domingo, 1 de fevereiro de 2015
Operação Duas Rodas – PRF preserva vidas e combate a criminalidade em Campina Grande
Entre os dias 27 e 30 de janeiro a Polícia Rodoviária Federal (PRF) desencadeou a Operação Duas Rodas na Região Metropolitana de Campina Grande, Agreste da Paraíba.
A ação teve como principal objetivo fiscalizar o uso de motocicletas, motonetas e ciclomotores naquela região. Dois aspectos foram considerados na operação: a segurança dos usuários de veículos duas rodas e a criminalidade. O uso cada vez maior destes tipos de veículos tem sido associado a um grande número de acidentes e vítimas. Muitos dos usuários não são habilitados; outra parcela é composta por menores de idade. Estas características estão muito ligadas aos acidentes, pois um condutor sem habilitação não é conhecedor das regras de circulação no trânsito, o que leva ao envolvimento em ocorrências que muitas vezes leva a morte. Os menores de idade não podem conduzir veículos de duas rodas, por não poderem obter a habilitação para tal, mas principalmente por não terem maturidade, que é uma questão de suma importância para a segurança viária.
Outro aspecto fundamental da operação é o combate a criminalidade, haja vista o largo emprego de motos, motonetas e ciclomotores para a prática de crimes. Estes veículos dão grande mobilidade para que assaltantes fujam do local do crime, se esquivando de congestionamentos e usando vias estreitas como estratégia para se livrar da polícia. Na operação, uma dupla foi flagrada após tomar de assalto uma motocicleta, usando um revólver.
A PRF empregou cerca de 20 policiais na Operação Duas Rodas, além de equipamentos como os etilômetros (bafômetros), que medem a quantidade de álcool no sangue dos condutores e radares fotográficos portáteis, que são utilizados para flagrar veículos em excesso de velocidade.
Os números da operação foram os seguintes:
Veículos fiscalizados – 421
Pessoas fiscalizadas – 426
Testes de alcoolemia – 100
Veículos flagrados pelos radares – 452
Autos de infração – 364; sendo 08 por embriaguez
Pessoas presas por dirigir embriagadas – 05
Motos removidas – 57
Veículos recuperados (roubados) – 02
Documento falso – 01
Pessoa presa (assalto) – 01
Arma apreendida - 01
Carteiras de habilitação recolhidas (CNH) – 06
Menor apreendido (ato infracional) – 01
A presença da PRF, além de ter tirados de ter tirado de circulação dezenas de motos, motonetas e ciclomotores irregulares, evitou acidentes e possíveis assaltos na região. Esta foi a primeira edição da operação deste ano. Outras serão desencadeadas nas diversas regiões do estado ao longo do ano de 2015, pois o maior objetivo da PRF é disciplinar o uso desordenado destes tipos de veículos e, ao mesmo tempo, evitar ações de criminosos e recuperar motos roubadas.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social/PRF
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário