Para o secretário Cláudio Lima o pleito foi
considerado calmo (Foto: Divulgação/Assessoria)
As polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros apresentaram nesta segunda-feira (8), na Secretaria de Segurança Pública da Paraíba,
o balanço da Operação Voto Seguro. De acordo levantamento feito pelo
governo estadual, foram registradas 248 ocorrências entre os dias 7 de
setembro e 7 de outubro. João Pessoa e Cajazeiras,
Sertão paraibano, foram as cidades que mais tiveram ocorrências
registradas durante a operação. Somente no domingo (7), foram
registradas, nos três centros de comando e controle, 76 denúncias de
crimes eleitorais, sendo apenas 15 destes confirmados.considerado calmo (Foto: Divulgação/Assessoria)
Para o secretário de Seguraça Pública da Paraíba, Cláudio Lima, o pleito na Paraíba pode ser considerado como tranquilo e sem ocorrências graves. “O planejamento de três meses antes do pleito interferiu diretamente no sucesso dos trabalhos. A implantação do sistema informatizado, com um acompanhamento em tempo real das ocorrências registradas nos Centros de Comando foi uma inovação importante para o processo de segurança do pleito”, comentou.
O número de homicídios registrados em relação às últimas eleições, realizadas em 2010, diminuiu. Em 2010, no final de semana das eleições que foi entre 1° e 3 de outubro, foram registrados 17 homicídios. Neste ano, entre 5 e 7 de outubro, a polícia registrou sete homicídios na Paraíba. Entre as 248 ocorrências registradas, 20 foram por desobediência ou desacato, 14 por desordem prejudicial à eleição e 11 por agressão.
O comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, Euller Chaves, afirmou que a tranquilidade nas eleições também se deu pela atitude dos eleitores no estado. “As pessoas foram ao pleito prontas para exercer sua cidadania. Não encararam o processo como uma guerra. Apesar da tranquilidade vamos nos preparar novamente para obtermos resultados positivos no 2° turno. Sempre na prevenção”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário