quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cássio pede ao ministro da Integração conclusão de ações contra a seca


Divulgação/Assessoria
Senador se reuniu com ministro na noite de terça-feira
Em audiência na noite de terça-feira (24), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) pediu ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra , prioridade para a revitalização dos perímetros de irrigação de Condado e Sumé e a execução imediata das ações de combate à estiagem prometidas pela presidente Dilma Rousseff (PT) aos governadores nordestinos. No encontro, ele também reforçou pedido feito pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) sobre as obras de Camará e Pitombeiras.
“O Governo Federal precisa agir rápido, pois 65% dos nossos municípios já sofrem com a estiagem e as pragas no semiárido”, afirmou Cássio. O principal pleito do senador foi com relação à conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco, que conforme o senador somente com esta obra poderá ser resolvida em definitivo a questão da escassez de água para consumo humano.
Segundo informações da assessoria do senador , dos 223 municípios da Paraíba, 143 estão sofrendo impactos pela falta de chuva. A Operação Pipa do Governo Federal, ora administrado nos 143 municípios paraibanos exclusivamente pelo Exército, apresenta a seguinte situação: ativa a operação pipa em 66 municípios já com decretos de emergência, 37 em processo de decretação ( dos quais 14 ativos e 13 suspensos), 9 finalizadas, 22 suspensas a pedido do próprio município ou para atualização de documentos.
De acordo com o Ministério da Integração o programa Água para Todos terá R$ 799 milhões e novos prazos a serem cumpridos. Até junho serão beneficiadas famílias dos nove estados nordestinos (AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE) e de parte de Minas Gerais, também prejudicado pela seca. O objetivo é instalar 32 mil cisternas, 2.400 sistemas simplificados de abastecimento, 1.199 barreirose ainda 2.400 poços. Outros R$ 164 milhões serão aplicados na Operação Carro Pipa. Segundo dados da Defesa Civil Nacional, mais de 1.100 municípios deverão sofrer os efeitos da estiagem nos próximos meses.

 http://jornaldaparaiba.com.br/noticia/81787_cassio-pede-ao-ministro-da-integracao-conclusao-de-acoes-contra-a-seca

Nenhum comentário:

Postar um comentário