segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Hospital cria campanha para receber doações para quadrigêmeas em MS

Mulher de 37 anos descobriu gravidez de 4 bebês durante parto normal.
Maternidade de Campo Grande diz que todas as doações são protocoladas.

Do G1 MS

Doações recebidas na maternidade (Foto: Mirian Machado/ G1 MS)Por enquanto, doações são guardadas no auditório da maternidade (Foto: Mirian Machado/ G1 MS)
Uma campanha para recebimento de doações para as quadrigêmeas que nasceram em Campo Grande no dia 28 de agosto foi criada, nesta segunda-feira (1º), pela maternidade Cândido Mariano, onde três das quatro bebês estão internadas. O diretor Alfeu Duarte disse ao G1 que as doações são protocoladas para que o doador acompanhe e tenha certeza de que a família recebeu o material.
"Vamos providenciar também uma sala ideal para receber as doações", afirmou Duarte.
Na maternidade, só no último fim de semana, foram arrecadados 68 pacotes de fraldas, mais de 100 peças de roupinhas, oito sapatinhos, pomada, mamadeira, bolsa, lenço umedecido, manta, travesseiro pequeno, além de roupas também para os outros filhos.
A família das quadrigêmeas Elizabete, Eliza, Elizângela e Elizete precisa de doações para as recém-nascidas, já que prepararam enxoval para gestação de gêmeas. A mãe Denir Campos, de 37 anos, e o pai Odair Cândido, de 31 anos, ficarão abrigados na Casa de Apoio à Saúde do Índio até as filhas receberem alta.
O casal, que tem outros sete filhos, já recebeu doações de banheiras, roupinhas e fraldas. Os outros filhos de 4, 7, 10, 12, 14, 19 e 22 anos, ficaram na cidade onde moram, em Anastácio, a 128 quilômetros da capital sul-mato-grossense.
Denir relembrou a surpresa e disse que sentia os bebês mexerem muito na barriga, mas não desconfiava de que havia mais de dois fetos, até porque não suspeitou do tamanho da barriga. O pai disse ao G1 que ainda não “caiu a ficha”. “Ficamos assustados, mas estamos felizes”, afirmou Odair.
Duarte disse ainda que as meninas estão bem, mas devem ficar cerca de 120 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, onde estão recebendo medicação e vitaminas para ganhar peso. A maternidade ainda pretende fazer uma visita à casa da família em Anastácio com acompanhamento de assistente social, com a intenção de ajudar financeiramente na ampliação da casa e ainda abrir uma conta no banco para receber doações.
Caderno de protocolo onde serão registradas as doações às quadrigêmeas (Foto: Mirian Machado/ G1 MS)Caderno de protocolo onde são registradas as doações às quadrigêmeas (Foto: Mirian Machado/G1 MS)
Surpresa
O ultrassom feito durante o pré-natal em Anastácio apontava para gêmeos. Elizabete, Eliza, Elizângela e Elizete, quadrigêmeas univitelinas, nasceram de 31 semanas, em um intervalo de 10 minutos, com pesos entre 890 gramas e 1,170 quilo.
Denir e Odair, que moram em um assentamento, chegaram a Campo Grande por volta das 22h (de MS) do dia 28 de agosto. A gestante começou a ter contrações no início da noite e foi transportada por uma ambulância de Anastácio até a maternidade.
Raridade
A gestação de quadrigêmeas de Denir foi considerada por médicos situação rara por apresentar circunstâncias particulares. A idade da mãe, o tipo de fecundação, o peso das bebês, o parto normal e a quantidade de semanas foram alguns fatores apontados pela médica ginecologista e obstetra Deborah Elmor Faraco Coelho, consultada pelo G1.
Doações recebidas pelos pais (Foto: Mirian Machado/ G1 MS)Pais também receberam várias doações
(Foto: Mirian Machado/ G1 MS)
Visita
Os pais visitaram três das quatro filhas, pela primeira vez, no domingo (31), após o susto da chegada imprevista das quatro bebês durante o parto normal. Três bebês estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da maternidade Cândido Mariano, na capital sul-mato-grossense. Outra criança está internada no Hospital Regional (HR). O estado de saúde das quadrigêmeas é considerado estável, mas não há previsão de alta.
Ajuda
Conforme a assistente social do local, o casal precisa de ajuda e doações para criar os filhos caçulas. A maternidade informa que podem ser doadas fraldas, principalmente do tamanho RN (recém-nascido), e também P, M, e G. Roupas para meninas também serão aceitas.
As doações podem ser feitas diretamente na maternidade, localizada na rua Marechal Rondon, 2.644, Centro. Quem quiser fazer outros tipos de doações pode entrar em contato com os pais pelos telefones (67) 9680-1729 ou 9857-5933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário