terça-feira, 10 de junho de 2014

Neymar e Fuleco são esculpidos em melancia por cozinheiro cearense

Por Fortaleza, CE
Isac Batista, cozinheiro e escultor cearense (Foto: Isac Batista/Arquivo Pessoal)Isac Batista esculpe até Felipão em frutas e legumes (Foto: Isac Batista/Arquivo Pessoal)
Isac Batista, de 27 anos, aproveitou a Copa do Mundo no Brasil para exibir suas habilidades para além da gastronomia. Ele consegue transformar frutas e legumes em arte. E, diante disso, Neymar e o mascote do Mundial, Fuleco, surgiram de simples melancias para decorar o hotel Sonata de Iracema, em Fortaleza, próximo ao Aterro da Praia de Iracema, palco da Fan Fest na Capital ceraense.

- Comecei a fazer as esculturas há quatro anos. Vendo o trabalho que era feito pelo Sérgio, um copeiro do hotel. Tem muita gente que pergunta quem é o autor das esculturas e até pede para tirar fotos comigo - conta Isac.

As esculturas, de temas variados, são feitas em frutas – como melancia, melão, chuchu e mamão – além de cenouras e beterrabas. O cozinheiro conta que a primeira escultura foi de uma rosa tailandesa.

- Foi um trabalho muito meticuloso, pois essas rosas têm muitos detalhes que precisam ser mostrados - explica.

Além da rosa, do Neymar e do Fuleco, Isac também faz esculturas de imagens de animais, como leões e elefantes.

- Um trabalho que tenho muito orgulho, foi uma escultura de um feto na barriga da mãe, que fiz para o Dia das Mães - conta.
Neymar, atacante do Brasil, escultura Copa do Mundo 2014 (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Neymar, atacante do Brasil, vira escultura para a Copa do Mundo 2014 (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Além da técnica e talento, o cozinheiro conta que precisa de acessórios específicos para desenvolver os desenhos. Ferramentas adequadas também são imprescindíveis.

- Por ter uma lâmina extremamente fina e um corte preciso, uso muito a faca tailandesa, que me permite talhar os detalhes das imagens com maior precisão - explica.

Para o artista, o lado ruim é que as esculturas têm prazo de validade.

- É uma pena que elas não possam ser eternizadas. As esculturas do Neymar e do Fuleco só duram três dias - lamenta o cozinheiro-escultor.
Fuleco escultura mascote Copa do Mundo 2014 (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Fuleco também é esculpido em melancia no Ceará (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário