domingo, 22 de janeiro de 2012

Rio cadastra médicos interessados em participar da Força Estadual de Saúde | Agência Brasil

Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) já enviou e-mails a todos os médicos ativos no estado - cerca de 57 mil - com um link onde eles poderão se cadastrar para participar da Força Estadual de Saúde. Criado neste mês pelo governo estadual, o programa prevê a elaboração de um cadastro reserva de médicos e especialistas de diversas áreas para atuar em desastres naturais, como enchentes, epidemias e situações de desassistência médica à população.

Segundo Luís Fernando Moraes, assessor do Cremerj, os médicos que trabalharem no programa serão remunerados. 'O programa está propondo aos médicos um plantão que pagará R$ 2 mil por 24 horas de disponibilidade', informou. Com isso, a Força Estadual de Saúde terá um cadastro regional de profissionais da área médica.

O cadastro está aberto a todas as especialidades médicas, embora a Secretaria Estadual de Saúde estime que 95% dos atendimentos serão prestados por generalistas. Em situações de calamidade, de problemas sanitários em grandes epidemias, onde for preciso montar um hospital de campanha equipado para cirurgias e atendimentos específicos, especialistas também serão convocados, disse Moraes. 'O cadastro não é exclusivo para generalistas. Os especialistas podem e devem se cadastrar.'

De acordo com Moraes, o cadastro já está em funcionamento. 'Quem se cadastrar hoje pode ser chamado.'

Edição: Nádia Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário