O consumidor que exigir o número de CPF na
nota fiscal, ao realizar compras no varejo paraibano, poderá concorrer a
prêmios que vão de R$ 1.000,00 a R$ 30.000,00. Os sorteios, que começam
dia 6 de setembro, serão semanais, quinzenais e temáticos a cada mês.
A campanha 'Torpedo Premiado – Cupom Legal', que foi lançada na manhã
de ontem pelo governador Ricardo Coutinho, no Palácio da Redenção, faz
parte do 'Programa Paraíba Legal – Receita Cidadã', visa estimular o
consumidor exigir a nota fiscal.
Segundo estimativas da Secretaria de Estado da Receita, a perspectiva
é que as vendas no comércio formal também aumentem no decorrer da
campanha, que não tem prazo para ser encerrada. O secretário da pasta,
Marialvo Laureano, afirma que haverá aumento na demanda do varejo
paraibano.
"Hoje temos no varejo uma arrecadação de em média R$ 50 milhões por
mês. A gente espera com esta campanha um crescimento em torno de 5% e
10%”.
Para participar do sorteio, o consumidor deve exigir, no ato da
compra, o número de seu CPF na nota fiscal emitida pelo estabelecimento
comercial. Por meio do celular, o cliente enviará uma mensagem de
texto para o número 8383, com alguns dados encontrados no cupom:
Inscrição Estadual (IE), data de emissão, Contador de Ordem de Operação
(COO) e valor da compra.
As informações devem obedecer a esta sequência, sem inserção de
pontos, espaços ou vírgulas. É importante lembrar que a nota fiscal
deve ser guardada, pois só com ela o ganhador poderá receber o prêmio. O
custo de cada torpedo ao consumidor será de R$ 0,31 + tributos. As
informações do sorteio estarão na página da internet no endereço
eletrônico www.paraibalegal.pb.gov.br.
O presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado
da Paraíba (Fecomércio-PB), José Marconi Medeiros, afirmou que este
tipo de campanha só contribue para o comércio do Estado. “É um programa
que vem estimular o crescimento das vendas. Porque esta é uma forma de
se premiar o consumidor paraibano que terá muito mais interesse em
adquirir suas mercadorias no varejo paraibano”, disse.
A MJV, empresa licitada para gerenciar os dados da campanha, garante
que o consumidor que cumprir com as regras de participação terá a
segurança necessária para participar do sorteio. “Assim que o cliente
envia os dados, ele recebe um SMS de volta, confirmando a sua
participação, e um número de bilhete eletrônico, mostrando que ele
concorre aos prêmios”, explicou Ricardo Sepúlveda, diretor de tecnologia
da MJV.
EXPERIÊNCIAS MOSTRAM RESULTADOS POSITIVOS
De acordo com o executivo da MJV Ricardo Sepúlveda, a mesma
experiência em outros estados mostraram bons resultados tanto em ganho
para o consumidor como para o varejista. “O cliente daquele
estabelecimento passa a concorrer a prêmios que não têm custo para o
comerciante. O dono da loja pode comunicar aos cidadãos que dali,
daquele estabelecimento, saiu um prêmio, fazendo com que outros
clientes queiram comprar no local”, disse Ricardo Nascimento.
O secretário da Receita, Marialvo Laureano, ressaltou os benefícios
da campanha, mostrando que a ideia é explicar ao consumidor a
importância da arrecadação. “Queremos mostrar para onde vão os recursos
arrecadados pelo Estado. Muitas pessoas não sabem que uma escola, um
posto de saúde ou obras estruturantes, como estradas, têm recursos
advindos da tributação” .
Segundo o representante da pasta, todos saem ganhando ao se exigir o
cupom fiscal. “Quando se deixa de emitir uma nota fiscal, você está
prejudicando o Estado, que não recebeu os recursos; o cidadão, que
confiou no estabelecimento e deixou o valor do imposto naquele local e
não vai ver esse dinheiro retornando em forma de investimentos, como
educação; e os próprios empresários, que têm concorrência desleal contra
aqueles que não emitem cupom”, ressaltou Marialvo Laureano.
Beto Pessoa DO jp ON LINE
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