domingo, 7 de outubro de 2012

Candidato de Sapé, na PB, é detido por desrespeito à decisão judicial

Do G1 PB
Comente agora
Suspeito negou o crime e foi encaminhado para a sede do TRE-PB (Foto: Walter Paparazzo/G1)Em João  Pessoa homem foi preso por suspeita de
compra de votos (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um candidato à prefeitura de Sapé, na Zona da Mata da Paraíba, foi detido no final da manhã deste domingo (7). Juscelino do Peixe (PRB), segundo a Polícia Civil, teria desacatado uma portaria da Justiça Eleitoral do município que impediria a permanência dos candidatos nas seções eleitorais. Também foram registrados prisões em João Pessoa e denúncias de crime eleitoral em Patos.
De acordo com o delegado Lourival Portela, da Delegacia de Sapé, o candidato Juscelino do Peixe após votar teria visitado seções eleitorais para cumprimentar eleitores. O delegado disse que ele foi levado para a delegacia, foi ouvido e depois e liberado. Segundo Lourival, foi aberto um procedimento que será encaminhado à Justiça Eleitoral.
O G1 tentou localizar Juscelino do Peixe para que ele desse suas versões. A reportagem procurou o cartório eleitoral de Sapé, onde foi informado que o telefone do candidato não poderia ser disponibilizado.
Em João Pessoa, um homem foi detido na manhã deste domingo suspeito do crime de boca de urna. De acordo com o sargento Joel de Oliveira, o suspeito estava com um rolo de adesivo de propaganda da candidata Estela Bezerra em frente à escola estadual Ana Higina.
O sargento informou ainda que, na hora da abordagem, o homem, que estava num carro caracterizado, disse que não estava fazendo 'boca de urna', e estava apenas enrolado os adesivos porque o filho dele desenrolou.
Por volta do meio-dia, o suspeito foi encaminhado  homem estava detido aguardando a chegada de uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral, que vai configurar se houve crime eleitoral ou não.
Denúncias e prisão em PatosO Centro de Comando e Controle das Eleições 2012 na cidade de Patos, no Sertão, informou que até às 11h da manhã deste domingo havia registrado 12 denúncias de crime eleitoral, porém apenas uma foi confirmada.
De acordo com o delegado Gilson Duarte Rosas, que coordena o trabalho realizado pela Polícia Civil, uma pessoa foi presa após ser flagrada fazendo doação de combustível em troca de votos. O caso de corrupção eleitoral foi encaminhado às autoridades da Polícia Federal.

“Podemos afirmar que o pleito segue tranquilo. De forma integrada estamos averiguando todas as denúncias e cumprindo as determinações da Justiça Eleitoral”, afirmou o delegado Gilson Duarte, lembrando que a população pode fazer denúncias pelo telefone 3241-1920.

As principais denúncias recebidas pelo Centro de Comando e Controle de Patos são relativas à panfletagem, compra de voto e boca de urna. Para dar maior agilidade ao trabalho e comodidade aos profissionais de segurança, o Centro de Comando de Patos foi transferido da sede da Delegacia Regional para o Ginásio Rivaldão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário