quarta-feira, 28 de março de 2012

Série de reportagens sobre o crack na Paraíba mostra efeitos da droga

De oito a dez segundos. É esse o tempo que o crack, transformado em fumaça ao ser queimado em cachimbos improvisados, leva para chegar ao cérebro quando é aspirada pelos usuários, explica o psiquiatra Alfredo Minervino. Ainda segundo o médico, o período da sensação de bem estar, poder e autoconfiaça que a droga proporciona também é curto: dura no máximo cinco minutos.

Em reportagem que faz parte da série “O crack não dorme”, das TVs Cabo Branco e Paraíba, o psiquiatra explicou que a droga vai direto para o cérebro. “Quando o indivíduo inala o crack, quando ele fuma, a droga passa pela mucosa e entra na corrente sanguínea, o que faz com que ele rapidamente atinja o cérebro e provoque os seus efeitos, ou seja, ele não passa pela metabolização do fígado fazendo com que ele seja rapidamente absorvido”, disse.

O curto período de bem estar leva o usuário a querer mais e mais o crack e, consequentemente, a se viciar. “Não dá para experimentar o crack achando que pode sair dele. Eu costumo dizer que o crack é uma arma de destruição em massa extremamente potente. No segundo uso você já tem a dependência”, pontuou o psiquiatra. De acordo com Minervino, com uma semana de uso a vida do dependente já corre perigo.
Em recuperação, Romero tem visão positiva do futuro (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)Em recuperação, Romero tem visão positiva do
futuro (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Romero Oliveira dos Santos é um interno em recuperação. Ele contou à reportagem quais eram os efeitos da droga quando ele a consumia. “Eu sentia aquela sensação de prazer antes e durante. Depois, me dava um desgosto da vida. Muitas vezes eu ia dormir chorando, pedindo a Deus que ele me tirasse daquela escuridão”, contou o rapaz, que está internado há 8 meses tentando se livrar do vício.

Alfredo Minervino disse que, além da extrema tristeza que o usuário sente depois que o efeito do crack passa, a droga ainda provoca desidratação, desnutirção, insônia e distúrbios no coração e no pulmão, além dos hidroeletrolíticos, aqueles que ocorrem entre os líquidos do corpo.

“Chegou um certo ponto que eu via minha mãe chorando direto e dizendo que, se eu morresse, ela ia morrer junto comigo, não ia aguentar ver o filho dela morto. O meu destino era esse mesmo”, confessou o interno. Se livrando da droga, Romero tem uma visão melhor do seu futuro. “Eu penso em estudar, futuramente fazer missão. Já me sinto útil na obra”.

Para o policial aposentado e psicólogo especialista em dependência químida, Deusimar Guedes, a educação é a melhor arma para enfrentar o problema. “É preciso mais investimento público, uma repressão mais qualificada à oferta da droga. Mas, principalmente, se trabalhar desestimulando o consumo através das escolas, das igrejas, das famílias, da sociedade como um todo”, disse o psicólogo que trabalha há mais de 30 anos com prevenção através de palestras em escolas e igrejas.

g1 pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário