terça-feira, 3 de junho de 2014

São João da Capital vai ser fechado e público dos shows será limitado por bombeiros

Diego Nóbrega/Jornal Correio da ParaíbaPonto de Cem Réis
Ponto de Cem Réis
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) vai cercar o Ponto de Cem Réis, durante a programação do São João. O Corpo de Bombeiros determinará, nesta terça-feira (3), a quantidade de pessoas que poderão ver as atrações musicais. O limite de público estabelecido terá que ser obedecido, sob pena de interrupção dos shows em caso de superlotação. A Funjope ainda não sabe como vai contabilizar esse público. A Polícia Militar exigiu mudança na iluminação pública das ruas no entorno da festa e deverá usar 80 homens no policiamento do local.

As decisões foram tomadas durante uma reunião realizada ontem na sede da Funjope, com representantes dos órgãos de segurança pública. Segundo o major Marcelo Lins, o Corpo de Bombeiros recebeu ontem um projeto da Prefeitura com a descrição do cercado que será colocado, delimitando a área do show. “Hoje iremos ao Ponto de Cem Réis fazer uma medição do espaço que ficará livre para as pessoas, tirando a área de palco, mesa de som, postos de apoio e, em cima dessa medição, vamos dizer qual será a capacidade de público do local”, explicou.

Segundo o oficial, uma vez estabelecida a capacidade máxima, caberá à organização da festa encontrar uma forma de contabilizar as pessoas que terão acesso. “Se na hora do show, constatarmos que tem mais gente do que o que for permitido, iremos parar o show, por ter sido descumprida uma determinação técnica de segurança”, disse Marcelo Lins. Ontem, a Funjope disse, através da assessoria de imprensa, que ainda não sabe como controlará o público.
O coronel Jeferson Pereira, comandante metropolitano da Polícia Militar, disse que o ideal seria a transferência da festa. “Já tivemos sérios problemas em outras festas realizadas nesse local. O espaço é muito pequeno, não tem área de escape e é pouco iluminado”, comentou. A direção da Funjope se comprometeu, segundo Jeferson, a fazer intervenções na iluminação e ampliar de quatro para seis a quantidade de portões de acesso. “Vamos colocar quatro postos de observação no meio do povo e utilizar um efetivo de 80 homens”, concluiu.
portal Correio da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário