sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Após 4 meses, termina o horário de verão

imagem reproducao internet



Matéria do Jornal da Paraíba


Apesar de o horário de verão não vigorar na Paraíba, o expediente de alguns serviços foram modificados e voltam ao normal.


A partir da meia-noite do sábado para o domingo, termina o horário brasileiro de verão. Com isso, os ponteiros dos relógios deverão ser atrasados em uma hora no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Na temporada 2013/2014, a medida foi implementada apenas em dez Estados brasileiros. O Norte e o Nordeste não sofreram alterações. No entanto, apesar de o horário de verão não vigorar na Paraíba, o expediente de alguns serviços e o momento da exibição de alguns programas televisivos locais foram modificados.
Os bancos, que passaram a atender o público das 9h às 15h para realizar as operações financeiras em horários impostos pelo Banco Central, em Brasília, voltarão a funcionar normalmente das 10h às 16h. Os horários de viagens feitas com ônibus e aviões para localidades onde o horário de verão foi adotado também voltarão ao normal.
Ainda haverá mudanças na programação da TV.
O horário de verão, que começou no dia 20 de outubro de 2013, teve como finalidade aproveitar a luz solar e reduzir o consumo de energia elétrica. Ela é adotada todos os anos entre outubro e fevereiro por conta do aumento da demanda de energia no período causado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial.
No Brasil, a medida é adotada desde 1931 e é regida através do Decreto Nº 20.466. Ela vigorou este ano no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário