quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Jacaré nasce sem cauda em parque zoobotânico de João Pessoa

Do G1 PB
Filhote de jacaré coroa nasceu sem cauda (Foto: Divulgação/Secom-JP)Filhote de jacaré coroa nasceu sem cauda devido a uma desordem genética (Foto: Divulgação/Secom-JP)
Um jacaré nasceu sem cauda no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, mais conhecido como Bica, em João Pessoa. O filhote faz parte de uma ninhada de nove jacarés coroa que nasceram no último domingo (18). As imagens só foram divulgadas nesta quarta-feira (21).

Segundo especialistas da Bica, o animal nasceu sem cauda por causa de uma desordem genética, chamada de Agenesia Caudal. Essa desordem genética se dá durante o desenvolvimento do feto, que nasceu sem a parte inferior da coluna, com a partição das vértebras caudais, o que ocorre em cerca de 1 para cada 50.000 jacarés nascidos vivos.
O nascimentos desses filhotes encerra o ciclo de reprodução anual das três espécies que estão sendo mantidas na Bica como parte do programa de reprodução em cativeiro de jacarés. Para evitar expor os filhotes recém-nascidos a situações de estresse, só nesta quarta-feira foi feito o registro fotográfico e a divulgação do nascimento.

Foram localizados aproximadamente 30 ovos que estavam no ninho e foram mantidos em ambiente artificial. Depois que nasceram, os nove filhotes da espécia jacaré coroa foram examinados e transferidos para um tanque do ambulatório do Parque, em ambiente com iluminação, temperatura e umidade controladas. Depois de um ano, eles devem ir para o recinto dos jacarés adultos e poderão ser observados pelos visitantes. O jacaré coroa existe na Bica desde 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário