quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Lindemberg pede perdão para a mãe de Eloá em depoimento



Hélvio Romero/AE

"Lindemberg pediu perdão para Ana Cristina Pimentel"

Atualizado às 17h26.

S

ÃO PAULO - Lindemberg Alves pediu perdão em seu depoimento para a mãe de Eloá Pimentel, Ana Cristina Pimentel. O réu de 25 anos é acusado de matar a ex-namorada, Eloá, em outubro de 2008. 'Quero pedir perdão para a mãe dela em público, pois eu entendo a sua dor. Era muito amigo da família', falou o réu.

'Infelizmente foi uma vida que se foi, mas em alguns momentos levamos aquela situação como se fosse uma brincadeira', disse, afirmando que está falando a verdade.

De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, Lindemberg queria conversar sozinho com Eloá. 'Mandei os três (Victor Lopes, Iago Vilela de Oliveira e Nayara) saírem do apartamento, mas eles se recusaram', afirmou ele. 'Fiquei surpreso com a presença (deles) e a Eloá ficou assustada ao me ver'.

O acusado contou que não sabia o que fazer com a chegada da polícia ao local, pois ficou com medo. 'Quando a polícia chegou, fiquei apavorado. Não sabia o que fazer. Só não saímos pois tínhamos medo da reação da polícia', afirmou à juíza Milena Dias.

Lindemberg confessou ter atirado contra Eloá. 'Puxei a arma quando ela começou a gritar comigo, mentindo que não tinha ficado com o Victor', disse. 'Quando a polícia invadiu, a Eloá fez menção de levantar e eu, sem pensar, atirei. Foi tudo muito rápido'.

Sobre o disparo contra a amiga da menina, no entanto, Lindemberg disse não se lembrar. 'Não posso dizer se atirei ou não na Nayara. Eu não me lembro.'

O depoimento de Lindemberg Alves começou por volta das 14h30, no Fórum de Santo André, no ABC. O pronunciamento dele é aguardado desde 2008, já que o acusado de 12 crimes nunca deu sua versão sobre o caso.

Tenente - Mais cedo, o tenente Paulo Sérgio Schiavo disse que Lindemberg assumiu o crime. 'Estou vivo, estou vivo e consegui matá-la', foram essas as palavras que o réu de 25 anos teria dito de acordo com Schiavo, após a invasão policial do apartamento em que mantinha a ex-namorada e a melhor amiga dela, Nayara Rodrigues, como reféns.

Schiavo, policial do Gate, detonou a bomba no início do processo de invasão do cárcere pela polícia em 17/10/2008, depois de quase 100 horas. Ele disse que Lindemberg estava eufórico. 'Matei, matei', também teria dito após a invasão.

De acordo com o policial, houve um disparo dentro do cárcere, ele detonou a bomba para a invasão do apartamento e, depois, aconteceram mais disparos - ele próprio chegou a ver o réu disparar duas vezes a arma.

Previsto para ter duração de três dias - com início na última segunda até hoje - o julgamento já teve algumas tônicas.

Segundo dia. Ontem, o depoimento do negociador do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), capitão Adriano Giovanini, causou um choque de versões. Mais de três anos após a morte de Eloá, no ABC, ele continua a afirmar que um disparo no apartamento motivou sua invasão pela Polícia Militar. Sua versão diverge do que relatou a única testemunha ocular, a estudante Nayara Rodrigues da Silva, que alegou que Lindemberg só atirou após ação do Gate.

Na parte da manhã, os depoimentos que mais chamaram a atenção foram os dos irmãos da vítima: testemunharam o caçula, Everton Douglas Pimentel e Ronickson Pimentel dos Santos. Em ambos os relatos, os garotos ressaltaram a agressividade e o desequilíbrio de Lindemberg em querer a posse de Eloá. 'Uma pessoa dessas não pode ser considerada ser humano. Podem dizer que era trabalhador, não importa. Ele não é digno de estar na sociedade'.

Primeiro dia. Na segunda-feira, a principal testemunha foi a de Nayara, amiga de Eloá.

Emocionada ao relembrar da tragédia e mesmo confrontada pela advogada de defesa, Ana Lúcia Assad, ela garantiu que Lindemberg planejou o crime. Eloá 'não sairia de lá viva', segundo disse.

Foram ouvidos também os dois amigos de Eloá mantidos como reféns - Victor Lopes e Iago Vilela de Oliveira, ambos de 18 anos. Os dois confirmaram que Lindemberg tinha intenção de matar Eloá desde o início e relataram que foram agredidos pelo réu. Iago prestou depoimento na frente
do acusado e afirmou que ele se 'gabava do poder' que adquiriu ao invadir o apartamento, no ABC paulista.

FONTE:MSN Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário