sexta-feira, 17 de maio de 2013

Apostila distribuída em escolas do Rio erra capitais de estados do NE

Isabela Marinho Do G1 Rio
Na apostila, Belém é a capital de Pernambuco e Manaus, capital da Paraíba (Foto: Isabela Marinho/ G1)Na apostila, Belém é a capital de Pernambuco e Manaus, capital da Paraíba (Foto: Isabela Marinho/ G1)
Capa da apostila do 5º ano (Foto: Isabela Marinho/ G1)Apostila é do 5º ano (Foto: Isabela Marinho/ G1)
Um aluno com déficit de atenção do quinto ano da Escola Municipal Professor Augusto Cony, na Taquara, Zona Oeste do Rio, fazia seus exercícios de matemática em casa quando erros na apostila chamaram a atenção do seu primo mais velho, Rodrigo de Alencar, de 26 anos, que o ajudava nas tarefas. Na página 11, da MP5 do 2º bimestre — como o material didático é nomeado — uma tabela com estados da Região Nordeste ensina que Belém é a capital de Pernambuco, que Manaus é a capital da Paraíba e que este estado é representado pela sigla PA, em vez de PB.
Mãe da criança, Silvia Alencar, de 43 anos, afirma que esta não é a primeira vez que o material didático distribuído pela Prefeitura possui problemas de informação e editoração. "Os erros são constantes. No ano passado, a professora chegou a pedir para os alunos apagarem palavras da apostila com liquid paper ou então para pularem a matéria. Sei que não é um problema da escola, que tem professores muito competentes. O problema é que o governo não está nem aí para nada. Não existe filho de nenhum deles [governantes] estudando no Brasil. Vão para o exterior estudar e voltam para sacanear o povo", reclama indignada.
Numerais com erro de padronização (Foto: Isabela Marinho/ G1)Numerais com erro de padronização
(Foto: Isabela Marinho/ G1)
A mesma apostila possui erros de padronização dos numerais que dificultam o aprendizado da disciplina. Em uma mesma página, o número "75.468" é dividido por ponto e o número "8400", não.

"Para um aluno que está aprendendo, faz diferença um número ter ponto e o outro não. Como ele vai entender a diferença entre as casas decimais?", questiona a mãe da criança.
Rodrigo de Alencar ressalta a queda na qualidade do material escolar do período em que estudou em uma escola municipal — de 1995 a 2000 — para os dias atuais. "Eu estudei com livros que tinham impressão colorida. Agora o governo oferece uma apostila impressa em preto e branco, em um papel de baixa qualidade e com erros absurdos de informação".
Procurada pelo G1, a secretaria municipal de Educação disse que os erros no Caderno Pedagógico de Matemática do 5° ano do 2° Bimestre foram identificados e a errata foi encaminhada para todas as escolas da rede na sexta-feira (10). No entanto, até a publicação desta matéria, o aluno da Escola  Municipal Professor Augusto Cony ainda não tinha recebido o novo material. A secretaria informou ainda que, quando erros são identificados, a determinação dada aos professores é para que os mesmos orientem os seus alunos para que façam as alterações necessárias.

A Secretaria Municipal de Educação esclareceu que os Cadernos Pedagógicos são elaborados pelos próprios professores da rede municipal e os cadernos de Matemática são supervisionados pela professora doutora Suely Druck.

Suely Druck afirmou que é responsável somente pela revisão da parte de matemática dos Cadernos Pedagógicos e que textos e tabelas que tenham erros de geografia e português são revisados por outros profissionais posteriormente.
Quanto à pontuação numérica, a professora disse que não existem erros, já que a norma adotada no Brasil é só usar pontos quando o numeral é referente a dinheiro. Para Suely, as diferentes formas apresentadas na apostila são importantes para o conhecimento geral do aluno, que deve aprender as várias maneiras de se escrever o número.

Nenhum comentário:

Postar um comentário