quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Servidores do TRE da Paraíba entram em greve por tempo indeterminado

Greve começou na segunda e categoria reivindica reajuste salarial de 31%.
Assessoria de imprensa do TRE-PB disse que serviços estão normais.


Servidores bloquearam entradas coms placas, faixas e correntes  (Foto: André Resende/G1)Servidores bloquearam entradas coms placas,
faixas e correntes durante paralisação no dia 15 de
agosto (Foto: André Resende/G1)
Começou na segunda-feira (27) a greve por tempo indeterminado dos servidores do Tribunal Regional Eleitoral na Paraíba. De acordo com Marcos Lopes, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado da Paraíba (Sindjuf-PB), 16 estados já aderiram ao movimento que tem caráter nacional.
Na manhã desta terça-feira (28) ocoordenador do Sindjuf-PB ainda não tinha o balanço com o número de servidores que havia aderido à greve. Segundo Marcos Lopes, alguns serviços como preparação de urnas, mesários e julgamentos de processos podem ficar prejudicados com a greve. A assessoria de imprensa do TRE-PB informou que as sessões estão acontecendo normalmente na Paraíba e que os servidores estão garantindo o efetivo de 30%, por isso os serviços estão funcionando.

O foco das reivindicações, segundo o sindicato, é o reajuste salarial de 31% . “O último Plano de Cargos e Salários foi aprovado pelo Congresso em 2006. Já são seis anos sem reajuste”, Marcos Lopes explicou que a categoria encaminhou para o Congresso, em 2009, um projeto de lei com os reajustes no Plano de Cargos e Salários. Segundo o coordenador do Sindjuf-PB, o projeto já foi aprovado pelo Superior Tribunal Federal (STF). Ainda na pauta de reivindicação nacional consta o pedido de realização de novos concursos.
Já sobre as reivindicações regionais, Marcos Lopes disse que a categoria levou ao Ministério Público Federal (MPF), denúncias de assédio moral que teriam acontecido na Paraíba. “O MPF vai apurar os casos”, explicou.
O coordenador geral do Sindjuf-PB explicou que a Paraíba conta com 2 mil servidores em três ramos, são eles Tribunal Regional Trabalho da Paraíba, Justiça Federal e Tribunal Regional Eleitoral. Até às 9h30 desta terça-feira (28), os servidores do TRT e Justiça Federal não haviam aderido à greve. O TRE tem no seu quadro de pessoal, segundo o Sindjuf-PB, 400 servidores. O sindicato disse que vai garantir o funcionamento de 30%.
No dia 15 de agosto, os servidores paralisaram as atividades por um dia. Em decorrência do movimento, os servidores bloqueraram as entradas do prédio do TRE-PB em João Pessoa, com faixas e correntes. Já no início de julho deste ano, os servidores do TRE da Paraíba realizaram uma paralisação de quatro dias durante o período de registro de candidaturas na capital. Chegaram a dificultar o processo, bloqueando a entrada dos partidos no fórum. Só após uma reunião com o juiz Fabiano Moura de Moura responsável pelo cartório eleitoral onde eram registradas as candidaturas, foi que concordaram em liberar o acesso dos candidatos.

fonte: g1 pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário