Estudante da UFPB debate em comunidades do Orkut todos os dias.
Mais de 65 mil assinaram em todo o mundo até a manhã de quarta-feira (2).

"Solicitamos ao Google que não encerre o Orkut e se isso não for possível, solicitamos à empresa que ao menos preserve a principal característica que mantém essa rede social viva até hoje: o modelo de organização de fóruns em comunidades. Algo que não existe no Google Plus, cujas comunidades que existem se assemelham aos grupos do Facebook. Se o Orkut ainda teve algum movimento foi graças ao atual modelo de comunidades", declarou na motivação de seu pedido, publicado na segunda-feira (30).

petição (Foto: Peter Shelton / Arquivo pessoal)
Apesar da recente deserção de usuários após a criação de outras redes sociais, o universitário complementa ainda que esse fator tornou a rede social ainda mais ativa por aqueles que continuavam a utilizá-la.
"Como muita gente saiu, ficamos à vontade para falar sobre o que queremos. As pessoas se tornaram mais livres e o Orkut permaneceu muito ativo. O pessoal se sentiu à vontade para tornar público o próprio nome ou para criar um avatar engraçado. Quando tenho algum assunto privado, vou para o Facebook. Mas quando é uma troca de mensagem mais rápida, via chat ou informes da universidade, por exemplo, uso o Orkut", assegura.
Fim do Orkut
O Google anunciou nesta segunda-feira (30) que vai encerrar as atividades da rede social em todo o mundo no dia 30 de setembro. A empresa alega que o crescimento de suas outras comunidades superou o do Orkut e que, por isso, ele será descontinuado. "Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede", disse o diretor de engenharia do Google, Paulo Golgher, no blog da empresa no Brasil.
Como salvar o perfil
De acordo com o Google, os usuários existentes poderão exportar seus álbuns de fotos para o Google+, outra rede social da companhia, até 30 de setembro de 2014. Também será possível salvar, no computador, seus perfis, "scraps" (publicações de outros usuários deixadas na página), depoimentos e postagens usando a ferramenta Google Takeout. Isso poderá ser feito até setembro de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário