quinta-feira, 9 de agosto de 2012

'Lutei para salvá-los', diz mulher que perdeu quíntuplos na Paraíba

Do G1 PB

Paraibana está grávida de quintuplos  (Foto: Reprodução/TV Paraíba)Paraibana perdeu quíntuplos
(Foto: Reprodução/TV Paraíba)
A agricultora paraibana Maria da Silva, de 40 anos, que estava grávida de quíntuplos, perdeu os bebês. A confirmação veio depois que três exames diferentes apontaram a impossibilidade de gerar as crianças. A mãe somente se convenceu que não teria mais os filhos após passar por três médicos de três cidades diferentes e todos confimarem o aborto.
A equipe de reportagem do G1 falou com a agricultora, que só divulgou a perda dos bebês nesta quarta-feira (8), quase duas semanas após a confirmação. Ela disse que toda a família está muito triste com a situação. "Fiz de tudo para salvar os meninos. Eu queria demais, meu esposo estava super entusiasmado e meu filho estava contente, mas Deus quis assim e eu só segurei por dois meses. Só nos resta aceitar", disse entristecida.
"O médico sempre me disse que seria muito difícil, que a gravidez só representa um risco para a minha saúde, mas eu entendia que se Deus mandou os cinco filhos para mim é porque ele sabia que eu teria condições de criar todos. Lutei para que eles nascessem. Mudei de cidade e tudo, mas não deu certo", relatou.
Segundo o médico que acompanha o caso desde o início, o ultrassonografista Ricardo Liberato, o que aconteceu foi que o útero não foi capaz de desenvolver a gestação. "Os cinco sacos gestacionais não se desenvolveram para embriões e isso tirou nossas esperanças de que a gestação prosseguisse", explicou.
"Desde o início eu expliquei que só tinha visto sacos gestacionais e não embriões formados. Fizemos todo o esforço, mas eu estava certo que seria impossível gerar as crianças. Para não termos problemas de saúde com a mãe, fizemos a curetagem. Já sabíamos que seria necessária a curetagem, mas esperamos passar dez semanas por cautela", disse. A curetagem é um procedimento médico de retirada do feto e de limpeza do útero.
Mulher descobre que está grávida de quíntuplos na Paraíba  (Foto: Reprodução/TV Paraíba)Agricultora já tem filho de 11 anos e não descarta
engravidar novamente (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Maria disse ter ficado muito contente quando descobriu a gravidez, que foi natural. A chegada das cinco crianças já estava sendo comemorada por toda a família. Maria da Silva mora na Zona Rural de Pombal, no Sertão da Paraíba. Ela é casada há 12 anos com Valmir Lima e já tem um filho, David Gomes, de 11 anos de idade. A gravidez veio depois que o casal decidiu ter o segundo filho. Após a primeira ultrassonografia, no dia 28 de junho, a mulher descobriu que seria mãe de mais cinco crianças.
O caso de Maria da Silva é considerado raro. De acordo com especialistas, a chance de uma mulher ficar grávida de quíntuplos sem nenhum tipo de tratamento artificial é de uma em 40 milhões. Maria deixou o hospital no dia 22 de julho depois de fazer a retirada dos fetos. Ela voltou para morar com o esposo e desde julho não volta ao médico. Passada a agitação que se tornou a vida da agricultora nos últimos dois meses, ela disse que está bem debilitada, mas que não descarta a possibilidade de engravidar novamente. "Será que vai vir mais de um de novo? Se fosse, era muita sorte", brincou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário