quarta-feira, 4 de junho de 2014

Casa e Saude e Maternidade





Mais uma vez, a Maternidade São Francisco de Assis sofre com a falta de recursos para sua manutenção. Se a prefeitura de Esperança não assinar o convênio e não repassar o dinheiro para a instituição, todas as atividades serão suspensas, Wagner Gomes, vice-presidente da Casa de Saúde, disse que a solução será suspender vários serviços oferecidos pela maternidade à população e o fechamento em poucos dias será inevitável.

Na tarde desta terça-feira (03-06) foi realizada uma reunião com algumas pessoas que fazem parte da associação denominada de amigos da maternidade, onde na oportunidade a direção da Maternidade fez um balanço da atual situação daquela casa hospitalar.

Durante a reunião Wagner Gomes, vice-presidente da Casa de Saúde, disse a população presente que em uma outra reunião com o prefeito Anderson Monteiro e seu Pai o deputado Arnaldo Monteiro, foi apresentado toda situação financeira da maternidade, e que era preciso que fosse aumentado o repasse da prefeitura para que a mesma pudesse continuar funcionando e servindo a população, segundo Wagner ficou acertado que em breve o prefeito estaria apresentando uma nova proposta, só que o prazo se encerrou e nada foi feito.

Um documento também foi apresentado a o Ministério Público que após tomar ciência da situação marcou para o dia 09 de Junho uma reunião entre a diretoria da Maternidade e o prefeito para que se possa encontrar uma solução para o caso.

Em Agosto de 2014, a Casa de Saúde e Maternidade São Francisco de Assis completa 50 anos de existência e sem nada para comemorar por conta da atual situação.

A irmã Luciana usou a palavra e disse que apesar de sua idade já está avançada, a memória está muito boa, e que sempre administrou com seriedade, e que nunca precisou do dinheiro da Maternidade para seu sustento, muito perlo contrário sempre colocou dinheiro para ajudar na manutenção da mesma, Irmã Luciana disse que algumas pessoas estão falando coisas sem conhecimento de causa, e que isso só atrapalha, e disse que espera uma solução o mais rápido possível para não ter que fechar as portas de uma instituição séria e que tem prestado serviços médicos a população de Esperança sem olhar a quem.

Há bastante tempo que a Maternidade conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Esperança, Amigos da Maternidade e empresas que fazem doação em dinheiro para manter a instituição funcionando. Sem essa ajuda, alegar Wagner Gomes, fica impossível a Casa de Saúde funcionar. “Nós vivemos de doação, por mês temos um gasto de aproximadamente cem mil reais, conseguimos arrecadar cerca de 70 mil reais, isso quando a prefeitura realiza o repasse”, afirma.

Para cobrir mensalmente as despesas, a irmã Luciana, presidente do local, usa seu próprio salário. Este mês, os únicos três médicos que atuam na Maternidade ainda não receberam seus salários referentes à Maio. “ O único dinheiro que tem na conta é R$ 30,00 (Trinta Reais) e nós não sabemos como pagar aos médicos”, afirma Wagner Gomes.

A reunião foi encerrada com uma oração e em seguida populares disse que vão se organizar para fazer um protesto pacifico em busca de uma solução para salvar a Maternidade.

fonte; JOSEILTON PEREIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário