terça-feira, 11 de novembro de 2014

Presidente da Cagepa confirma que racionamento em CG começa em dezembro e será nos finais de semana

FOTO REPRODUCAO
Presidente da Cagepa confirma que racionamento em CG começa em dezembro e será nos finais de semana
 Inevitavelmente a população de Campina Grande vai ter que se preparar para enfrentar um novo racionamento. Diante do risco de um colapso nosistema de abastecimento, provocado pela redução da água armazenada no açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), vai mesmo ser obrigada a cortar o fornecimento.  O presidente da empresa Deusdete Queiroga, afirmou o racionamento para Campina Grande e demais cidades, que recebem abastecimento da barragem de Boqueirão, se caracteriza por reter o fornecimento nos sábados à tarde e voltar nas segundas às 5h da manhã.

- O racionamento que a gente pretende é suspender o fornecimento no sábado à tarde e retornar na segunda às 5h. Os reservatórios vão ficar cheios e imediatamente a água vai estar disponível na segunda. Com isso, vamos reduzir a vazão que sai de Boqueirão para 1.084 – afirmou.

Durante a audiência pública realizada na manhã desta terça-feira na Câmara Municipal de Campina Grande para tratar do problema hídrico da cidade, Deusdete Queiroga Filho, anunciou a proposta que a empresa fará ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), que está coordenando essa discussão.

Conforme o presidente da Cagepa, o racionamento inicial, a partir de dezembro, seria feito com a supressão do fornecimento de água para toda a cidade da tarde do sábado às 5h da da segunda-feira, com duração de aproximadamente 36 horas.

– O racionamento está prestes de se iniciar – enfatizou Deusdete, acrescentando que inicialmente “será uma coisa muito branda”.

O presidente da Cagepa observou que as medidas permitem estender o abastecimento até 2016, mas deixou claro que se o quadro de estiagem se prolongar, a partir de novembro de 2015 o racionamento será ampliado.

A Cagepa pretende iniciar o racionamento é 6 de dezembro. Antes disso, no dia 19, o MPPB vai realizar audiência para discutir a proposta da Cagepa, que ainda será formalizada junto a Promotoria de Defesa do Consumidor de Campina Grande.

Responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, o açude de Boqueirão está hoje com menos de 25% de sua capacidade. O reservatório está com 104.905.066 metros cúbicos de água armazenada, segundo dados da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa).

Severino Lopes 

PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário