sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Cinco pessoas morreram afogadas e 123 foram resgatadas com vida das praias da Paraíba


Reprodução/ Facebook/ Emerson MachadoHomem morreu na praia de Gramame
Homem morreu na praia de Gramame
Desde o início da 'Operação Verão' realizada pelo Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros da Paraíba, dia 6 de dezembro, foram registradas cinco mortes por afogamento e 123 resgates aquáticos nas praias do Litoral do Estado.
De acordo com informações do tenente Marcos Guedes, do setor de Estatística do Batalhão, as praias de Pontinha, em Lucena, no Litoral Norte;  Gramame Norte e Gramame Sul, localizadas na divisa entre João Pessoa e o município do Conde; e, ainda, a Praia Bela, entre Conde e Pitimbu, no Litoral Sul, são apontadas como os locais onde foram registradas mais ocorrências.
A última ocorrência com morte aconteceu na praia de Barra de Gramame Sul, no município do Conde, onde um pai morreu ao tentar salvar um filho e um sobrinho que estavam se afogando nas água daquela praia. O filho e o sobrinho, uma criança de 10 anos,  conseguiram ser resgatados com vida, mas o pai de 62 anos, não resistiu e acabou morrendo.
A 'Operação Verão' terminará no dia 5 de março, após o Carnaval. Foram três registros de morte nas águas do mar no mês de dezembro e duas no mês de janeiro, conforme o tenente Guedes.
Ele informou ainda que das ocorrências de salvamento, 24 aconteceram em dezembro e 99 neste mês de janeiro (registros foram feitos até a sexta-feira passada, 24). O tenente acredita o aumento no número de ocorrências em janeiro acontece devido ao período de férias, que coincide também crescimento do número de turistas visitando o Litoral do Estado.
As vítimas desse tipo de ocorrência estão principalmente na faixa etária entre 10 e 40 anos. Tenente Guedes cita o consumo excessivo de bebida alcoólica durante o banho de mar como o principal responsável pelas ocorrências. "Na maioria dos casos de salvamento e até de morte por afogamento, as vítimas tinham ingerido bebida alcoólica", informou.
Crianças perdidas
A bebida alcoólica também é citada como problema nos casos de crianças perdidas. De acordo com o tenente Guedes foram registrados 20 ocorrências durante a Operação. Em todos os casos as famílias foram localizadas. "As pessoas precisam tomar cuidado com o excesso de álcool, tanto na hora do banho de mar, como no cuidado com as crianças", alertou.
Confira dicas de prevenção repassadas pelo Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros.
-Procure tomar banho em locais onde há guarda-vidas;
-Não ultrapasse faixas e placas de avisos;
-Evite mergulhar em locais próximos a rochas;
-Evite locais com correntes, obstáculos e nas proximidades de desembocaduras de rios;
-Não salte de locais elevados para dentro da água;
-Evite nadar sozinho e não se afaste da margem;
-Nunca perca as crianças de vista. Indique onde elas devem tomar banho.
-Em caso de acidente, disque 193.

portal correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário