sexta-feira, 24 de maio de 2013

Site Nacional destaca possível ida de primeira dama da Paraíba à política como deputada

foto reproducao pb agora

Site Nacional destaca possível ida de primeira dama da Paraíba à política como deputada
A primeira dama da Paraíba, Pâmela Bório, voltou nesta sexta -feira a ser alvo de matéria em site de destaque nacional. O motivo, desta vez, é positivo e se trata da sua possível entrada para a política, mundo que ela diz não gostar, mas que pode mudar de ideia em favor do esposo, o governador, Ricardo Coutinho (PSB).

Na edição de hoje, o site R7 destacou as mulheres que estão ao lado de seus esposos na área política e algumas delas entraram na vida pública como Marta Suplicy.

Confira a nota de rodapé das fotos onde aparece Pâmela ao lado do esposo e em fotos individuais.

Amor na política: conheça os casais que se formam nos bastidores da vida pública


O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, é casado com a coordenadora-geral do Programa do Artesanato Paraibano e presidente de honra do Cendac (Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente), Pâmela Bório.

A bela primeira-dama da Paraíba ficou bastante conhecida após ter seu nome envolvido em polêmicas em relação à residência oficial do governador. O Tribunal de Contas da Paraíba “concluiu que inúmeros mimos da primeira-dama não são pagos somente com o salário” de Coutinho.

Com a beleza e a fama que Pâmela conquistou nos últimos anos, há boatos na Paraíba de que ela deverá entrar oficialmente para a política em 2014. A primeira-dama estaria disposta a se candidatar a deputada federal ou estadual





PB Agora com R7

Ex-vereador é assassinado com facadas e golpes de foice na Paraíba

TV Correio/Record
Vítima era homossexual
Emanuel Bernardo dos Santos (65) foi morto dentro da própria casa na madrugada desta sexta-feira (24) na cidade de Serra Redonda, onde morava, no agreste da Paraíba. Ele era professor de Português e também ficou bastante conhecido na região por ter atuado como vereador daquele município.
Testemunhas afirmam que, no começo da manhã desta sexta (24), os vizinhos de Emanuel viram as portas da casa dele abertas e ao entrarem, encontraram o corpo do ex-vereador morto sobre a cama. Ao lado do cadáver, havia uma foice.
A polícia informa que ele foi assassinado com golpes de faca e de foice. Quatro pessoas suspeitas de estarem envolvidas no crime foram detidas.Segundo o depoimento de vizinhos, Emanuel era homossexual, mas estava divorciado e se comportava como uma pessoa calma e tranquila, morando sozinho; já o filho da vítima diz que ele gostava de fazer muitas festas e costumava levar para casa pessoas estranhas de procedências desconhecidas.
Suspeitos
Dois homens que furtaram um ônibus perderam o controle do veículo e acabaram se acidentando; eles foram presos na BR 230, no posto do Café do Vento enquanto tentavam fugir e, agora, as autoridades investigam os motivos dessa fuga. Com a dupla, foram apreendidos alguns pertences e uma faca que será examinada.
Outros dois suspeitos foram detidos no meio dos curiosos que se aglomeraram em frente à residência da vítima, na manhã desta sexta (24).
Os quatro homens, que não tiveram os nomes revelados, serão transferidos para a cadeia pública de Ingá e permanecerão presos até que as investigações sobre o assassinato de Emanuel Bernardo sejam totalmente concluídas.
 
Foto: Vizinhos viram a porta da casa dele aberta e o acharam morto
Créditos: TV Correio

portal correio

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Saúde registra quatro casos do vírus da dengue tipo 4 na Paraíba

Do G1 PB
foto reproducao
Quatro casos de dengue Tipo 4 foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na tarde desta quarta-feira (22). A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, explicou que nos meses de março e abril foram enviadas mais de 80 amostras suspeitas de dengue que tiveram quatro resultados positivos para o vírus tipo 4 da dengue nos municípios de João Pessoa e Cajazeiras.
Em termos de classificação, se trata do mesmo tipo de vírus, com quatro variações, fato considerado pelo SES como uma ameaça à saúde pública. De acordo com a SES, a descoberta do tipo 4 do vírus foi possível após o isolamento viral da doença, método mais específico para determinação do arbovírus (vírus essencialmente transmitido por artrópodes, como os mosquitos) responsável pela infecção. A coleta de amostra deve ser feita até o quinto dia do início dos sintomas.
O secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, afirmou que o Governo do Estado reestruturou toda a rede de saúde e montou uma agenda de trabalho que está sendo executada em toda a Paraíba para a implantação de ações de prevenção e combate à dengue. “Precisamos nos unir e intensificar as nossas ações com vistas a redução dos casos da doença em nosso Estado, pois o controle e o combate à dengue é um trabalho de todos”, afirmou.
De acordo com o boletim epidemiológico da SES, de 1º de janeiro a 4 de maio deste ano, foram notificados 4.876 casos suspeitos de dengue na Paraíba, com 1.472 casos confirmados para dengue clássica e 432 descartados. No comparativo com o número de notificações em igual período de 2012, houve um aumento de 23,66%. No ano passado, foram registrados 3.943 casos da doença.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

São João de Patos, na PB, terá 5 dias e show de Chiclete com Banana

Do G1 PB
São João de Patos de 2013 teve programação anunciada (Foto: Divulgação)São João de Patos de 2013 teve programação
anunciada (Foto: Divulgação)
A Prefeitura Municipal de Patos, no Sertão da Paraíba, anunciou nesta sexta-feira (3) as atrações na programação oficial do Festival do Folclore Junino 2013. O São João do município foi reduzido de 13 dias, como aconteceu em 2012, para 5 dias este ano, devido à estiagem. O município teve publicada no Diário Oficial prorrogação por 180 dias da situação de emergência, devido aos efeitos da seca.
A festa acontece entre os dias 19 e 23 de junho. Entre as atrações estão Chiclete com Banana, Aviões do Forró, Léo Magalhães, Bruno e Marrone e Garota Safada. Segundo a prefeita Francisca Motta, haverá também uma tradicional programação folclórica.
A apresentação do calendário junino aconteceu na manhã desta sexta (3), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Patos. Apesar do período de estiagem, a prefeitura resolveu apenas reduzir o número de dias do evento para garantir a geração de emprego e renda na economia do município durante o São João.
Segundo Francisca Motta, conciliada às grandes atrações de nome nacional, haverá apresentação de artistas regionais e realização de eventos juninos já tradicionais na cidade. "Realizaremos em 2013 uma grande programação folclórica. Teremos a Corrida da Fogueira, concurso de decoração 'Na minha rua tem São João', além de ampliarmos o Passeio de Carroças, o Concurso do Comércio e a programação do Terreirinho do Forró", afirmou a gestora.
“Vamos manter a grandiosidade da festa, mas atentos à boa utilização dos recursos públicos, tendo em vista que a região sertaneja, assim como muitas outras do estado, passa por sérios problemas por causa da seca”, disse Francisca Motta.
Dia 19
Pinto do Acordeon
Zé Nilton
Roberto Vaneirão
Forró dos Balas
Aviões do Forró
Dia 20
Balanço de Mulher
Teinha do Forró
Forró da Canxa
Gabriel Gava
Chiclete com Banana
Dia 21
Forrozão DCybez
Forró do Dono
Espora de Ouro
Bonde do Brasil
Léo Magalhães
Dia 22
Forrozão SA
Uz Frajolas
Forró do Amasso
Solteirões do Forró
Bruno e Marrone
Dia 23
Gê Maria
Markito do forró
Sela Dourada
Circuito Musical
Garota Safada

Paula Fernandes faz show no dia de São João em Solânea

Assessoria
Paula Fernandes faz show no dia de São João em Solânea
cantora Paula Fernandes estará fazendo show na Paraíba no dia 24 de junho, dia de São João. Segundo a agenda de shows do mês de junho, publicada em seu site oficial, Paula estará no município de Solânea (distante 130 quilômetros de João Pessoa), no Agreste do Estado.
Paula Fernandes estará no São João de Solânea
Embora a agenda de shows confirme, a prefeitura de Solânea ainda não confirmou as atrações da festa junina deste ano. De acordo com o prefeito Beto do Brasil, toda a programação já está definida, mas ainda faltam os últimos detalhes da festa.
Quem também anunciou o show em Solânea na época foi a banda Solteirões do Forró. Em seu site oficial, a banda revela que estará fazendo show no dia 16 de junho na cidade que faz uma das maiores festas de São João da Paraíba.

fonte click pb

Sapo faz malabarismo em bico de pássaro para escapar da morte


Sapo se estica todo para tentar sobreviver ao ataque
Sapo se estica todo para tentar sobreviver ao ataque Foto: EXP/The Grosby Group / EXP/The Grosby Group
Extra, com agências

Um sapo lutou até o último segundo para não morrer, fez inclusive malabarismo, mas foi tudo em vão.
O fotógrafo Graeme Guy flagrou na Malásia um sapo se esticando todo na boca de um pássaro, que foi mais forte e garantiu o lanchinho.
Fotógrafo de vida selvagem faz flagrante na Malásia

TSE define que 1º turno da eleição de 2014 será em 5 de outubro

Mariana Oliveira Do G1, em Brasília
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (21), em sessão administrativa, o calendário eleitoral para as eleições do ano que vem, quando serão escolhidos presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. O primeiro turno da eleição será no dia 5 de outubro e o segundo turno, no dia 26.
O relator do calendário eleitoral, que define as principais datas sobre o processo eleitoral, foi o ministro Dias Toffoli, que vai presidir o TSE durante as eleições de 2014. A íntegra do calendário ainda não foi disponibilizada pela corte eleitoral.
O calendário começa no dia 5 de outubro de 2013, um ano antes da eleição, quando todos os partidos interessados em participarem da eleição precisam estar registrados no TSE. A data também é o prazo para que candidatos transfiram os títulos de eleitor para a localidade pela qual pretendem disputar a eleição.
As pesquisa eleitorais devem ser registradas nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e no TSE a partir de 1º de janeiro de 2014. Os partidos deverão fazer convenções para definição de seus candidatos entre 10 e 30 de junho do ano que vem.
Os candidatos devem pedir o registro na Justiça Eleitoral até 5 de julho do ano da eleição. A partir do dia 6 de julho de 2014 será permitida propaganda eleitoral e realização de comícios.
foto reproducao internet

terça-feira, 21 de maio de 2013

Bolsa Família: jornalista diz que benefício causa dependência

fonte pb agora foto reproducao

Bolsa Família: jornalista diz que benefício causa dependência A jornalista paraibana, Rachel Sheherazade fez um comentário na noite de ontem, segunda-feira (20) que gerou a maior polêmica no país. O motivo é que ela criticou o programa Bolsa Família.

Na sua fala, a apresentadora do SBT Brasil foi dura quando destacou a dependência das pessoas ao benefício e indagou o que seriam dessas pessoas caso o dinheiro realmente deixasse de ser pago as famílias miseráveis do Brasil, elas voltariam para a pobreza extrema?

O certo, na visão da comunicadora seria que as pessoas buscassem capacitação e emprego para não dependerem do benefício para sempre, sendo apenas provisório.


Confira a opinião da jornalista:


O boato foi mesmo maldoso. Provocou tumulto, confusão, quebra-quebra... Deixou aflitas milhões de famílias que dependem dessa ajuda do Governo.

Mas, que o imbróglio sirva, ao menos, de alerta.

E se a bolsa, de fato, acabasse?

E se o poço, simplesmente, secasse?

O que seria desses milhões sem educação, sem emprego, sem profissionalização, totalmente dependentes do poder público?

O Governo diz que milhões saíram da pobreza extrema, mas que paradoxo! Esses mesmos milhões ainda dependem de ajudas sociais para sobreviver.

Não há fórmula mágica pra vencer a miséria. Não se sai da pobreza sem trabalho, sem salário, sem ganhar, com o suor do rosto, o pão de cada dia.

Assistência tem que ser provisória, senão vira dependência, senão gera parasitismo...

Quem vive do bolsa-família precisa subir a um outro patamar, ganhar profissionalização, conquistar seu emprego, cuidar da própria vida.

Um dia o poço pode secar. É preciso, agora, aprender a pescar.





PB Agora com SBT

Quarto ninho de tartarugas marinhas é violado em João Pessoa

Cerca de 150 ovos podem ter sido levados, de acordo com ONG Guajiru.
Coordenadora acredita que vandalismo visa prejudicar entidade.

Do G1 PB
Ninho violado na Praia de Ponta de Campina, em João Pessoa (Foto: Arquivo Pessoal/Clênia Batista)Ninho violado na Praia de Ponta de Campina, em João Pessoa (Foto: Arquivo Pessoal/Clênia Batista)
Mais um ninho de tartarugas marinhas foi violado nesta terça-feira (21), em João Pessoa, e cerca de 150 ovos podem ter sido levados, de acordo com a fundadora da ONG Guajiru, a bióloga Rita Mascarenhas.
O roubo aconteceu na Praia de Ponta de Campina, possivelmente durante a manhã. Rita afirma que as madeiras de proteção do ninho foram arrancadas e que o vandalismo acontece, geralmente, quando se busca comer os ovos.
Mas Rita acredita que as últimas violações teriam um cunho político, que tencionaria desqualificar o trabalho da Guajiru. “Pelo tempo de colocação dos ovos, as tartaruguinhas já estavam desenvolvidas; quer dizer, os ovos já não serviam mais para consumo. Quem está envolvido nisso quer nos prejudicar, pois há muito tempo que não tínhamos nenhum roubo e, só em 2013, já roubaram quatro. Chegaram a colocar lixo e gargalos de garrafas dentro de dois desses ninhos”, lamenta Rita.
A ONG Guajiru monitora 136 ninhos em praias que vão de Tambaú a Ponta de Campina. “Para nós, é impossível fiscalizar tantos locais. Contamos com a colaboração da população para coibir essas ações”, finaliza Rita Mascarenhas.

Pescador diz que capturou o mesmo peixe após 14 anos

Do G1, em São Paulo

O pescador Tim Cosens afirma ter capturado, após 14 anos, uma mesma carpa que já havia pego em 1999. O fato aconteceu num pesqueiro em Kent, no sudeste da Inglaterra.
Cosens disse que ficou muito surpreso quando notou, na ocasião mais recente, uma mesma marca no couro que lhe permitiu identificar que se tratava do peixe que já havia pescado 14 anos atrás.  Na primeira vez, o animal já pesava mais de 11 quilos. Agora, tinha dobrado de peso.
Com todo esse tamanho, o britânico passou 40 minutos puxando a linha com a carpa até conseguir tirá-la da água.
  •  
Acima, foto de 1999, da primeira vez em que Tim Cosens pescou a carpa. Abaixo, a foto mais recente, com o peixe que ele afirma ser o mesmo que pescou 14 anos atrás (Foto: BNPS/The Grosby Group)Acima, foto de 1999, da primeira vez em que Tim Cosens pescou a carpa. Abaixo, a foto mais recente, com o peixe que ele afirma ser o mesmo que pescou 14 anos atrás (Foto: BNPS/The Grosby Group)

Assembleia Legislativa da Paraíba aprova gratuidade de 2ª via de CNH roubada

foto reproducao politica pb

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, durante esforço concentrado iniciado na sessão ordinária desta terça-feira (21), 10 projetos de Lei e 27 requerimentos. Também foram retirados de pauta 17 projetos de Lei, devido a uma resolução da Casa de Epitácio Pessoa que não permite a votação de matérias de deputados ausentes ao plenário José Mariz.

Entre os projetos aprovados destaca-se o 1.337/2013, de autoria do deputado Vituriano de Abreu (PSC), que dispõe sobre a concessão de gratuidade da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certidão de Renovação de Licenciamento de Veículos roubados ou furtados; e o 1.299/2013, de autoria do deputado Domiciano Cabral (Democratas), que obriga todas as empresas que administram cinemas instalados no Estado a cederem ao Poder Público um minuto antes das sessões para a realização de campanhas sócio-educativas.

Também foram aprovados os projetos 1.396/2013, de autoria do deputado Caio Roberto (PR), que obriga as empresas ou consórcios que recebam incentivos fiscais do Governo do Estado a destinarem cota de vagas para estagiários; e o 1.356/2013, de autoria do deputado Gervásio Maia (PMDB), que dispõe sobre a fiscalização dos postos de combustíveis.

O deputado explicou que o projeto visa penalizar os postos que comercializem combustível adulterado. Segundo ele, o posto flagrado cometendo a irregularidade sofrerá multa diária de R$ 25 mil e R$ 50 mil em caso de reincidência, além de perder o alvará de funcionamento. “O projeto também obriga a fixação de adesivos nas bombas que venderam o combustível adulterado. Assim, os empresários irão pensar duas vezes antes de praticar a irregularidade”, completou.



Maioridade penal


Já entre os requerimentos aprovados destaca-se 269/2013, de autoria do deputado Lindolfo Pires (Democratas), solicitando a realização de uma sessão especial debater a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos, tráfico de drogas, tortura e terrorismo ou reincidência na prática de lesão corporal grave e roubo qualificado. De acordo com Lindolfo, esta discussão tomou conta do Brasil e a Casa de Epitácio Pessoa precisa trazê-la para a Paraíba e se envolver diretamente no assunto.



Reunião da CCJ


Na manhã desta terça-feira, os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da ALPB também se reuniram no auditório João Eudes da Nóbrega e apreciaram 42 matérias. Deste total 15 projetos de Lei foram aprovados; 18 foram retirados de pauta; seis arquivados por já existe Leis semelhantes; e dois tiveram parecer pela inconstitucionalidade.

Entre os projetos aprovados está 1402/2013, de autoria Francisco de Assis Quintans (Democratas), que dispõe sobre a criação do Banco de DNA de criminosos sexuais no Estado; o 1424/2013, de autoria do deputado Hervázio Bezerra (PSDB), que obriga a instalação de “Telhado Verde” em todos os prédios, a partir de três andares, construídos no Estado.

Também foi aprovado um requerimento de autoria do deputado Janduhy Carneiro (PEN), presidente da CCJ, solicitando a realização de uma audiência pública com os servidores públicos estaduais da área de saúde. Segundo o deputado, serão discutidas “várias transgressões que o Governo do Estado vem cometendo contra os direitos dos funcionários, a exemplo de desrespeito ao PCCR, insalubridade e gratificações”.
Fonte: Da ALPB e POLITICA PB

Governo Federal autoriza efetivo da Força Nacional de Segurança na PB

Do G1 PB

O governo federal autorizou o emprego do efetivo da Força Nacional de Segurança Pública na Paraíba. A portaria, publicada nesta terça-feira (21) no Diário Oficial da União, diz que a autorização é em atendimento à solicitação do governador do estado, Ricardo Coutinho (PSB), quanto à necessidade do apoio do governo federal nas ações de segurança pública na Paraíba. A ação faz parte do Programa Brasil Mais Seguro, do governo federal.
Ainda de acordo com a portaria, a quantidade de homens da Força Nacional de Segurança será definida de acordo com o planejamento da Paraíba e do Ministério da Justiça.
O efetivo estará à disposição do estado por 90 dias, podendo o prazo ser prorrogado, ainda de acordo com a portaria.
O G1 fez contato com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do estado para obter mais detalhes do plano, mas durante toda a manhã desta terça-feira as ligações não foram atendidas.
De acordo com o governo federal, a Paraíba é o segundo estado a receber o Programa Brasil Mais Seguro. O Programa Brasil Mais Seguro foi lançado na Paraíba, pelo Ministério da Justiça, no início de maio. Ao todo, o governo federal prevê um investimento de R$ 91,2 milhões para apoiar a política local de enfrentamento à violência no estado.
De acordo com o Ministério da Justiça, os recursos serão aplicados no fortalecimento da Polícia Civil, da perícia criminal, do sistema prisional, do policiamento ostensivo, do sistema de inteligência de segurança pública estadual, além de investimentos em outras ações.
Operação Tambiá
O Diário Oficial da União desta terça-feira também traz uma portaria em que prorroga a Operação Tambiá, que conta com o apoio da Força Nacional de Segurança.
A operação tem o objetivo de solucionar casos de homicídios ocorridos na região metropolitana de João Pessoa e contribuir para a queda da taxa de assassinatos.
Com a portaria, a Força Nacional atuará por mais 120 dias. De acordo com o governo, o programa está na Paraíba desde agosto de 2011.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Homem mata mulher com 25 facadas para ficar com a sogra


fonte uol
Crédito: RIC A comerciante Jéssica Carline Ananias da Costa, de 22 anos, mãe de uma menina de 4 anos, foi assassinada com 25 golpes de faca desferidos pelo próprio marido, o bacharel de Direito Bruno José da Costa, de 26.
Mas, o mais surpreendente é que a própria mãe da vítima, Célia Forti, de 48 anos, teria ajudado a planejar o assassinato para ficar com o genro.
A revelação foi feita pelo delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, Ítalo Sega, depois que o assassino confessou que a traía a esposa com a sogra já fazia quatro anos, que ela "sabia de tudo" o que ia acontecer à filha e que o crime vinha sendo planejado há dias.
O crime aconteceu no dia 9 na casa do casal, na Rua Nossa Senhora da Conceição, no bairro Igrejinha, zona sul de Apucarana. Bruno confessou que a ideia era simular um latrocínio.
Célia nega que tenha ajudado a planejar o assassinato da filha, mas confessa que mantinha um relacionamento com o genro.
Porém, familiares e amigos de Jéssica afirmam que durante o velório a mãe ficava ao lado do caixão, passa a mão no rosto da filha, mas não levantava o rosto para encarar as pessoas.
Bruno José da Costa está preso, mas a amante permanece em liberdade por ter passado o prazo do flagrante.

Ambulantes realizam protesto no Centro de CG indigandos contra decisão de PMCG


Ambulantes realizam protesto no Centro de CG indigandos contra decisão de PMCG
Quem precisou se deslocar para o Centro de Campina Grande no final da manhã desta segunda-feira (20), se deparou com um caos no trânsito. As ruas centrais da cidade ficaram congestionadas. O trânsito fluiu lentamente, e filas quilométricas chegaram a se formar em ruas como 13 de Maio, Giló Guedes, e avenida Floriano Peixoto. O trânsito ficou caótico e muitos motoristas que retornavam para casa no horário de almoço tiveram dificuldades.

Tudo porque os ambulantes realizaram mais um protesto no Centro de Campina Grande para protestar contra um comunicado recebido por eles na última quinta-feira informando que a partir de hoje eles estariam proibidos de comercializar suas mercadorias nas ruas centrais da cidade.Eles ficaram indignados com a decisão da PMCG e exigiam uma explicação do prefeito Romero Rodrigues. Alegaram que eram trabalhadores e que não tinham outro meio para tirar o sustento das famílias. "A gnete sobrevive desse comércio" alegou um ambulante.

O grupo fechou o cruzamento entre a Avenida Floriano Peixoto e a rua Maciel Pinheiro. Muitos ambulantes chegaram a se sentar no meio da rua impedindo a passagem dos veículos. Segundo Arimateia Cirne, que estava à frente da mobilização, cerca de 100 pessoas foram prejudicadas com a proibição. Entre elas estão ambulantes que comercializam qualquer tipo de mercadoria e também o pessoal que realizava panfletagem.

Os ambulantes disseram que só iram abandonar o local depois que o prefeito Romero Rodrigues se pronunciasse a respeito, caso contrário, eles iriam permanecer bloqueando o trânsito. Eles prometem realizar protestos semelhantes ao longo da semama.



PBAgora

foto paraibaonline

Frei Anastácio continua internado e pode ser transferido para SP

foto portal correio Divulgação
Frei Anastácio pode ser levado para o Sírio Libanês, em SP
O deputado estadual Frei Anastácio (PT), internado desde quinta-feira (16), no Hospital Samaritano, em João Pessoa, está sendo submetido ao tratamento de fisioterapia e continua com a medicação receitada pelos médicos. Esta semana, os médicos do deputado irão definir se ele será submetido a uma cirurgia, ou a uma infiltração – que é um procedimento mais simples. Por sugestão do presidente da Assembleia Legislativa, é provável que Frei Anastácio seja transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, caso seja necessário qualquer procedimento cirúrgico.
O parlamentar foi internado com uma crise aguda de hérnia de disco. Até então, ele não sabia da existência da doença uma vez que nunca havia sentindo nenhum sintoma dessa lesão na coluna vertebral. O deputado irá permanecer, mais uma semana, fora de qualquer atividade por recomendação médica.
Visitas e telefonemas no final de semana
Durante o final de semana, o petista recebeu visita de vários políticos, entre eles a do ex-governador José Maranhão, que passou vários minutos com ele. O deputado foi visitado ainda por assessores, religiosos, confrades, familiares, amigos e correligionários. Frei Anastácio também atendeu telefonemas de muita gente que está preocupada com o estado de saúde dele.
Entre eles, um do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego e um do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo, que se colocou à disposição do parlamentar para resolver qualquer dificuldade. “Estou muito satisfeito com a preocupação de todos com meu estado de saúde. Estou me esforçando muito e pedindo a Deus pela minha recuperação, para retomar às minhas atividades”, disse Frei Anastácio.

portal correio

Criança de 3 anos morre após ser atingida por portão de ferro no Agreste

Internet
O crime ocorreu em Puxinanã
Uma criança de 3 anos morreu neste domingo (19), após ser atingida por uma forte pancada na cabeça provocada pela queda de um portão. A fatalidade ocorreu na zona rural da cidade de Puxinanã, no Agreste paraibano.
Segundo informações do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, o menino brincava na casa de um vizinho quando o portão caiu por cima dele.
Ainda de acordo com a unidade hospitalar, a criança foi socorrida às pressas para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
O corpo foi encaminhado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande. O sepultamento da criança deverá ocorrer nesta segunda-feira (20).

fonte portal correio

domingo, 19 de maio de 2013

Com chute espetacular, Vitor Belfort nocauteia Luke Rockhold pelo UFC

Com golpe à la Edson Barboza, lutador brasileiro cala críticos e derruba último campeão dos pesos-médios do Strikeforce, em Jaraguá do Sul

Por Jaraguá do Sul, SC

O brasileiro Vitor Belfort ignorou todas as críticas que ouviu nos últimos meses, principalmente de seu adversário, e calou o americano Luke Rockhold com um nocaute espetacular neste sábado, no evento principal do UFC no Combate 2, em Jaraguá do Sul. O lutador carioca derrubou o último campeão peso-médio do Strikeforce com um incrível chute rodado de esquerda, que lembrou o melhor nocaute de 2012, um chute rodado de direita de Edson Barboza no UFC Rio 2.
Por meses, Belfort foi criticado por fazer uso da polêmica terapia de reposição de testosterona (TRT), o que fez Rockhold dizer que era "mais homem" que ele. O clima de tensão foi sentido por toda a semana que antecedeu o combate e ficou claro na última encarada antes da luta. Enquanto o árbitro Leon Roberts dava as últimas instruções, os dois lutadores mantiveram a distância e não quiseram tocar luvas.
UFC Vitor Belfort e Luke Rockhold (Foto: Agência Getty Images)Vitor Belfort acerta o chute rodado que nocauteou Luke Rockhold (Foto: Agência Getty Images)
Rockhold atacou primeiro, passando no vazio com um chute alto e se desequilibrando. Belfort, por sua vez, ficou na guarda com uma meia-lua. O brasileiro partiu para cima e machucou o americano com golpes em linha reta, usando a velha velocidade de suas mãos. O ex-campeão do Strikeforce aguentou bem, passou a conectar chutes e a provocar com as mãos. Belfort estudou, esperou o momento certo e acertou um espetacular chute rodado de esquerda no queixo. Rockhold despencou. Belfort não perdeu tempo e encerrou a luta com uma série de socos no chão. Foi seu segundo nocaute seguido com chute na cabeça - ele se tornou o primeiro atleta a conseguir o feito em lutas consecutivas no UFC.
- Galera, que energia! Estou agora mais forte do que era antes, estou muito feliz com essa oportunidade. Tenho um ótimo time no Blackzilians, quero agradecer a todos eles - disse o brasileiro, que não quis pedir uma luta por cinturão e ainda prometeu torcer pelo algoz Anderson Silva em mais uma defesa de cinturão em 6 de junho, no UFC 162, contra Chris Weidman.
- Eu não estou aqui para pedir lutas. Eu venço lutas. Estou feliz, vou torcer pelo Anderson Silva - afirmou, antes de mandar um último recado a Rockhold e seus detratores.
- Quando você duvida de mim, eu provo que você está errado.
Luke Rockhold foi bom esportista e admitiu a derrota.
- Tiro meu chapéu para o Vitor, ele conseguiu um chute rodado incrível. Achei que estava achando meu tempo na luta, mas ele veio com esse chute. Eu tenho que voltar à academia e treinar. Eu estava me sentindo bem e achava que poderia vencer hoje. Só posso tirar meu chapéu para o Vitor - lamentou.
Confira os resultados completos do UFC no Combate 2:
UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold
18 de maio de 2013, em Jaraguá do Sul (SC)
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort venceu Luke Rockhold por nocaute aos 2m32s do primeiro round
Ronaldo Jacaré venceu Chris Camozzi por finalização (kata-gatame) aos 3m37s do primeiro round
Rafael dos Anjos venceu Evan Dunham por decisão unânime
Rafael "Sapo" Natal venceu João Zeferino por decisão unânime
CARD PRELIMINAR
Nik Lentz venceu Hacran Dias por decisão unânime
Francisco Massaranduba venceu Mike Rio por finalização (katagatame) aos 3m08s do primeiro round
Gleison Tibau venceu John Cholish por finalização (guilhotina) aos 2m34s do segundo round
Paulo Thiago venceu Michel Trator por decisão unânime
Iuri Marajó venceu Iliarde Santos por nocaute técnico aos 2m31s do primeiro round
Fábio Maldonado venceu Roger Hollett por decisão unânime
John Lineker venceu Azamat Gashimov por nocaute técnico a 1m07s do segundo round
Jussier Formiga venceu Chris Cariaso por decisão unânime
Lucas Mineiro venceu Jeremy Larsen por nocaute aos 13s do terceiro round

FONTE: Por Jaraguá do Sul, SC

Coreia do Norte dispara outro míssil de curto alcance

É o quarto artefato lançado em dois dias.
Míssil guiado foi disparado em direção ao Mar Oriental.



A Coreia do Norte disparou neste domingo (219) um míssil de curto alcanza a partir de sua costa leste, o quarto artefato lançado em dois dias, informaram fontes sul-coreanas.
No sábado, o país comunista disparou três mísseis de curto alcance. Neste domingo, Coreia do Norte fez quarto teste (Foto: Ahn Young-joon/AP)No sábado, o país comunista disparou três mísseis de curto alcance. Neste domingo, Coreia do Norte fez quarto teste (Foto: Ahn Young-joon/AP)
O míssil guiado foi disparado em direção ao Mar Oriental (Mar do Japão) na tarde de domingo, segundo um porta-voz do ministério da Defesa, sem revelar mais detalhes.
No sábado, o país comunista disparou três mísseis de curto alcance, aparentemente durante treinamentos militares, em um momento de tensão entre o Norte e o Sul.
Seul condenou os disparos de sábado.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, está preocupado com os riscos de uma perigosa escalada após disparos de mísseis norte-coreanos, afirmou o seu porta-voz, Martin Nesirky.
'Ban continua preocupado com as provocações e as tensões na península coreana, sobretudo pelos riscos de erros de cálculo e de uma perigosa escalada', disse.
O secretário-geral, ex-ministro sul-coreano das Relações Exteriores, "está disposto a ajudar a facilitar o processo de paz e a instauração da confiança na península coreana", completou o porta-voz.
Os mísseis disparados são de curto alcance, mas Washington e Seul temem que no futuro testes com mísseis Musudan, de médio alcance, reavivem as tensões na região, após o teste nuclear de fevereiro.

FONTE:Da France Presse

Motorista perde o controle e capota caminhão na Régis Bittencourt

Motorista foi encaminhado ao hospital com ferimentos leves.
Mercadoria foi saqueada na rodovia, na altura da cidade de Cajati.


Motorista perde o controle e capota caminhão na Régis Bittencourt (Foto: Alexandre Lopes/TV Tribuna)Motorista perde o controle do caminhão na rodovia Régis Bittencourt (Foto: Alexandre Lopes/G1)
Um caminhão capotou após o motorista perder o controle da direção na rodovia Régis Bittencourt, na altura de Cajati, no interior de São Paulo, na tarde deste domingo (19). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a carga do caminhão se espalhou pela pista e foi saqueada. O motorista ficou ferido.
Motorista perde o controle e capota caminhão na Régis Bittencourt na altura de Cajati (Foto: Alexandre Lopes/G1)Carga ficou espalhada na pista e foi saqueada
(Foto: Alexandre Lopes/G1)
O acidente aconteceu na altura do Km 513 da rodovia, por volta das 12h30. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o condutor do caminhão perdeu o controle da direção em uma curva e capotou o veículo. Com o caminhão tombado na pista, foi registrado cerca de dois quilômetros de lentidão.

A mercadoria ficou espalhada na rodovia e foi saqueada. O acidente também gerou o vazamento de óleo na pista, mas foi jogada serragem na área para evitar deslizamentos. Segundo a polícia, a pista já foi liberada e o motorista foi encaminhado ao hospital com ferimentos leves.
FONTE:
Alexandre Lopes Do G1 Santos

Timão impede tetra do Santos e volta a ser Todo Poderoso do Paulistão

Empate por 1 a 1 na Vila Belmiro dá 27º estadual ao Corinthians. Técnico Tite conquista a taça que perseguia desde 2004

“Salve o Corinthians, o campeão dos campeões”. Neste domingo, a frase que dá o pontapé inicial ao hino entoado com orgulho por milhões de corintianos faz muito sentido. Principalmente para esse Corinthians, comandado por Tite. O empate por 1 a 1 com o Santos, na Vila Belmiro, deu ao Timão seu 27º título do Campeonato Paulista, algo corriqueiro em sua história centenária, é verdade. Mas não para esse grupo, campeão brasileiro, da Taça Libertadores e do mundo em sequência.
O Paulistão, por mais renegado que seja por alguns, era perseguido por Tite há quase dez anos. Desde 2004, mais precisamente, quando foi demitido do São Caetano – o Azulão, sob o comando do agora santista Muricy Ramalho, seria campeão estadual em seguida. De lá para cá, Tite foi campeão de quase tudo. Teve Sul-Americana, Brasileiro, Libertadores, Mundial, mas não aquele que é considerado o principal estadual do país. O título, portanto, coroa a invejável galeria do treinador.
Mais do que isso: ajuda a diminuir a dor da eliminação precoce da Libertadores da América, ainda nas oitavas de final, para o tradicional Boca Juniors. Dá à fiel torcida, que tanto apoiou após a queda para os argentinos, um motivo para fechar em grande estilo uma semana que poderia ser das mais tristes. Saco de pancadas das brincadeiras dos rivais nos últimos quatro dias, o Timão volta a ser Todo Poderoso no estado
Durante a semana, vários assuntos esquentaram o clássico: a iminente saída de Neymar, a eliminação precoce do Corinthians na Libertadores, com direito a erros da arbitragem, e a troca do juiz da final - Rodrigo Braghetto, sacado porque sua empresa presta serviços ao Timão, deu lugar a Guilherme Ceretta de Lima. A maior expectativa, porém, era sobre Neymar.
O santista, se está mesmo de despedida, queria coroar isso com um título. Mas em sua quinta final seguida de Campeonato Paulista, ele não conseguiu brilhar. A fragilidade do Santos o deixou praticamente sozinho nessa batalha. E o tão sonhado tetra inédito do Peixe não veio. Fica a missão para o time da Baixada de encontrar um substituto para o seu craque. Seja para agora ou para depois.
Danilo corinthians gol santos paulistão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Danilo, autor do gol do Corinthians na finalíssima do Paulistão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Peixe dependente x Timão solidário

A proximidade da saída de Neymar para o futebol europeu aumentou a atenção a cada gesto ou lance do craque na partida. A começar pela maneira com que ele cantou o hino nacional, passando pela prece que fez ajoelhado no círculo central antes de a bola rolar até as faltas sofridas e os dribles dados.
Nada mais natural diante do tamanho do atacante para o futebol brasileiro e da sua importância para o Santos. Aliás, o time da Vila Belmiro é totalmente dependente do seu craque. A cada partida isso fica mais claro. Numa final, então... Acelerado, o atacante tentou. Armou, driblou, chutou, mas, sozinho, não fez milagre.
Neymar santos Cassio corinthians paulistão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar, caído, é observado pelo goleiro Cássio
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Bem diferente do Corinthians. Sem se abater com a precoce eliminação na Libertadores da América, o time do técnico Tite mostrou sua principal força: o conjunto. Paulinho, Danilo, Romarinho e Paolo Guerrero se destacaram pela voluntariedade e por estarem sempre presentes nas jogadas de perigo.
Apesar da diferença técnica entre um e outro foi o Santos que abriu o placar na Vila Belmiro. E por incrível que pareça, Neymar não participou do lance. Aos 26 minutos, Felipe Anderson bateu falta cruzada, Durval ajeitou de cabeça e Cícero bateu de virada, quase um voleio, sem chance para o goleiro Cássio.
Para ser campeão, o Peixe ainda precisava de mais um gol. Mas não houve tempo de se empolgar. Apenas dois minutos depois, o Corinthians empatou. Em uma jogada característica, um gol coletivo, com cinco jogadores participando do lance. Após bela troca de passes entre Alessandro, Romarinho e Guerrero, Paulinho chutou, Rafael defendeu e Danilo, decisivo, fez no rebote.
Com tudo igual novamente, Neymar continuou sua missão a frente do “exército de um homem só” em que se transformou o Peixe. Já o Corinthians, comandado por Danilo, bombardeou o Peixe. O meia acertou a trave, Paulinho também. E Romarinho teve grande chance de virar, mas parou nas mãos do goleiro Rafael.
cicero santos gol corinthians paulistão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Cícero vibra com o gol marcado no primeiro tempo para o Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Neymar tenta, Timão comemora
Dependente ou não de Neymar, o segundo tempo para o Santos era tudo ou nada. Já o Corinthians tinha duas opções: ir para cima e definir logo a decisão ou administrar a vantagem do empate. Preferiu a segunda. Assim, deu espaço para o Peixe criar e se aproximar do gol de Cássio.
Durval santos guerrero corinthians final paulista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Guerrero deu trabalho à defesa do Santos na Vila
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Neymar, é claro, era o articulador. Mas estava nervoso. Logo no início da etapa discutiu com Paulo André, depois de tomar uma bolada do adversário. Com o dedo em riste, reclamou com o corintiano. Recebeu a bronca de volta. O clima entre eles estava ruim desde o primeiro tempo, por falta dura do zagueiro não marcada.
O fato de ir para cima do Corinthians, claro, deixou o Santos mais vulnerável. Nos contra-ataques, o Timão poderia ter matado o jogo, mas falhou. Romarinho perdeu gol feito aos 16. Após lançamento do campo de defesa, o atacante ficou sozinho, cara a cara, com Rafael. O chute rasteiro, porém, bateu na trave e saiu pela linha de fundo.
Se o Peixe tinha mais posse de bola, o Timão era mais perigoso. Foi assim a partida inteira, deixando claro que falta ao time da Vila Belmiro poder de decisão. Só Neymar o tem, com raros e esporádicos lances de Cícero, que fez boa partida. Era preciso mais ímpeto para que o Santos tirasse o título do Corinthians.
Não houve. O empate por 1 a 1, somado à vitória do Timão por 2 a 1 no Pacaembu, deu ao Corinthians o seu 27º título do Campeonato Paulista e impediu o Santos de chegar ao tetra consecutivo, algo inédito na era do profissionalismo no estadual de São Paulo.
Neymar santos paulinho corinthians final paulistão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar passa por Paulinho, seu companheiro de Seleção (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
FONTE: Por Leandro Canônico São Paulo

Boato sobre Bolsa Família chegou a ao menos 12 estados, diz ministério

Ministra disse que está mantido o calendário normal de pagamentos.
Ministro da Justiça determinou investigação para apurar origem do boato.



A ministra Tereza Campello, durante entrevista no Ministério do Desenvolvimento Social (Foto: Ubirajara Machado/MDS)A ministra Tereza Campello, durante entrevista no
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à
Fome (Foto: Ubirajara Machado/MDS)
O falso boato sobre a suspensão dos pagamentos do Bolsa Família chegou a pelo menos 12 estados, segundo informou neste domingo (19) o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa. A falsa informação, já desmentida pelo governo, se espalhou em várias regiões do país e gerou tumulto, com beneficiários correndo às agências da Caixa para sacar dinheiro do programa.
Até por volta de 14h50 deste domingo, a pasta havia contabilizado problemas em ao menos 113 agências da Caixa, sendo o Ceará o estado mais afetado. Houve registro de tumulto em 9 agências em Alagoas, 15 na Bahia, 14 em Pernambuco, 18 na Paraíba, 34 no Ceará, 8 no Piauí e 13 no Maranhão.
Também foram afetadas agências de Sergipe e Rio Grande do Norte, mas o número ainda não foi fechado. Apesar de ter confirmado incialmente casos no Amazonas, Pará e Rio de Janeiro, até a última atualização desta reportagem o ministério não tinha o número de locais por onde o boato se espalhou nesses estados.
Em entrevista à imprensa, a ministra da Desenvolvimento Social, Tereza Campello, reiterou neste domingo (19) que "não existe qualquer possibilidade" de suspensão do programa Bolsa Família. “Não existe qualquer possibilidade de suspensão ou de alteração do Bolsa Família. O bolsa família está sendo e continuará sendo pago em dia, segundo o calendário”, declarou a ministra.
Também neste domingo, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitou à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar a origem do falso boato. Em nota, o Ministério da Justiça disse que a PF já está investigando os fatos, que poderiam envolver "diferentes crimes". "A determinação foi para que a apuração seja rigorosa  a fim de que se possa tomar com rapidez as medidas criminais cabíveis contra todos os envolvidos na origem e na divulgação destes boatos", diz o comunicado.
De acordo com a ministra Tereza Campelo, ainda não existe suspeita de onde o boato tenha surgido. “Solicitamos ao ministério [da Justiça] que apurasse a origem desses boatos. O ministro determinou abertura de inquérito policial. Não existe qualquer motivação, seja operacional, seja política, para que a gente pudesse gerar esse tipo de intranquilidade para a população”, declarou.
Segundo a ministra, apesar dos saques feitos neste sábado fora do previsto no calendário mensal por beneficiário do Bolsa Família, não haverá prejuízo para o orçamento do programa. Anualmente, o ministério divulga a data para cada inscrito no programa realizar o saque, com o objetivo de evitar que todos beneficiários recorram às agências bancárias e lotéricas no mesmo dia.
“Queremos tranquilizar a população, as mães, para fazerem o saque na data certa”, afirmou.

Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff ficou "muito preocupada" com o episódio e determinou imediata apuração sobre a origem e a disseminação do boato. O programa social de transferência de renda beneficia 13,8 milhões de famílias em todo o país.
Desmentido
Ainda neste sábado, o MDS e a Caixa emitiram notas oficiais reiterando que o programa não vai acabar e de que os pagamentos não serão interrompidos.
"O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do programa", diz a nota do ministério.
"A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo governo federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje [sábado] seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família", informou o comunicado da Caixa.
FONTE?
Felipe Néri Do G1, em Brasília

sábado, 18 de maio de 2013

Beneficiários do Bolsa Família lotam agência da caixa em Eperança-pb

Informação mentirosa que se alastrou por Esperança mobilizou beneficiários.

 Um boato de que os benefícios do Bolsa Família e Bolsa Escola, concedidos pelo governo federal, seriam extinto na noite deste sábado (18) levou milhares de pessoas às agências da Caixa Econômica Federal (CEF)  de Esperança-PB Com a correria para sacar o último provento do benefício houve tumulto e confusão na frente da agência bancaria.











Na agência da Caixa no centro de Esperança, centenas de pessoas lotaram o espaço de autoatendimento e a entrada do local. Na confusão, gerada pela falta de informação e desespero de alguns beneficiados.

A dona de casa Maria de Fatima[conhecida por Tutinha, 49, que mora na Rua Aldemo Batista Esperança, saiu de casa às pressas com sua netinha e foi até a agência bancária na Solan de Lucena centro, após receber a informação de vizinhos de que teria até a meia noite deste sábado para sacar  o benefício do governo federal.

POR Marcos Fotografias.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Apostila distribuída em escolas do Rio erra capitais de estados do NE

Isabela Marinho Do G1 Rio
Na apostila, Belém é a capital de Pernambuco e Manaus, capital da Paraíba (Foto: Isabela Marinho/ G1)Na apostila, Belém é a capital de Pernambuco e Manaus, capital da Paraíba (Foto: Isabela Marinho/ G1)
Capa da apostila do 5º ano (Foto: Isabela Marinho/ G1)Apostila é do 5º ano (Foto: Isabela Marinho/ G1)
Um aluno com déficit de atenção do quinto ano da Escola Municipal Professor Augusto Cony, na Taquara, Zona Oeste do Rio, fazia seus exercícios de matemática em casa quando erros na apostila chamaram a atenção do seu primo mais velho, Rodrigo de Alencar, de 26 anos, que o ajudava nas tarefas. Na página 11, da MP5 do 2º bimestre — como o material didático é nomeado — uma tabela com estados da Região Nordeste ensina que Belém é a capital de Pernambuco, que Manaus é a capital da Paraíba e que este estado é representado pela sigla PA, em vez de PB.
Mãe da criança, Silvia Alencar, de 43 anos, afirma que esta não é a primeira vez que o material didático distribuído pela Prefeitura possui problemas de informação e editoração. "Os erros são constantes. No ano passado, a professora chegou a pedir para os alunos apagarem palavras da apostila com liquid paper ou então para pularem a matéria. Sei que não é um problema da escola, que tem professores muito competentes. O problema é que o governo não está nem aí para nada. Não existe filho de nenhum deles [governantes] estudando no Brasil. Vão para o exterior estudar e voltam para sacanear o povo", reclama indignada.
Numerais com erro de padronização (Foto: Isabela Marinho/ G1)Numerais com erro de padronização
(Foto: Isabela Marinho/ G1)
A mesma apostila possui erros de padronização dos numerais que dificultam o aprendizado da disciplina. Em uma mesma página, o número "75.468" é dividido por ponto e o número "8400", não.

"Para um aluno que está aprendendo, faz diferença um número ter ponto e o outro não. Como ele vai entender a diferença entre as casas decimais?", questiona a mãe da criança.
Rodrigo de Alencar ressalta a queda na qualidade do material escolar do período em que estudou em uma escola municipal — de 1995 a 2000 — para os dias atuais. "Eu estudei com livros que tinham impressão colorida. Agora o governo oferece uma apostila impressa em preto e branco, em um papel de baixa qualidade e com erros absurdos de informação".
Procurada pelo G1, a secretaria municipal de Educação disse que os erros no Caderno Pedagógico de Matemática do 5° ano do 2° Bimestre foram identificados e a errata foi encaminhada para todas as escolas da rede na sexta-feira (10). No entanto, até a publicação desta matéria, o aluno da Escola  Municipal Professor Augusto Cony ainda não tinha recebido o novo material. A secretaria informou ainda que, quando erros são identificados, a determinação dada aos professores é para que os mesmos orientem os seus alunos para que façam as alterações necessárias.

A Secretaria Municipal de Educação esclareceu que os Cadernos Pedagógicos são elaborados pelos próprios professores da rede municipal e os cadernos de Matemática são supervisionados pela professora doutora Suely Druck.

Suely Druck afirmou que é responsável somente pela revisão da parte de matemática dos Cadernos Pedagógicos e que textos e tabelas que tenham erros de geografia e português são revisados por outros profissionais posteriormente.
Quanto à pontuação numérica, a professora disse que não existem erros, já que a norma adotada no Brasil é só usar pontos quando o numeral é referente a dinheiro. Para Suely, as diferentes formas apresentadas na apostila são importantes para o conhecimento geral do aluno, que deve aprender as várias maneiras de se escrever o número.

Foragidos da Justiça são recapturados em Esperançae Campina Grande

foto reproducao pb tudo



O Serviço de Inteligência do sistema penitenciário contribuiu para a prisão de um foragido da Justiça, na cidade de Esperança. A captura aconteceu, nessa quinta-feira (16), e contou com a parceria da Polícia Civil da cidade.
De acordo com o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, as ações adotadas pelos agentes são fruto dos investimentos nos cursos de inteligência promovidos pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). “Contamos inclusive com agentes da Abin nesses cursos, o que mostra o grau de seriedade que temos com o sistema penitenciário”, disse Wallber.
De acordo com o diretor da cadeia de Esperança, Lenni Sucupira, as investigações começaram quando Andrelson Caetano, preso do regime semiaberto, deixou de se recolher à unidade prisional e passou a cometer novos crimes na região.
Em sintonia com a Polícia Civil, o Serviço de Inteligência do sistema penitenciário montou o esquema para recapturar o apenado e obteve êxito na ação.
Campina Grande –Ainda nessa quinta-feira, Severino Tavares de Lima, procurado pela Vara das Execuções Penais, foi preso pela Polícia Militar, em Campina Grande.
De acordo com o secretário Wallber Virgolino, “estamos profissionalizando o sistema prisional da Paraíba. Somos cientes das nossas limitações, mas estamos cada dia mais avançando em nossas ações contra o crime e a impunidade”, disse Wallber.
Segundo a direção do Presídio Feminino de Campina Grande, Severino Tavares visitava uma detenta da unidade prisional. O Serviço de Inteligência da Seap foi acionado e investigou o suspeito.
Os agentes constataram que havia um mandado de prisão expedido pela Justiça contra Severino. “Eles passaram as informações à Polícia Militar, que efetuou a prisão de Severino”, explicou a diretora do presídio, Alinne Cardoso.

 

Jovem sai da Paraíba e cria empresa de design em Salvador

Gabriela Gasparin Do G1, em São Paulo
Catarina percebeu que produtos venderiam mais se tivessem rótulos (Foto: Arquivo Pessoal)Catarina viu que produtos não tinham rótulos e aprendeu sozinha como fazê-los (Foto: Arquivo Pessoal)
Aos 20 anos, Catarina Martins, hoje com 28, deixou Campina Grande, na Paraíba, onde trabalhava como auxiliar de salão de beleza, para tentar mudar de vida em Salvador. Passados oitos anos, hoje ela tem uma pequena empresa de design gráfico na capital baiana e já emprega três funcionários. Neste ano, realizou o sonho de sair de uma sala comercial para abrir uma loja de rua e, com o aumento do público, a meta é crescer de 25% a 50%.
(O G1 publicou, ao longo da semana, uma série de reportagens contando histórias de sucesso de leitores, enviadas pelo VC no G1.)
“Lá não tinha condição nenhuma de sobreviver. Eu ganhava muito pouco, minha mãe estava desempregada (...). Resolvi vir para cá porque tem mais oportunidades em Salvador”, relata. A ida à capital baiana foi sua segunda tentativa para “mudar de vida”: nascida em João Pessoa, a empreendedora conta que viveu até os 14 anos na cidade de Esperança, no interior da Paraíba, com a avó, quando decidiu ir morar com a mãe em Campina Grande.
Catarina revela que precisou de bastante determinação para virar empreendedora e criar a Albatroz.
Quando chegou a Salvador, praticamente “com uma mão na frente e outra atrás”, foi morar com a única amiga que conhecia na cidade. Fez bicos em restaurantes até conseguir emprego como vendedora em uma casa de essências e matérias-primas para cosméticos. Foi lá que ela teve a ideia inicial de negócio: os produtos vinham num vidro sem rótulo, descrição ou embalagem, o que dificultava a venda, e Catarina resolveu criar rótulos no próprio computador da loja.
Eu tive que aprender sem ter explicação, sem a ajuda de ninguém. Às vezes saía errado e eu tinha que fazer tudo de novo (...) para ficar uma coisa legal"
Catarina Martins, empreendedora
“Eu pensei, ‘eles não vendem mais porque não têm uma embalagem adequada’ (...). Foi uma coisa bem do nada que apareceu, às vezes eu fazia uns adesivos no próprio computador da loja mesmo, a minha chefe gostava quando eu fazia para colocar nos vidros de lá”, conta.
Em pouco tempo, a empreendedora já estava usando o computador da amiga com quem morava para criar rótulos aos fornecedores da loja. Com jeitinho, ela oferecia o serviço quando os empresários iam fazer a entrega. “Como eles eram microempreendedores, não tinham condição de mandar fazer numa gráfica 5.000 rótulos ou pagar um design para fazer (...). Eu comecei a incentivar, tinham muitos que comentavam comigo, ‘o pessoal não olha com bons olhos para o material porque não está com aparência adequada.’”

Com medo de a chefe não gostar da iniciativa, Catarina dizia que os rótulos eram produzidos pela sua amiga. “Eu fiz um talãozinho e pegava o pedido na própria loja. Depois de um tempo, eu contei que quem fazia era eu. Depois que eu falei, o apoio foi maior ainda, ela [a chefe] sempre mandava o cliente ir falar comigo na própria loja.”
Para dar conta da produção, Catarina saía do trabalho às 18h e trabalhava até de madrugada, e ia dormir às 3h. “Eu chegava em casa [após o trabalho], comia alguma coisa, fazia os pedidos e ia levar no dia seguinte de manhã. Como foi uma coisa que eu tive que aprender sem ter explicação, sem a ajuda de ninguém, às vezes saía errado e eu tinha que fazer tudo de novo. Eu tinha que fazer várias vezes para ficar uma coisa legal”, afirma.
Carina ampliou leque para outros produtos, como canecas, brindes e lembrancinhas (Foto: Arquivo Pessoal)Carina ampliou leque para outros produtos, como
canecas, brindes e lembrancinhas
(Foto: Arquivo Pessoal)
Desenvolvimento
A empreendedora, que não tinha nenhum conhecimento inicial sobre design, começou a ler revistas e fazer pesquisas na internet para aprender e melhorar a produção – que era totalmente artesanal. “Sozinha me especializei, sem fazer nenhum curso (...). Sempre eu pegava um pedacinho do meu salário para fazer testes, se ia funcionar ou não. E dessa maneira eu fui garimpando uns fornecedores”.
Quando se deu conta, Catarina não conseguia mais se ver sem a renda do trabalho adicional: na loja, eu ganhava um salário mínimo e o que recebia com os rótulos já atingia o dobro desse valor. Foi quando ela decidiu largar o emprego e se dedicar somente ao negócio. “Era muito trabalho e eu não ia dar conta. Eu não tinha como fazer as duas coisas.”
Com o dinheiro da indenização – cerca de R$ 2 mil – investiu em um computador novo e uma impressora. Aos poucos, o negócio foi crescendo e ela saiu da casa da amiga – onde atendia a clientela na sala – e alugou uma sala comercial. Também sentiu a necessidade de contratar funcionários – atualmente são três.
Neste ano, conseguiu realizar o sonho de abrir a loja na rua. “Era o meu sonho e só consegui alugar neste ano, pois acredito que a visibilidade era o que faltava para poder me ajudar a crescer (...). Antes, não tinha como as pessoas verem meu trabalho ou ficarem sabendo se não fossem indicados. Era escondido.”
Ainda tem muita coisa para conseguir mas, pelas dificuldades todas que eu passei, para mim já é uma vitória ter chegado até aqui"
Catarina Martins, empreendedora
Novos produtos
Com o crescimento do negócio, Catarina ampliou o leque de produtos. “Depois que comecei a trabalhar com rótulos fiz outras clientelas. (...) A produção mensal se expandiu em diversos produtos. Tenho mais de 200 produtos personalizados.”

Entre os itens fabricados atualmente estão lembrancinhas, canecas e agenda, porta-canetas, vários tipos de caixa e de brindes. Depois que foi para a loja de rua, até cartão de visita de taxistas da região ela está fazendo.  Ainda sem contador, Catarina estima que o faturamento atingiu cerca de R$ 60 mil no ano passado.
Para a empreendedora, contudo, ainda há muito para crescer. Ela pretende começar a fazer vendas pela internet, para atingir outros estados – principalmente no Nordeste. E avalia abrir uma filial no ano que vem em outro bairro da cidade. "Estou estudando a possibilidade de ampliar, colocando uma outra loja em um bairro nobre aqui de Salvador chamado Pituba, até no máximo abril de 2014."

Mais para a frente, a expectativa é ampliar a empresa, ter uma gráfica e elaborar projetos de desenvolvimento de embalagens e produtos.
"Sinto que, aos poucos, vou realizando meu objetivo de ter a empresa dos meus sonhos", afima. “Eu acho que eu ainda estou no meio do caminho. Eu não me sinto ainda totalmente realizada. Ainda tem muita coisa para conseguir mas, pelas dificuldades todas que eu passei, para mim já é uma vitória ter chegado até aqui.”