segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"Renúncia do Papa é uma decisão inédita na história", diz pesquisador

foto re´producao internet

A renúncia do Papa Bento XVI nesta segunda-feira (11) pegou todo o mundo de surpresa. Para o pesquisador do CNPQ, Francisco Carlos Teixeira, essa é uma decisão inédita na história. “Uma renúncia alegando a idade ou mesmo a saúde é inédita. Os papas morreram no posto: João XXIII teve uma agonia longuíssima e dolorosa e João Paulo II estava muito velho e doente no final do seu mandato”, diz Teixeira.
Além disso, o pesquisador ressalta que a decisão do Papa cria uma situação complicada para um dos principais dogmas da Igreja: a infalibilidade papal. “Foi estabelecido logo depois da reforma protestante, que o Papa é infalível, ele tem o dogma da infalibilidade. Um papa que diz que não consegue mais e que vai renunciar cria uma situação para a Igreja Católica”, ressalta ele.
Francisco Carlos Teixeira também destacou que o mandato de Bento XVI foi muito polêmico por causa da sua postura dura contra a ala progressiva da Igreja. “Ele nem era um Papa reformista, procurando maiores adesões para a Igreja, nem era midiático como João Paulo. Ele era, de fato, um teórico dogmático em busca dos dogmas mais conservadores da Igreja”, comenta o pesquisador.
Outro ponto de destaque na análise do pesquisador é que a renúncia vai criar uma situação de dualidade dentro do Vaticano, já que o Papa é o único monarca absoluto eletivo em todo o mundo. “O que vai acontecer é a existência de dois papas, um que vai ficar possivelmente fechado em uma residência do papa, e outro papa que vai ser eleito”, diz Francisco. Ele também fala que essa dualidade vai criar uma situação de insegurança muito grande pra a Igreja.

fonte globo news

Nenhum comentário:

Postar um comentário