quarta-feira, 25 de abril de 2012

Vacinação contra gripes A e B começa em maio na PB, diz governo



Do G1 PB

A Secretaria de Saúde do Estado (SES) anunciou por meio de sua assessoria que no próximo dia 5 de maio inicia a campanha deste ano contra as Gripe A e B (os vírus Influenza A e B têm como diferença básica que o A ataca também outros animais, já o B, unicamente humanos). A campanha começará no município de Baía da Traição, às 9h, e se prolongará até o dia 25 de maio. Além dos grupos prioritários já definidos, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, profissionais da área de saúde, indígenas e maiores de 60 anos, o Ministério da Saúde incluiu mais um grupo, as pessoas privadas de liberdade.
A meta é vacinar 80% das 638.943 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.Também são prioritárias para receber a vacina as crianças de seis meses a menores de dois anos, mulheres gestantes, profissionais que trabalham na área da saúde, indígenas e pessoas com 60 anos ou mais. As pessoas privadas de liberdade serão vacinadas após o dia 25. "Recebemos as vacinas na última sexta-feira e nesta terça-feira (24) começamos a distribuição para todas as gerências regionais de saúde e para os municípios”, informou a chefe do Núcleo de Imunizações, Missânia Moreira.
Ela explicou que o Ministério da Saúde decidiu introduzir a população carcerária entre os grupos prioritários porque vive em ambientes fechados com agrupamento de pessoas. "O risco de contaminação nessa situação acaba sendo maior porque se um deles é contaminado, pode infectar todos os demais”, observou Missânia.
Em 2011, a SES conseguiu superar a meta passada pelo MS e vacinou 87,21% do público alvo da campanha. Apenas dois grupos tiveram vacinação abaixo da meta: os indígenas, que foram 78,68% vacinados, e as gestantes, que foram 60,74% vacinadas. "O Ministério da Saúde e a SES reforçam o apelo às gestantes para que participem da campanha porque são elas que mais resistem à vacinação. O Programa Nacional de Imunizações vem registrando que esse público ainda deixa de se vacinar e, por isso, está reforçando o convite”, enfatizou Missânia Moreira.
Gripe B
De acordo com o portal Saúde, do Governo Federal, o tipo B ocorre com menor frequência do que o tipo A, circula o ano todo, pode causar epidemias mais localizadas, porém, assim como o A, pode causar surtos.
A manifestação clínica da grande maioria dos casos tanto de Influenza A como de B, evolui sem complicações, com cura espontânea em 7 dias, no entanto, raros casos podem evoluir para insuficiência respiratória, pneumonia, septicemia e óbito.
A Gripe B ganhou maior notoriedade depois que a tripulante Fabiana dos Santos, que trabalhava como garçonete em um transatlântico, morreu, em 17 de fevereiro, no Porto de Santos, na Baixada Santista,. Ela tinha o vírus influenza B. O navio havia passado pelo Uruguai e pela Argentina, onde dez tripulantes também tiveram que ser levados a hospitais. Eles passaram por exames e foram liberados.

 http://g1.globo.com/paraiba/noticia/2012/04/vacinacao-contra-influenza-e-b-comecara-em-maio-diz-governo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário