizada para escolha total da amostra apresenta um índice de confiança de 95,00% e um erro amostral de 4,51%.
De acordo com a Fecomércio, o vestuário (76,10%), mais uma vez, foi o item mais citado entre os presentes de maior procura, em seguida aparecem os calçados (38,44%), perfumes (21,65%), eletrodomésticos ou eletroeletrônicos (13,06%), pequenos presentes (8,77%), móveis (5,45%) e artigos de decoração (4,42%). Entre os eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, os produtos mais apontados foram: televisor (34,48%), smartphone/celular (22,41%), computador/notebook (10,34%), tablet (8,62%), refrigerador (6,90%) e fogão (5,17%). Neste quesito, os entrevistados podiam citar mais de uma opção, por isso o somatório ultrapassa os 100%.
No que diz respeito ao período para a realização das compras natalinas, o levantamento revelou que a maior parte (45,19%) dos entrevistados pretende realizá-las no início de dezembro. Quanto ao local onde os consumidores pretendem fazer as compras, os shoppings da Região Metropolitana de João Pessoa foram os mais citados com 63,90% das respostas, seguido pelas lojas no Centro da cidade e nos bairros (52,73%). As compras realizadas pela internet foram indicadas por 17,95% dos respondentes, apresentando um crescimento de 2,04 pontos percentuais quando comparadas ao ano passado.
A pesquisa também procurou saber o destino do décimo terceiro salário este ano. Do total, 44,52% dos consumidores vão gastar com as compras de Natal e 42,86% vão usar para pagar dívidas. O percentual dos que pretendem poupar atingiu 9,89%, seguido pelos investimentos (5,43%), gastos com lazer (2,22%) e gastos com saúde (0,32%).
Perfil
Entre os consumidores entrevistados pela Fecomércio, a maior parte é casada ou vive em regime de união estável (49,47%) e as mulheres são maioria (50,11%). Em relação à idade, aqueles de 21 a 26 anos (21,23%) estão em maior número. Quanto à renda, a faixa de maior expressão foi a de R$ 679,00 a R$ 1.356,00 (32,48%). Já no quesito escolaridade, os entrevistados com Ensino Médio completo correspondem a 42,25%.
Quanto à inserção no mercado de trabalho, 72,40% exercem alguma atividade remunerada. Quando questionados sobre a estabilidade dos empregos, a maior parte dos entrevistados 50,73% afirmou que se considera “muito seguro”. E sobre a situação financeira, a maioria (38,85%) afirmou estar com uma situação financeira no mesmo nível do ano passado.
fonte:
“Este aumento na intenção de compras para este final de ano pode ser atribuído, em parte, ao crescimento na massa real dos salários, à estabilidade no emprego e aos programas assistenciais, a exemplo do Bolsa Família”, explicou o presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros. Além desses fatores, as compras também são estimuladas pelo consumo através de promoções e lançamentos de novos produtos.
Os dados da pesquisa foram coletados com 471 consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa, durante o período de 17 a 29 de outubro de 2013. A metodologia utilizada para escolha total da amostra apresenta um índice de confiança de 95,00% e um erro amostral de 4,51%.
saiba mais
O levantamento mostrou que a maioria dos consumidores (21,56%) planejou
gastar valores entre R$ 251 e R$ 350 com as compras natalinas. Em
seguida, com 18,44%, aparecem os que estimam ter gastos de R$ 101,00 a
R$ 250,00, seguidos por 17,66% que gastarão em torno de R$ 100,00. Já o
gasto médio na compra específica de presentes deverá ficar em torno de
R$ 435, o que representa um aumento de 2,35% na comparação com 2012.De acordo com a Fecomércio, o vestuário (76,10%), mais uma vez, foi o item mais citado entre os presentes de maior procura, em seguida aparecem os calçados (38,44%), perfumes (21,65%), eletrodomésticos ou eletroeletrônicos (13,06%), pequenos presentes (8,77%), móveis (5,45%) e artigos de decoração (4,42%). Entre os eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, os produtos mais apontados foram: televisor (34,48%), smartphone/celular (22,41%), computador/notebook (10,34%), tablet (8,62%), refrigerador (6,90%) e fogão (5,17%). Neste quesito, os entrevistados podiam citar mais de uma opção, por isso o somatório ultrapassa os 100%.
No que diz respeito ao período para a realização das compras natalinas, o levantamento revelou que a maior parte (45,19%) dos entrevistados pretende realizá-las no início de dezembro. Quanto ao local onde os consumidores pretendem fazer as compras, os shoppings da Região Metropolitana de João Pessoa foram os mais citados com 63,90% das respostas, seguido pelas lojas no Centro da cidade e nos bairros (52,73%). As compras realizadas pela internet foram indicadas por 17,95% dos respondentes, apresentando um crescimento de 2,04 pontos percentuais quando comparadas ao ano passado.
A pesquisa também procurou saber o destino do décimo terceiro salário este ano. Do total, 44,52% dos consumidores vão gastar com as compras de Natal e 42,86% vão usar para pagar dívidas. O percentual dos que pretendem poupar atingiu 9,89%, seguido pelos investimentos (5,43%), gastos com lazer (2,22%) e gastos com saúde (0,32%).
Perfil
Entre os consumidores entrevistados pela Fecomércio, a maior parte é casada ou vive em regime de união estável (49,47%) e as mulheres são maioria (50,11%). Em relação à idade, aqueles de 21 a 26 anos (21,23%) estão em maior número. Quanto à renda, a faixa de maior expressão foi a de R$ 679,00 a R$ 1.356,00 (32,48%). Já no quesito escolaridade, os entrevistados com Ensino Médio completo correspondem a 42,25%.
Quanto à inserção no mercado de trabalho, 72,40% exercem alguma atividade remunerada. Quando questionados sobre a estabilidade dos empregos, a maior parte dos entrevistados 50,73% afirmou que se considera “muito seguro”. E sobre a situação financeira, a maioria (38,85%) afirmou estar com uma situação financeira no mesmo nível do ano passado.
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