terça-feira, 10 de junho de 2014

'Cambebas' é a campeã de Festival de Quadrilhas em Campina Grand

Rafael Melo Do G1 PB
Quadrilhas participaram da primeira noite de Festival em Campina Grande (Foto: Rafael Melo/ G1)Quadrilhas participaram da primeira noite de Festival em Campina Grande (Foto: Rafael Melo/ G1)
A quadrilha Junina Cambebas, de Campina Grande, foi a vencedora da etapa Agreste do Festival de Quadrilhas da cidade na noite de segunda-feira (9), se classificando para a etapa estadual do festival. A festa aconteceu na Pirâmide Jackson do Pandeiro no Parque do Povo e a campeã disputa o Festival da Paraíba, que acontece de quinta-feira (12) até domingo (15) em João Pessoa.
A segunda colocada foi a Chamego Medonho, de Esperança, e a terceira foi a Arraial em Paris, do bairro campinense Cuités. As duas entram na disputa do Festival de Campina Grande, de onde saem duas quadrilhas para a etapa estadual. O Festival campinense acontece nesta terça-feira (10) a partir das 20h, também no Parque do Povo.
Foram oito concorrentes de Campina Grande e das cidades de Ingá, Queimadas, Esperança e Gurjão. Com muita animação e figurinos extremamente trabalhados, as quadrilhas entraram no salão levando temas como a cultura nordestina em apresentações que utilizavam cenários desenhados em telas.
Cada uma tinha 25 minutos para o espetáculo e entre uma quadrilha e outra eram apenas 10 minutos para organizar o cenário. Na parte de fora da Pirâmide, os quadrilheiros, entre dançarinos, coreógrafos, marcadores e pessoas da organização, se aprontavam para entrar no salão.
Os cinco jurados avaliavam 9 critérios em busca da melhor apresentação, como figurino, coreografia, música e tema escolhido. "Há uma reestilização das quadrilhas, que é natural, pois elas precisam desta urbanização para se manterem. É uma preservação de um movimento de cultura, mas não necessariamente nos moldes que eram feitos antigamente, o que de modo algum tira a validade e a beleza das novas juninas", disse o jurado e pesquisador em cultura popular Hipólito Lucena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário