As chuvas que tem caído na Paraíba neste mês de fevereiro, trouxeram não apenas esperança para o homem do campo, que já prepara a terra para o plantio, mas para as populações que temem um colapso no sistema de abastecimento de água. O açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, recebeu uma carga nova de água de 4 centímetros. Isso corresponde a 536 mil metros cúbicos de água, quantidade equivalente a quase dois dias de consumo e evaporação. De acordo com o coordenador do Departamento de Obras contra a Seca (Dnocs) em Boqueirão, Everaldo Jacobino de Moura, a recarga de 4 cm foi ocasionado pela água que correu através de riachos localizados na bacia do açude.
Ele explica que os rios Paraíba e Taperoá, responsáveis por desaguar em Boqueirão, chegou a elevar o nível em alguns pontos, mas que o acumulo de água não foi suficiente para chegar ao manancial. Em Taperoá, no Cariri paraibano, onde choveu 78,8mm, a água que correu no leito chamou atenção dos moradores. No Sertão, nenhum açude ainda recebeu recarga, segundo informações do Dnocs.
De acordo com a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), Marlem Bandeira, a tendência é que Boqueirão continue recebendo água este mês, visto que a previsão é de mais chuvas. A nova recarga foi resultado das fortes chuvas que caíram na Paraíba nas últimas 72h. Somente em Cabaceiras, conhecida como a cidade que menos chove no Brasil, choveu 75 milímetros.
Em menos de 4h de chuva em cidades como Taperoã e Cabaceiras, o açude de Boqueirão recebeu uma recarga de 536 mil metros cúbicos de água algo equivalente a quatro centímetros de sua lâmina. De acordo com informações da AESA,, Boqueirão amanheceu nesta quarta-feira (19) acumulando 141.878.667, milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 34,5% da total capacidade de armazenamento do reservatório que é de 411.686.287 milhões de metros cúbicos.
A situação ainda é preocupante, visto que em dezembro do ano passado, a manancial estava com pouco mais de 40% de sua capacidade de armazenamento. No final do ano passado, ele recebeu uma recarga de aproximadamente 2 milhões de m3, algo equivalente a sete centímetros de sua lâmina.
O açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, tem perdido 11 milhões de metros cúbicos de água por mês. Com a redução do volume e a perda de quase 2% de sua água por dia, o açude de Boqueirão vem tornando visível o surgimento de várias ilhas que não eram observadas há anos.
Redação Alagoa Nova Já | fotos reproducao alagoa nova ja
Vinte e quatro horas depois de fortes chuvas acompanhadas por raios, trovões, ventania e até granizo, os moradores de Alagoa Nova, Matinhas e Massaranduba, (Municípios do Brejo e Agreste da Paraíba), ainda estão assustados pelo acontecido, coisa nunca antes vista na história desses Municípios. É um fenômeno atípico nestas regiões.
Era por volta das 16h30min quando uma chuva torrencial caia sobre setenta Municípios da Paraíba. Em muitos deles, houve falta de energia elétrica, casas foram destelhadas ou caíram, antenas e caixas d’agua literalmente voaram de cima das casas, alagamentos em casas e escolas causaram pânico, árvores centenárias sucumbiram à força dos ventos. Apesar disso, teria sido algo quase que normal, se acaso não tivesse, pelo menos em Alagoa Nova, não houvesse caído granizo.
Rapidamente fotos e vídeos feitos por populares circulavam nas redes sócias, chamando a atenção de muita gente, inclusive de pesquisadores. A meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Marle Bandeira, explica que o Agreste paraibano está sob condições para ocorrência de chuvas de granizo e isso tem relação com o vórtice ciclônico que passou por outras cidades da mesma região, nessa segunda-feira.
A última vez que houve chuva de granizo na Paraíba foi em novembro de 2013, na cidade de Juazeirinho, pelas mesmas razões meteorológicas.
Hoje,(18) os moradores de Alagoa Nova, Matinhas e Massaranduba, contabilizaram os prejuízos e começaram a fazer os consertos necessários em casas e em estabelecimentos comerciais.
Definitivamente o dia 17 de Fevereiro de 2014, será de fato conhecido como "O dia que o Agreste e o Brejo pisaram em gelo".
Outros registros de chuvas
Em Gurinhém e no Distrito de Boqueirão, o teto de dois postos de combustíveis foram destruídos, casas foram destelhadas, muros caíram e árvores foram derrubadas pela força dos ventos.
No Cariri paraibano, as chuvas trouxeram esperança para os agricultores de Taperoá, cidade localizada a 250 km de João Pessoa. Por volta das 19h40, segundo os moradores, foram registradas as primeiras ocorrências de chuvas. Algumas ruas do centro da cidade ficaram alagadas e a população comemorou. Taperoá está na lista das cidades que tiveram a situação de emergência decretada em virtude da seca.
As fortes chuvas também ocorreram no município de Remígio, no Agreste. A intensidade das águas elevou o nível da Lagoa Parque Remígio, situada no centro da cidade, e o local ficou temporariamente intransitável.
Em João Pessoa, a noite de segunda também foi de muita chuva. Algumas avenidas ficaram alagadas e em alguns trechos o tráfego foi interrompido. Segundo a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) da Capital, o trânsito ficou lento em alguns pontos, mas sem congestionamento. Não foi registrado acidente.
Uma
forte ventania, ocorrida por volta das 17h, no Distrito de Boqueirão de
Gurinhém, a 75 quilômetros de João Pessoa, no Agreste da Paraíba,
assustou moradores da região e provocou a destruição de parte de
diversos estabelecimentos comerciais e imóveis particulares.
De
acordo com o vereador Fabiano Cavalcante, pelo menos dois postos de
combustíveis tiveram as cobertas arriadas, árvores caíram as margens da
BR-230, o muro de uma residência teria caído em cima de um carro, a
estrutura de uma escola municipal também ficou comprometida e desde que
os fortes ventos ocorreram o distrito estaria sem energia elétrica.
“Foi
algo nunca visto aqui na região, estamos no escuro. A chuva durou no
máximo 10 minutos, mas provocou muitos estragos”, garantiu o vereador.
Apesar do susto e dos danos materiais, até o momento, não houve registro
de feridos na região.
A meteorologista Marle Bandeira explica
que as rajadas de vento provavelmente tenham sido motivadas por conta de
um fenômeno denominado Vórtice Ciclônico, que estaria atuando em
algumas localidades do Nordeste.
“O vórtice ciclônico quando
chega e encontra a temperatura muito quente, havendo mudança brusca de
temperatura, umidade e pressão, aumenta as rajadas de ventos e favorece o
acontecimento de chuvas”, informou a especialista.
Município com maior precipitação foi Sousa, no Sertão. Previsão para as próximas 24 horas é de novas precipitações.
Do G1 PB
Foram registradas chuvas em 70 cidades da Paraíba nas últimas 24 horas,
segundo o setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de
Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). O município com maior precipitação
foi Sousa, no Sertão, com 80,3 mm.
A previsão para as próximas 24 horas é de novas precipitações nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão.
Segundo a Aesa, os meses de fevereiro, março e abril são considerados o
período chuvoso no Sertão, mas, até o momento, não foram registradas
chuvas significativas para aumentar o volume dos açudes da região.
Dos 123 reservatórios monitorados pela Aesa, 59 estão com capacidade
armazenada superior a 20%, outros 28 têm menos que 20% e 36 estão com
menos que 5% do volume total.
“Choveu em praticamente todas as regiões neste final de semana.
Contudo, as chuvas foram mais fortes na noite de domingo (16) e
madrugada desta segunda-feira (17) no Sertão”, comentou a meteorologista
Marle Bandeira.
De acordo com a meteorologista, as precipitações foram causadas pelo
aumento na nebulosidade e a atuação de um vórtice ciclônico. “Este
fenômeno meteorológico continua atuando sobre parte da região Nordeste.
Por isso a nebulosidade continua variável e deverão ser registradas
chuvas isoladas no setor centro-oeste da Paraíba”, acrescentou Bandeira.
Prédio foi interditado no dia 9 após um incêndio no primeiro andar. Prefeitura deve apresentar projeto de reforma em até 15 dias.
Do G1 PB
Lojas que não foram afetadas pelo incêndio serão reabertas e apenas parte do primeiro andar e algumas lojas do térreo permanecem interditadas (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)
O shopping popular de Campina Grande será reaberto parcialmente na tarde desta segunda-feira (17) após o incêndio que gerou a interdição do prédio no dia 9. De acordo com o secretário de obras do município, André Agra, a prefeitura realizou instalou os extintores de incêndio e readequou as instalações elétricas para que o prédio fosse liberado, conforme ficou acordado em uma reunião realizada na quinta-feira (13) entre a prefeitura, o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público.
Segundo André Agra, todas as lojas que não foram afetadas pelo incêndio devem reabrir nesta segunda, ficando interditado apenas parte do primeiro andar e algumas lojas do térreo. Os comerciantes já tiveram acesso ao local, que deve ser reaberto ao público às 14h
“A prefeitura está finalizando o projeto de reforma do prédio que deve ser apresentado em até 15 dias”, disse o secretário. De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta assinado na reunião da quinta-feira, após a apresentação do projeto, a prefeitura tem até 15 dias para dar início às obras. Se o acordo não for cumprido, pode ser cobrado uma multa de R$ 100 mil.
Incêndio no shopping popular danificou pelo menos 10 lojas (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Na última semana, os ambulantes que trabalham no local estavam utilizando a calçada do estabelecimento para realizar a venda dos produtos, uma vez que o prédio estava interditado. Mais de 300 comerciantes trabalham no shopping popular.
A Prefeitura de Campina Grande informou que uma linha de financiamento através da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico (AMDE) será aberta para minimizar os prejuízos dos comerciantes. “A prefeitura vai se responsabilizar pela reforma dos boxes e vamos revitalizar o espaço, além de disponibilizar uma linha de financiamento de crédito pela AMDE, com prazo elástico para iniciar o pagamento da dívida daqui a um ano", disse o prefeito Romero Rodrigues.
Entenda o caso Por volta das 7h do dia 9, o fogo foi identificado pelo porteiro do prédio, que acionou os bombeiros. Foi preciso quase uma hora para apagar as chamas e pelo menos 11 boxes comerciais foram destruídos. O tempo de conclusão do trabalho dos bombeiros poderia ter sido menor, mas de acordo com o tenente Martins, faltavam extintores de incêndio no prédio, os hidrantes estavam sem água e a mangueira furada. Algumas lojas tiveram destruição total e outras foram parcialmente atingidas .
Quem está a procura de uma nova oportunidade de emprego na Paraíba, é bom consultar o Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa e Campina Grande que oferecem juntos 544 vagas nesta segunda-feira (17).
O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) oferece 430 vagas no mercado da Capital. O destaque na oferta de postos de trabalho é o comércio, com 71 vagas para vendedores, sendo 64 para vendedores externos, seis para vendedores internos e uma para quem vende serviços. Há ainda demanda para promotores de vendas (13), supervisor de vendas (uma) e assistente de vendas (uma).
No setor de alimentação fora do lar, as oportunidades são para cozinheiros (11), auxiliares de cozinha (sete) e chefes de cozinha (duas). Ainda há uma vaga para confeiteiro e outra para ajudante. No atendimento aos clientes, os estabelecimentos estão contratando garçons (35), atendentes de lanchonete (15) e barmen (três).
A indústria demanda trabalhadores para as funções de eletricistas de automação industrial (30), técnicos em mecânica de manutenção industrial (10), caldeireiro (10) e soldadores (10). Já a construção civil tem vagas para pedreiros (41), serventes de pedreiro (seis), pintores de parede (três), serralheiros (duas), serventes de carpinteiro (duas) e servente de ferreiro (uma).
Outras oportunidades no Sine-JP são para manicure (13), operadores de telemarketing (11), técnicos em segurança do trabalho (10), auxiliares de limpeza (oito), costureiras (oito), operadores de caixa (sete), operadores de empilhadeira (seis), recepcionistas atendentes (três), secretárias (três), assistentes administrativos (três), técnicos em contabilidade (três), empregadas domésticas (três) e motoboys (três).
O Sine-JP é um convênio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria do Trabalho, Produção e Renda. O órgão está localizado na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, ao lado da Praça Antenor Navarro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.
Confira o quadro de vagas do Sine-JP
1 AGENTE FUNERÁRIO – Ensino médio completo, 6 meses de experiência. 3 AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA - Fund. completo, 6 meses CTPS. 1 AJUDANTE DE CONFEITEIRO - Médio completo, 6 meses de experiência, curso de confeitaria. 3 AJUDANTE DE MONTAGEM - Fund. completo, sem experiência, função exige esforço físico. 1 ALMOXARIFE - Médio completo, 1 ano CTPS, preferência p/ quem reside em Santa Rita. 1 ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - Médio completo, 6 meses CTPS. Serviços externos (veículo e laptop próprio). 1 ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - Médio incompleto, sem experiência. Jovem Aprendiz- Currículo. 1 ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - Médio completo, 6 meses CTPS. Preferência p/ quem reside em Santa Rita. 1 ASSISTENTE DE VENDAS - Fund. completo, 6 meses CTPS. Entrega de mercadoria. 2 ATENDENTE- Médio completo, 6 meses experiência, curso na área de atendimento ao cliente. 1 ATENDENTE DE LANCHONETE - Médio completo, 6 meses CTPS (só currículos). 3 ATENDENTE DE LANCHONETE - Médio completo, sem experiência, Jovem Aprendiz. 1 ATENDENTE DE LANCHONETE - Fund. completo, 6 meses CTPS. 10 ATENDENTE DE LANCHONETE - Médio completo, sem experiência. Entrevista 19/02/2014 - Interessados devem ir ao Sine-JP pegar o encaminhamento para participar da entrevista pelo menos um dia antes. 1 ATENDENTE DE PET SHOP - Médio completo, 6 meses CTPS, informática básica - Pet Shop. 1 AUXILIAR DE CONTABILIDADE - Médio completo, 1 ano CTPS. 1 AUXILIAR DE COZINHA - Médio completo, sem experiência. 1 AUXILIAR DE COZINHA - Fund. Completo, sem experiência. Residir próximo ao bairro das Industrias (só currículos). 2 AUXILIAR DE COZINHA - Médio completo, 6 meses CTPS (só currículos). 2 AUXILIAR DE COZINHA - Fund. Completo, 6 meses experiência. Horário comercial. 1 AUXILIAR DE COZINHA - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 AUXILIAR DE ESCRITÓRIO - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 AUXILIAR DE ESCRITÓRIO - Médio completo, sem experiência. Morar em João Pessoa, ter conhecimentos em informática. 1 AUXILIAR DE ESTOQUE - Médio completo, 6 meses CTPS. Exclusivo para pessoas com deficiência. 1 AUXILIAR DE FATURAMENTO - Médio completo, 6 meses CTPS. Residir em João Pessoa. 1 AUXILIAR DE LICITAÇÃO - Médio completo, 6 meses CTPS. Preferência p/ quem reside em Cabedelo. 4 AUXILIAR DE LIMPEZA - Fund. completo, 6 meses CTPS. Horário de trabalho das 21h às 5h (só currículos). 1 AUXILIAR DE LIMPEZA - Fund. completo, 6 meses experiência. Curso de higienização. 3 AUXILIAR DE LIMPEZA - Fund. incompleto, sem experiência. 1 AUXILIAR DE MECÂNICO - Fund. completo, 6 meses CTPS. 1 AUXILIAR DE MECÂNICO - Médio completo, sem experiência, curso de auxiliar de mecânico - Habilitação B. 1 AUXILIAR DE PRODUÇÃO - Fund. completo, sem experiência (só currículos). 1 AUXILIAR DE PRODUÇÃO - Fund. completo, 6 meses CTPS. 1 AUXILIAR DE REFRIGERAÇÃO - Médio completo, 6 meses CTPS. Habilitação A ou B. 1 AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - Fund. completo, 6 meses CTPS. Preferência p/ quem reside em Santa Rita. 1 AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - Fund. completo, 6 meses CTPS. Preferência p/ quem reside em Cabedelo. 1 AUXILIAR FINANCEIRO - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 Auxiliar Mecânico de Refrigeração - Médio incompleto, sem experiência, Jovem Aprendiz. 2 AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS - Fund. Completo, 6 meses experiência. 2 AUXILIAR DE COBRANÇA - Fund. completo, 6 meses CTPS. Veículo próprio. 1 BANHISTA TOSADOR DE CÃES E GATOS - Fund. completo, 3 meses experiência. 2 BARMAN - Médio completo, 6 meses CTPS. Horário de trabalho das 21h às 05h (só currículos). 1 BARMAN - Médio completo, 6 meses CTPS (só currículos). 1 CABELEIREIRA - Fund. completo, sem experiência. 1 CABELEIREIRA - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 CAIXA - Médio completo, 6 meses CTPS (só currículos). 1 CALCETEIRO - Fund. Incompleto, 1 ano CTPS. Morar em Santa Rita. 10 CALDEIREIRO - Médio completo, 3 anos CTPS, Residir no Conde, Alhandra, Pitimbu, Guararapes, Goiana, Pedra de Fogo, Igarassu, Jaboatão, Moreno, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho ou arredores (só currículos). 1 CHEFE DE COZINHA - Fund. Incompleto, 6 meses CTPS. Disponibilidade para morar em Campina Grande. 1 CHEFE DE COZINHA - Médio completo, 6 meses CTPS (só currículos). 1 COMPRADOR - Superior incompleto, 6 meses CTPS, experiência com licitação (só currículos). 1 CONFEITEIRO - Médio completo, 6 meses experiência, curso de confeitaria. 1 CORTADOR DE VIDROS - Médio incompleto, 6 meses CTPS. 1 COSTUREIRA DE AJUSTES - Fund. Incompleto, 6 meses CTPS. 1 COSTUREIRA DE MÁQUINA INDUSTRIAL - Fund. Incompleto, 6 meses CTPS. 3 COSTUREIRA DE MAQUINA RETA- Fund. Completo, com experiência em tecido. 1 COSTUREIRA EM GERAL - Fund. Completo, 6 meses CTPS. 2 COSTUREIRA INDUSTRIAL - Fund. Incompleto, 6 meses experiência com máquina galoneira industrial. 1 COZINHEIRA DOMÉSTICA - Fund. incompleto, 6 meses experiência. 8 COZINHEIRO - Fund. completo, 6 meses CTPS. 1 COZINHEIRO - Fund. Completo, 6 meses CTPS. 1 COZINHEIRO GERAL - Fund. Completo, 6 meses CTPS (só currículos). 2 DEGUSTADORA - Médio completo, 6 meses CTPS (só currículos). 1 DEPILADORA DE COURO E PELES - Médio incompleto, sem experiência, curso de depilação. 1 DEPILADORA DE COURO E PELES - Fund. Completo, sem experiência. 30 ELETRICISTA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL - Médio completo, 6 meses CTPS (só currículos). 3 ELETRICISTAS - Fund. Completo, 6 meses CTPS NR 10. 1 ELETROMECÂNICO/ ELETRICISTA INDUSTRIAL - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 EMPREGADA DOMÉSTICA - Fund. Incompleto, 6 meses CTPS, referências. 1 EMPREGADA DOMÉSTICA - Fund. Completo, 6 meses CTPS. 1 EMPREGADA DOMÉSTICA DIARISTA - Médio incompleto, 6 meses CTPS. 1 ENCARREGADO DE ALMOXARIFADO - Médio completo, 6 meses CTPS. Preferência p/ residir em Bayeux, Santa Rita ou João Pessoa. 1 ESTETICISTA CORPORAL OU FACIAL - Fund. completo, sem experiência. 1 ESTETICISTA CORPORAL OU FACIAL - Fund. completo, 1 ano CTPS. 1 GARÇOM - Médio completo, 6 meses CTPS (só currículos). 10 GARÇOM - Médio completo, 6 meses CTPS. Horário de trabalho das 21h às 05h (só currículos). 1 GARÇOM - Médio incompleto, 6 meses CTPS. 10 GARÇOM - Médio completo, 6 meses CTPS. 3 GARÇOM - Médio completo, sem experiência (só currículos). 8 GARÇOM - Fund. Completo, 6 meses CTPS. 1 GARÇOM - Médio completo, sem experiência (só currículos). 1 GARÇOM - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 INSTALADOR DE PAINÉIS - Fund. Completo, sem experiência. Empresa de comunicação visual. 1 INSTALADOR DE TV POR ASSINATURA - Fund. incompleto, 3 meses experiência. 5 MANICURE - Fund. Completo, 3 meses experiência. 5 MANICURE - Médio incompleto, sem experiência, curso de manicure. 2 MANICURE - Fund. Completo, sem experiência. 1 MANICURE - Médio incompleto, 6 meses CTPS. 1 MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS - Fund. completo, 6 meses CTPS. Empresa em Sapé. 1 MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS - Médio completo, 6 meses experiência com injeção eletrônica e outros. 1 MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO - Fund. Completo, 6 meses CTPS. 1 MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO - Fund. Completo, 6 meses CTPS. 1 MOTOBOY - Médio incompleto, sem experiência. Moto própria - entrega de peças automotivas. 1 MOTOBOY = MOTOQUEIRO - Médio completo, 6 meses experiência. 1 MOTOQUEIRO - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 MOTORISTA DE CARRO DE PASSEIO - Médio completo, 3 anos CTPS. 1 MOTORISTA DE CARRO DE PASSEIO - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 OPERADOR DE CAIXA - Médio completo, sem experiência, Jovem Aprendiz. 3 OPERADOR DE CAIXA - Médio completo, 6 meses CTPS. Horário de trabalho das 21h às 05h (só currículos). 1 OPERADOR DE CAIXA - Médio completo, 6 meses CTPS (só currículos). 1 OPERADOR DE CAIXA - Médio completo, 6 meses CTPS (só currículos). 1 OPERADOR DE CAIXA - Médio completo, 6 meses CTPS. 5 OPERADOR DE EMPILHADEIRA - Médio completo, 6 meses CTPS. Curso de operador de empilhadeira e renovação atualizada. 1 OPERADOR DE EMPILHADEIRA - Fund. Completo, 6 meses CTPS (só currículos). 1 OPERADOR DE RETRO-ESCAVADEIRA - Fund. Completo, 6 meses experiência. 1 OPERADOR DE TELEMARKETING - Médio completo, 6 meses CTPS. Pacote Office. 40 PEDREIROS - Fund. Completo, 6 meses CTPS. 1 PEDREIROS - Médio incompleto, 6 meses CTPS. 3 PINTOR DE PAREDE - Fund. Incompleto, sem experiência (só currículos). 1 PROFESSOR DE ADMINISTRAÇÃO - Superior incompleto, sem experiência. 1 PROFESSOR DE INFORMATICA - Superior incompleto, sem experiência. 1 PROMOTOR DE VENDAS - Médio incompleto, sem experiência. Habilitação AB (só currículos). 6 PROMOTOR DE VENDAS - Médio completo, sem experiência. Veículo próprio. 4 PROMOTOR DE VENDAS - Médio completo com ou sem experiência, venda externa de planos funerários. 2 PROMOTORA DE VENDAS - Médio completo, 6 meses CTPS (só currículos). 1 RECEPCIONISTA ATENDENTE - Médio completo, 6 meses CTPS. Preferência p/ quem reside em Cabedelo. 1 RECEPCIONISTA ATENDENTE - Médio completo, com ou sem experiência. 1 RECEPCIONISTA ATENDENTE - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 SECRETÁRIA - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 SECRETÁRIA - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 SECRETARIA - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 SERRALHEIRO - Médio completo, 6 meses CTPS. Experiência com solda MIG. 1 SERRALHEIRO - Médio incompleto, 6 meses CTPS. 2 SERVENTE DE CARPINTEIRO - Fund. Completo, 6 meses CTPS (só currículos). 1 SERVENTE DE FERREIRO - Fund. Completo, 6 meses CTPS (só currículos). 6 SERVENTE DE PEDREIRO - Fund. Completo, 6 meses CTPS (só currículos). 1 SERVIÇOS GERAIS - Fund. Completo, 6 meses CTPS. Manutenção de loja. 10 SOLDADOR - Médio completo, 3 anos CTPS. Residir no Conde, Alhandra, Pitimbu, Guararapes, Goiana, Pedra de Fogo, Igarassu, Jaboatão, Moreno, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho ou arredores (só currículos). 1 SUBGERENTE DE RESTAURANTE - Fund. Completo, 6 meses experiência. 1 SUPERVISOR DE VENDAS - Médio completo, 6 meses CTPS. Salário fixo e comissão - (Livros). 1 SUPERVISOR FINANCEIRO - Médio completo, 6 meses CTPS. Experiência comprovada em contas a pagar/ receber, conciliação bancária, faturamento. 1 TÉCNICO AMBIENTAL - Médio completo, sem experiência, Curso Técnico Ambiental (só currículos). 1 TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO - Médio completo, 6 meses CTPS. 2 TÉCNICO ELETRÔNICO EM GERAL - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 TÉCNICO EM CONTABILIDADE - Médio completo, 6 meses CTPS. Preferência p/ quem reside em Cabedelo. 1 TÉCNICO EM CONTABILIDADE - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 TÉCNICO EM CONTABILIDADE - Médio completo, 1 ano CTPS (só currículos). 1 TÉCNICO EM ELETRÔNICA - Médio completo, 6 meses CTPS . 10 TÉCNICO EM MECÂNICA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL - Médio completo, 3 anos CTPS. Residir no Conde, Alhandra, Pitimbu, Guararapes, Goiana, Pedra de Fogo, Igarassu, Jaboatão, Moreno, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho ou arredores (só currículos). 3 TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO - Médio completo, 6 meses CTPS. Linha branca. 1 TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO - Médio completo, 1 ano CTPS. Preferência p/ quem reside em Santa Rita. 1 TÉCNICO INSTALADOR DE AR CONDICIONADO SPLIT - Médio completo, 6 meses CTPS, CNH B. 10 TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO - Médio completo, 3 anos CTPS. Residir no Conde, Alhandra, Pitimbu, Guararapes, Goiana, Pedra de Fogo, Igarassu, Jaboatão, Moreno, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho ou arredores (só currículos). 10 TELEMARKETING ATIVO E RECEPTIVO - Médio completo, 6 meses CTPS. Telefonia GVT (só currículos). 12 VENDEDOR EXTERNO - Médio completo, 6 meses CTPS, possuir moto. 5 VENDEDOR EXTERNO - Médio completo, 6 meses CTPS. Veículo próprio - Empresa de calçados. 5 VENDEDOR EXTERNO - Médio completo, sem experiência, TV por assinatura. 1 VENDEDOR EXTERNO - Médio completo, 6 meses CTPS, gráfica. 20 VENDEDOR EXTERNO - Fund. Completo, sem experiência, planos funerários - salário fixo e comissão. 1 VENDEDOR EXTERNO - Médio incompleto, sem experiência. Veículo próprio. 1 VENDEDOR EXTERNO - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 VENDEDOR EXTERNO - Médio incompleto, 6 meses CTPS. 1 VENDEDOR EXTERNO - Médio completo, 6 meses CTPS. Veículo próprio. 2 VENDEDOR EXTERNO - Médio completo, 6 meses CTPS. Salário fixo e comissão - (Livros). 2 VENDEDOR EXTERNO - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 VENDEDOR EXTERNO - Fund. Completo, 1 ano CTPS. 2 VENDEDOR EXTERNO - Médio completo, 6 meses CTPS. Possuir moto. 1 VENDEDOR INTERNO - Médio completo, 6 meses CTPS. Experiência com estofados. 1 VENDEDOR INTERNO - Médio completo, 6 meses CTPS. Experiência com móveis, eletro ou eletroeletrônicos (só currículos). 2 VENDEDOR INTERNO - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 VENDEDOR INTERNO - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 VENDEDOR INTERNO - Médio completo, 6 meses CTPS. 1 VENDEDOR DE SERVIÇOS - Médio completo, sem experiência. Telefonia. 10 VENDEDOR EXTERNO - Médio completo, 6 meses CTPS. Transporte próprio - produtos GVT (só currículos). 1 VIDRACEIRO - Fund. Incompleto, 3 meses experiência (só currículos). 1 ZELADOR - Fund. Completo, 6 meses CTPS (só currículos).
Já o Sine-CG oferece 114 vagas, o maior número de vagas é para auxiliar de produção, seguido de atendente de lanchonete. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (83) 3310 6267 ou 3310 6277 ou ainda no endereço do Sine-CG que fica na rua Afonso Campos, 143, no Centro de Campina Grande.