quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ricardo Coutinho abre Feira de Tecnologia em Campina Grande, nesta quinta-feira

mpina Grande, nesta quinta-feira

 Ricardo Coutinho abre Feira de Tecnologia em Campina Grande, nesta quinta-feira
O governador Ricardo Coutinho abre nesta quinta-feira (20), às 18h30, nacasa de shows Spazzio, a 12ª Feira de Tecnologia de Campina Grande - Fetech. Projetos voltados à área de fibra ótica, energia termoelétrica, produção de medicamentos e melhorias no atendimento ao SUS são alguns dos segmentos que serão apresentados pelo Governo da Paraíba, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).


A feira é uma realização do Governo do Estado, em parceria com instituições, e segue até domingo com visitação aberta ao público no horário das 16h às 22h, no Spazzio. O evento se consolidou nacionalmente com uma exposição anual de ciência e tecnologia para exposição de produtos e pesquisas desenvolvidas na Paraíba.


Para o presidente da Fapesq, Cláudio Furtado, a retomada da feira é uma convergência de interesses do Governo, empresas e academia. “Podemos colocar para conversar o que o Governo pode financiar, mostrar o que as empresas têm de novidade na área de tecnologia e o que as universidades estão produzindo”, explicou.


Ele destacou ainda o incentivo econômico voltado às micro e pequenas empresas que devem melhorar seus produtos e serviços. São estabelecimentos especializados que variam desde a área farmacêutica em fase de teste por novos medicamentos até as de energia, por exemplo, que através do manejo da caatinga conseguem produzir carvão e energia termoelétrica.


“A Fetech retorna com uma variedade de expositores que irão apresentar um conjunto de competências e suas variadas formas de aplicações. Teremos ainda a mostra de pesquisas tecnológicas das nossas universidades, empresas do segmento, parceiros convidados e palestras. O intuito é apresentar as vocações locais, orientar estudantes sobre a escolha de seus cursos tecnológicos e apresentar as novidades às empresas”, destacou a secretaria executiva de Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio Garcia.


Durante o evento, o Governo do Estado vai apresentar as tecnologias aplicadas nos resíduos sólidos, no Canal de transposição do Rio São Francisco, a mostra aplicada da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) para o detectamento de desastres climáticos, além dos avanços na Emater, Emepa e até mesmo na Secretaria Estadual de Educação.


Entre outros projetos encabeçados pela Fapesq que serão apresentados está o da Rede de Fibra Ótica. Com esse projeto, a Paraíba avança nas infovias de alto desempenho que vão colocar o Estado em novas perspectivas de conhecimento e interligar as instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia. No total, serão 974 quilômetros de uma rede de alta complexidade na transmissão de dados, voz e imagem.


A Fetech retoma com um olhar reflexivo para os desafios do século XXI e traz como foco principal a promoção de conexões para estabelecer parcerias estratégicas locais, regionais e nacionais. Em 2014 o desafio é provocar reflexões sobre a nova dinâmica de desenvolvimento, em um mundo mais conectado, orientado à economia do conhecimento e mais global abordando os segmentos de Energia, Automotivo, Saúde, Educação, Petróleo e Gás, Construção Civil, Biocombustíveis e Tecnologias da Informação e Comunicação.


Inscrições – O acesso do público para visitação de estandes é gratuito e pode ser feito através de inscrição pelo endereço eletrônico www.fetech.org.br, ou mesmo pessoalmente, na recepção da feira. O procedimento tem o objetivo de manter um controle maior de público. A imprensa também deve realizar inscrição prévia ou no local da cobertura do evento.


Serviço – Mais informações na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, na rua Emiliano Rosendo Silva, 115 – Bodocongó, em Campina Grande, ou ainda pelo e-mail fetech2014@paqtc.org.br e telefone (83) 2101-9020/9042.




pb agora com Assessoria

foto mreproducao pb agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário