quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Chuvas no Litoral Norte fazem nível de rio subir e assustam moradores de Rio Tinto

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) choveu 43.4 (mm), registrando o maior índice pluviométrico do Estado
Reprodução: Caio César CorreiaChuvas em Rio Tinto
Chuvas em Rio Tinto
Moradores do município de Rio Tinto foram surpreendidos na madrugada desta quinta-feira (30) por uma frente fria que mudou o tempo no Litoral Norte de João Pessoa. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) choveu 43.4 (mm), registrando o maior índice pluviométrico do Estado e a expectativa é que chova o final de semana inteiro.
Os municípios de Mataraca e Mamanguape também sentiram o impacto das chuvas. Choveu nas cidades 29 (mm) e 5,8 (mm), respectivamente. Segundo a Aesa a previsão é que chova mais na região do Litoral, Brejo e Agreste.
De acordo com o estudante Caio César Correia, o rio que liga várias comunidades de Rio Tinto subiu um pouco e deixou os moradores preocupados. “Nesta madrugada tomamos um susto ao percebemos a grande quantidade de água na cidade, o nível do rio até subiu. espero que não chova tanto”, disse o estudante.
Chuvas em Rio TintoFoto: Chuvas em Rio Tinto
Créditos: Reprodução: Caio César Correia
De acordo com a meteorologista da Aesa, Marly Bandeira, a previsão é que chova mais nessa faixa litorânea. “Observamos a presença de áreas de instabilidade no setor leste. Percebemos a vinda de nuvens do Oceano Atlântico em direção ao Litoral da Paraíba e Rio Grande do Norte”, explicou.
Chuvas na Capital
As chuvas na Capital também contribuíram para deixar a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), em alerta e  a previsão é que chova mais na tarde desta quinta-feira (30). Segundo o coordenador da Compdec, Noé Estrela, apesar das chuvas que caem na Capital desde a noite desta quarta-feira (29), nenhuma ocorrência foi registrada. No entanto, as equipes trabalham incessantemente para evitar desastres. “Estamos no bairro São José realizando as obras e intervenções necessárias, mas atentos aos possíveis chamados emergenciais”, adiantou.

A Defesa Civil tem uma equipe de plantão para atender a população. Para informações e/ou chamados de emergência, a Compdec disponibiliza o telefone 0800-285-9020. A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas.
Na Paraíba a situação dos açudes ainda exige cautela, dos 123 reservatórios monitorados pela Aesa, 59 açudes estão com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total. Outros 30 possuem menos de 20% e 34 estão em situação crítica, com menos de 5%.
As fortes chuvas também provocaram um acidente na BR-101, no município de Santa Rita, na manhã desta quinta-feira. De acordo com a assessoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma camionete prata capotou com cinco passageiros após o motorista perder o controle.
Carro capota em Santa RitaFoto: Carro capota em Santa Rita
Créditos: Reprodução: internet
 As vítimas tiveram ferimentos leves e não precisaram ser conduzidas ao hospital mais próximo.  

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário