quarta-feira, 31 de julho de 2013

Polícia de PE apura denúncia de venda de bebês pela internet

Do G1 PE
Página intermedia suposta venda de bebês pela internet (Foto: Reprodução)Página intermedeia suposta venda de bebês pela internet
(Foto: Reprodução)
A Polícia Civil de Pernambuco começa a investigar, nesta quarta-feira (31), um suposto esquema de venda ilegal de bebês pela internet. A página foi criada, em Pernambuco, no início do mês, no Facebook. Lá, mulheres grávidas oferecem seus bebês a quem tem vontade de adotar por preços que variam entre R$ 7 mil e R$ 10 mil. As informações iniciais foram levadas à polícia pelo Ministério Público de Pernambuco.
O delegado do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) do Recife, designado para o caso, Ademir de Oliveira, contou que uma mulher interessada na compra trocou e-mails com uma das gestantes. "Soubemos de uma pessoa, que me parece que queria obter o bebê para adoção. Em certo momento, a mulher que ofereceu a criança falou em dinheiro, então ela denunciou", explicou Ademir.
O trabalho dos agentes pretende identificar as pessoas, chegar até elas e até as crianças e observar cada caso de negociação. A polícia vai analisar os diálogos entre as mães das crianças e as pessoas que pagariam as recompensas para avaliar se houve realmente o crime. O delegado informou ainda que o artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente fala que ofertar criancas para adoção com pagamento ou recompensa penaliza tanto a pessoa que oferece como quem paga pela criança. "A conduta criminal vem de ambas as partes", disse.
Ademir alerta à população que há um procedimento legal e seguro para adotar crianças, que investiga a vida das famílias em questão e descobre se a pessoa ou casal pretendendo adotar tem condições de sustentar um bebê. "Quando a pessoa utiliza um sistema não oficial, ela pode estar negociando com um pedófilo, um traficante de drogas, de pessoas. Queremos, com essa investigação, preservar estas crianças", afirmou Ademir.
A polícia ainda não pode afirmar se já houve alguma negociação realizada e concluída através da página na internet.

Polícia prende suspeito de estuprar filha por 10 anos em Campina Grande

 
g1 ´pb

Um feirante de 48 anos foi preso nesta terça-feira (30) em Campina Grande, suspeito de estuprar a filha de 17 anos há pelo menos uma década. Segundo a delegada Ana Gadelha, foram feitos exames periciais de conjunção carnal na vítima e a denúncia partiu de professoras que observaram o comportamento diferente da jovem. Um bilhete "amoroso" do pai também foi encontrado no quarto da adolescente.
A prisão aconteceu após mandado de prisão expedido pelo Juizado Especial da Violência Doméstica de Campina Grande e foi cumprido pela Delegacia da Infância e Juventude e Repressão a Crimes Contra a Infância e Juventude. Segundo a delegada, o Conselho Tutelar do município encaminhou a investigação para a Polícia Civil no dia 17 de julho.
“Temos informações de que essa menina era violentada desde os sete anos de idade. Ultimamente ela estaria insatisfeita com essa situação e passou a procurar ajuda com os professores e até com um irmão dela”, disse a delegada.
A garota foi ouvida na delegacia e encaminhada a exames periciais de conjunção carnal. “O mandado de prisão foi expedido na segunda-feira (29) e nós o cumprimos em menos de 24h após a determinação judicial”, informou Ana Gadelha.
O homem negou as acusações durante depoimento na 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Campina Grande, mas não soube explicar as intenções de um bilhete encontrado pelos policiais no quarto da filha, com os dizeres “Traga de volta a minha felicidade; o carinho, brincadeiras, amor e paz; o jeito moleca que você era”.
O preso foi encaminhado à Penitenciária Padrão de Campina Grande. A atual companheira dele também foi ouvida e liberada. “O próximo passo será localizar e ouvir a mãe dessa menina”, concluiu a delegada.

Cenário é de caos no dia seguinte ao 'tsunami' de Campo Grande, Rio

Renata Soares Do G1 Rio

lama em campo grande, rio (Foto: Renata Soares/G1)Moradores retiram lama de casas em campo grande, na Zona Oeste do Rio (Foto: Renata Soares/G1)
A manhã desta quarta-feira (31) foi de muito trabalho para os moradores da Estrada do Mendanha, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. No dia seguinte ao alagamento provocado pelo rompimento de uma adutora da Cedae, a população se esforça para reconstruir a área que ficou totalmente destruída. O cenário ainda é de caos, com lama e sujeira.
A comerciante Maria do Socorro, de 62 anos, é dona de um bar há 12 anos. Com a força da água, o estabelecimento desmoronou. "Uma parte minha morreu com tudo que foi destruído. Eu não tenho mais nada. A água levou minhas roupas, documentos e até dinheiro. Essa roupa que estou usando é doada. Eu espero que a Cedae resolva isso o mais rápido possível. Todos nós merecemos nossas vidas de volta", disse.
mapa_adutora_rio (30/7_14h) (Foto: Editoria de Arte / G1)
Moradora de Campo Grande há 13 anos, a dona de casa Marluce Ferreira tenta explicar o vazio que ficou no bairro. A casa dela foi totalmente destruída. "É terrível. Estou anestesiada. A ficha ainda não caiu. O dia seguinte bate uma tristeza sem tamanho. É a certeza de que tudo que você conseguiu com muita luta acabou. É uma sensação de vazio sem fim", disse a moradora que vivia com o marido e as filhas de 9 e 18 anos na casa.
"Na hora da água, eu e meu marido achamos que era uma forte tempestade. Só depois que percebemos que a adutora havia se rompido. A sorte é que as minhas filhas estão de férias na casa dos avós.", completou.
Morador da região há 7 anos, o funcionário público Francisco Carlos, de 46 anos, disse que perdeu a maioria dos móveis. Com a ajuda do amigo José, ele tenta retirar a lama que invadiu a sua casa. "Foi chocante. Um tsunami. Agora temos que começar tudo do zero. Nunca esperava viver isso. Dói nosso coração, disse o funcionário público que mora com a esposa e a filha de 25 anos.
Enterro de menina
O corpo da menina Isabella Severo dos Santos, de 3 anos, que morreu após o rompimento da adutora será enterrado nesta quarta (31) às 10h no Cemitério de Campo Grande.
Fernando dos Santos, pai da criança, ficou sabendo do ocorrido pela TV. "Eu vi o que tinha acontecido pela televisão. Quando eu e meu irmão fomos ver, soubemos que ela [Isabela] tinha ficado presa. Eles [bombeiros] tentaram reanimá-la o tempo todo, mas ela não aguentou. Minha filha ia fazer 4 anos no dia 17 de agosto. Ela era uma criança maravilhosa", disse o auxiliar de farmácia.
"A mãe dela contou que encheu tudo. Os vizinhos ajudaram e tentaram passar pelo muro, mas ele caiu", completou Fernando. (Veja ao lado o vídeo que mostra como ficou a casa de Isabela).
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, também lamentou a morte de Isabela. "Eu lamento profundamente o óbito da criança. Nós tentamos reanimá-la a todo o momento, durante o trajeto até o hospital. Ainda estamos vendo a dimensão do estrago", disse o coronel Sergio Simões, dos Bombeiros.
O rompimento ocorreu por volta das 6h na altura do número 4.500 da Estrada do Mendanha. Casas e carros ficaram destruídos com a força da água, lançada em um jato que alcançou 20 metros, de acordo com Marcos Djalma, tenente do Corpo de Bombeiros. Ainda não há informação do que provocou o rompimento da adutora.
Diversas residências foram alagadas, com a água chegando a 2 metros de altura em alguns pontos, de acordo com moradores. Muitas pessoas ficaram ilhadas. Segundo o secretário de Defesa Civil do município, Márcio Motta, pelo menos três quarteirões foram isolados.
Ao todo, segundo a Defesa Civil municipal, a inundação deixou 70 desalojados e 72 desabrigados. Dezessete casas desabaram. As famílias estão sendo levadas para o HotelOn, com custos pagos pela Cedae. Dois inquéritos foram abertos para investigar o rompimento.
Interior de uma casa acumulou entulhos arrastados pela água após o vazamento de uma adutora na Estrada do Mendanha, em Campo Grande (Foto: Jadson Marques/Estadão Conteúdo)Interior de uma casa acumulou entulhos arrastados pela água (Foto: Jadson Marques/Estadão Conteúdo)
Adutora se rompeu em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)Imagem mostra jato d'água formado com rompimento da adutora no Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)

Depois de Soledade, mais um município da PB pode ter prefeito cassado


Depois de Soledade, mais um município da PB pode ter prefeito cassado
Depois de Soledade, mais um município da PB pode ter prefeito cassado; gestor fez doação indevida de escrituras
foto reproducao pb agora


Justiça julga nesta quarta cassação do prefeito de Curral de Cima

O prefeito de Curral de Cima, Nadir Fernandes da Silva (DEM), é acusado de distribuir promessas de doação de imóveis dias antes da eleição municipal de 2012. Ele foi reeleito com uma diferença de pouco mais de 200 votos e, nesta quarta-feira (31), o processo que pede a cassação do diploma do prefeito será julgado na 60ª Zona Eleitoral, em Jacaraú.

A eleição em Curral de Cima teve uma diferença de 256 votos. Acontece que o prefeito Nadir distribuiu, na semana da eleição, cerca de 200 documentos, registrado em cartório, onde prometia entregar casas para as pessoas ‘contempladas’ pela prefeitura, mas o recado dado aos eleitores é que eles só receberiam o imóvel caso a reeleição do prefeito fosse garantida.

O documento distribuído para população aponta que o prefeito, que tentava garantir a reeleição na época, decidiu implantar na reta final da campanha eleitoral o ‘Programa de Habitação Rural’ e com a justificativa do programa saiu distribuindo as escrituras para população carente do município.

A acusação foi protocolada na Justiça pelo candidato de oposição, ex-presidente da Câmara Municipal, Totó Ribeiro (PSD). O oposicionista alega que o uso da maquina administrativa interferiu diretamente no resultado das eleições da cidade.

De acordo com o Tribunal regional Eleitoral Paraíba, o processo que pede a cassação do prefeito Nadir será analisado nesta quarta em Jacaraú.

Com uma população predominantemente rural, Curral de Cima está localizada na micro região do Litoral Norte há 78 Km de João Pessoa.



PB Agora

terça-feira, 30 de julho de 2013

Governo trabalha para melhorar índices do IDHM

 Governo trabalha para melhorar índices do IDHM
FOTO REPRODUCAO PB AGORA

Os dados da pesquisa do “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”, divulgados nessa segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre os Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), revelam que a Paraíba ocupa a 23º posição no ranking, com indicador de 0,658, considerado de nível médio. Na última pesquisa, divulgada em 2003, o Estado obteve índice de 0,382, o que revela um aumento de mais de 70% nos últimos anos.


Para elevar a posição atual da Paraíba, o Governo do Estado tem adotado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), ações que visam garantir programas de renda atrelados à segurança alimentar e nutricional.


A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos de Meneses, destacou que os dados são positivos, mas precisam ser melhorados. “Estamos trabalhando para a construção de uma Paraíba melhor, com programas de renda que garantem o desenvolvimento da população, baseado em políticas públicas. Estas melhorias que estamos implantando agora só serão sentidas a alguns anos”, frisou.


Ela ressaltou ainda que para se calcular o IDHM são considerados três indicadores: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda).


Avanços na Paraíba – Nos últimos dois anos, além do incentivo na área da educação com a construção de escolas e o ensino integral pelo Governo do Estado, a segurança alimentar compõem uma das iniciativas que contribuem para assegurar uma vida melhor à população.


Dessa forma, foram entregues à população dois restaurantes populares: um em João Pessoa, no bairro de Mangabeira e outro em Campina Grande, no Centro da Cidade. Ao todo, são mantidos pelo Governo do Estado quatro equipamentos que ofertam, de segunda a sexta-feira, 3,5 mil refeições diárias, no valor de R$ 1,00.


Também na área de segurança alimentar, a Paraíba, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), ampliou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa existia em 14 municípios e está sendo implantado em 127 cidades, alcançando 2.199 agricultores familiares e 1.816 entidades que prestam assistência social a pessoas em estado de carência alimentar. Nesse programa, toda a produção comprada do pequeno agricultor é doada para pessoas em insegurança alimentar.


O programa de cisternas, que leva água para o semiárido, é outra ação em parceria com o Governo Federal que garantirá, em 35 municípios atingidos pela seca, a construção de cerca de 15 mil cisternas. Dessas, cinco mil foram entregues à população até este mês de julho.


Emprego e renda – O Abono Natalino também foi implantado pelo Governo do Estado como uma forma de garantir ao usuário do Bolsa Família uma renda a mais para auxiliar a população, em um investimento de mais de R$ 16 milhões, com cerca de 500 mil pessoas beneficiadas.


Na área de emprego e renda, o Projovem Urbano-Juventude Cidadã oferta cursos profissionalizantes em nove áreas. Na Paraíba, estão sendo beneficiadas cerca de 7 mil pessoas entre 18 e 29 anos de idade, em mais de 80 municípios paraibanos. A nova etapa do programa acontecerá ainda neste segundo semestre.


< span style="color: #000000;">A Sedh, por meio do Sine -PB, também ampliou a quantidade de empresas cadastradas, possuindo hoje mais de 2.500 na base cadastral. Além dessa ampliação, foram inaugurados, no exercício de 2012, dois novos postos do Sine, sendo um em Pombal e outro no Conde. As cidades de Guarabira e João Pessoa ganharam novas sedes, totalmente equipadas para melhor atender a população.


Pacto social – O Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba – Contrapartida Solidária 2013 contempla a área da saúde. Para essa versão, o Governo do Estado está destinando um investimento na ordem de R$ 100 milhões.


CSUs – Outras ações como melhorias nos Centros Sociais Urbanos (CSUs) atendem a população com cursos profissionalizantes, esporte para crianças e adolescentes e grupos de idosos. Foram realizadas reformas e recuperação dos prédios em um investimento de mais de R$ 2 milhões em parte dos 16 CSUs distribuídos no Estado, que atendem juntos a mais de 35 mil pessoas.


Também foi totalmente recuperado o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), localizado em João Pessoa, que atende a mais de 70 idosos.


Ainda na área da pessoa idosa, tem o Programa Cidade Madura, um projeto pioneiro no Brasil, que será construído em João Pessoa e Campina Grande. O projeto é um condomínio inteiramente projetado com as necessidades específicas voltados para a terceira idade. O idoso pagará um aluguel social simbólico no modelo de locação social.




Secom E pb aGORA

Cinco pessoas são detidas após furtarem 50 kg de alimentos no Agreste

Assessoria do 10° BPM
Grupo roubou pacotes de arroz, feijão, leite, macarrão e outros
Policiais do 10º Batalhão conseguiram deter um quinteto na noite desta segunda-feira (30) acusados de furtarem quase 50 kg de alimentos da Creche Municipal Profª. Socorro de Fátima Cavalcante Viana, localizada no município de Remígio, no Agreste.
De acordo com a polícia, três adolescentes invadiram a creche e conseguiram levar os alimentos. Eles foram apreendidos por roubo e tem idade entre 14, 15 e 16 anos. Também foram presos uma mulher de 49 e um homem de 37 anos que estavam esperando do lado de fora. O casal foi detido acusado de receptação.
Foram recuperados pela polícia, 5kg de arroz, 9 pacotes de 500g de macarrão, 25 kg de açúcar, 30 caixas de leite em pó, 7 kg de feijão, 10 caixas de achocolatado e 9 pacotes de cereal infantil.
O grupo foi encaminhado para delegacia da cidade.
 PORTAL CORREIO

'Era maravilhosa', diz pai de criança que morreu após adutora se romper

Mariucha Machado Do G1 Rio
Pai de mneina Isabela, de 3 anos  (Foto: Mariucha Machado/G1)Pai de menina Isabela, de 3 anos
(Foto: Mariucha Machado/G1)
Muito abalado e chorando, Fernando dos Santos, pai da menina Isabela Severo dos Santos, de 3 anos, que morreu no alagamento provocado pelo rompimento de uma adutora no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, disse que ficou sabendo do ocorrido pela televisão.
"Eu vi o que tinha acontecido pela televisão. Quando eu e meu irmão fomos ver, soubemos que ela [Isabela] tinha ficado presa. Eles [bombeiros] tentaram reanimá-la o tempo todo, mas ela não aguentou. Minha filha ia fazer 4 anos no dia 17 de agosto. Ela era uma criança maravilhosa", desabafou o auxiliar de farmácia, que acrescentou ainda que os vizinhos tentaram resgatar a menina:
"A mãe dela contou que encheu tudo. Os vizinhos ajudaram e tentaram passar pelo muro, mas ele caiu", completou Fernando. (Veja ao lado o vídeo que mostra como ficou a casa de Isabela).
mapa_adutora_rio (30/7_14h) (Foto: Editoria de Arte / G1)
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, também lamentou a morte de Isabela. "Eu lamento profundamente o óbito da criança. Nós tentamos reanimá-la a todo o momento, durante o trajeto até o hospital. Ainda estamos vendo a dimensão do estrago", disse o coronel Sergio Simões, dos Bombeiros.
O rompimento ocorreu por volta das 6h na altura do número 4.500 da Estrada do Mendanha. Casas e carros ficaram destruídos com a força da água, lançada em um jato que alcançou 20 metros, de acordo com Marcos Djalma, tenente do Corpo de Bombeiros. Ainda não há informação do que provocou o rompimento da adutora.
Acordei ao escutar um barulho muito forte no telhado. Em seguida, as paredes começaram a se destruir. A gente estava no segundo andar e a força da água arrastou a gente para o outro lado da rua. Nós paramos em frente à casa do vizinho"
Agilson da Silva Serpa, mecânico
Diversas residências foram alagadas, com a água chegando a 2 metros de altura em alguns pontos, de acordo com moradores. Muitas pessoas ficaram ilhadas. Segundo o secretário de Defesa Civil do município, Márcio Motta, pelo menos três quarteirões foram isolados.
Ao todo, segundo a Defesa Civil municipal, a inundação deixou 70 desalojados e 72 desabrigados. Dezessete casas desabaram
'Acordamos com as paredes caindo'
"Estava dormindo e acordei ao escutar um barulho muito forte no telhado. Em seguida, as paredes começaram a se destruir. A gente estava no segundo andar e a força da água arrastou a gente para o outro lado da rua. Nós paramos em frente à casa do vizinho", disse o mecânico Agilson da Silva Serpa, que sofreu um ferimento no joelho.
A dona de casa Juliana Lemos conseguiu socorrer os quatro filhos. "Meus filhos estão bem, estavam todos dormindo. Acordamos com as paredes caindo. Eu só tive um ferimento no pé", afirmou ela, que foi atendida na ambulância do Corpo de Bombeiros.
Carros e ambulâncias dos quartéis de Campo Grande e Santa Cruz estão no local. Um bote salva-vidas ajuda no resgate de moradores. Equipes da Defesa Civil municipal e agentes da Polícia Militar também foram enviados.
Em entrevista à GloboNews, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, disse que a corporação vai avaliar os danos causados pela água.
"Nosso trabalho tem sido para retirar pessoas de dentro de casa em razão da grande extensão do alagamento. Estamos trabalhando em conjunto com o Departamento de Engenharia da Defesa Civil da cidade para fazer as avaliações e as extensões dos danos causados nas casas que foram destruídas ou danificadas", explicou Simões.
Interdição e falta de luz
A Estrada do Mendanha foi interditada na altura da Rua Marcolino da Costa e o trânsito era desviado pela Estrada do Pedregoso. De acordo com a Light, empresa responsável pelo fornecimento de energia, após o rompimento da adutora a luz foi desligada por questões de segurança na região.
Técnicos da Cedae realizam manobras para evitar o desabastecimento na Zona Oeste e em outras regiões da cidade após o rompimento da adutora Henrique Novaes. No entanto, a concessionária faz um apelo para os moradores economizarem água.
O diretor de operações da Cedae, Jorge Briard, informou que a empresa vai ressarcir integralmente todos os moradores. Equipes de assistência social estão no local para realizar o cadastro dos desabrigados.
"A preocupação principal é o atendimento às pessoas. A Cedae já consegue redistribuir a água para outras adutoras para que não haja desabastecimento. O problema não é recorrente, não há estatística de vazamento de grande porte na adutora, isso foi um acidente pontual. Técnicos estão no local para recolher material e analisar o que provocou o rompimento", explicou Briard.
Interior de uma casa acumulou entulhos arrastados pela água após o vazamento de uma adutora na Estrada do Mendanha, em Campo Grande (Foto: Jadson Marques/Estadão Conteúdo)Interior de uma casa acumulou entulhos arrastados pela água (Foto: Jadson Marques/Estadão Conteúdo)
Adutora se rompeu em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)Imagem mostra jato d'água formado com rompimento da adutora no Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)

Funeral de noiva morta em festa pré-nupcial nos EUA será em igreja onde ela casaria

á em igreja onde ela casaria

Brian Bond e Lindsey Stewart se casariam em duas semana
Brian Bond e Lindsey Stewart se casariam em duas semana Foto: Reprodução / Facebook
Extra

O funeral de Lindsey Stewart, a noiva morta durante a festa pré-nupcial em Nova York, será na mesma igreja onde ela se casaria. A lancha onde a moça de 30 anos celebrava com o noivo e amigos se chocou contra outra embarcação, na sexta-feira passada. Mark Lennon, de 30 anos, o padrinho do casamento, também morreu no acidente.
De acordo com o site New York Daily News, o funeral de Lindsey será nesta quinta-feira. Ela e Lennon foram lançados na água quando a lancha se chocou. Os dois estavam na parte da frente da embarcação. O corpo de Lindsey foi encontrado no sábado, e o de Lennon no domingo.
O noivo, Brian Bond, de 35 anos, sobreviveu ao acidente. Ele fraturou o glóbulo ocular e precisou passar por uma cirurgia, nesta segunda-feira.
- Ele acabou de perder todo o mundo dele. Nós temos dois velórios e dois funerais para ir agora - lamentou Jean Bond, a mãe de Brian, bastante emocionada. - Nós temos nosso filho no hospital e perdemos uma filha ao mesmo tempo. E mais um amigo muito próximo.
A polícia acusa o condutor da lancha, Jojo John, de 35 anos, de ser culpado do acidente. Ele estaria dirigindo embriagado.

Criança fica ferida durante briga entre a mãe e o padrasto em João Pessoa

IMAGEM REPRODUCAO INTERNET
Do G1 PB
Um casal foi autuado na madrugada desta terça-feira (30) após atingir com um pedaço de pau uma criança de 6 anos na cabeça durante uma briga. A confusão aconteceu no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. De acordo com o delegado Manoel Idalino, plantonista da 1ª Delegacia Distrital, onde o caso foi registrado, a mãe e o padrasto da criança estavam embriagados e não tiveram a intenção de acertar o menino a princípio.
Ainda de acordo com o delegado, a criança não teve ferimentos graves, mas o casal foi autuado e o caso será encaminhado para o Conselho Tutelar que responde pelo bairro de Cruz das Armas.
“Aparentemente, nenhum nem outro tinham a intenção de atingir a criança. Mesmo assim, tivemos que fazer a autuação e vamos encaminhar o caso para o Conselho Tutelar competente para estudar melhor o histórico de vida da criança, da mãe e do padrasto dela, se há histórico de violência, por exemplo. Além da violência física, ficou comprovada a violência psicológica causada pela briga do casal”, completou.
O casal até as 6h estava sendo ouvido na delegacia. “Após pegarmos o depoimento deles, vamos liberar e o caso será investigado pelo Conselho Tutelar que vai decidir quais as medidas adotar com relação ao menino”, finalizou Manoel Idalino.

Adutora se rompe e alaga casas em Campo Grande, Zona Oeste do Rio

Do G1 Rio
Adutora se rompeu em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)Adutora se rompeu em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)
Uma adutora de água se rompeu na Estrada do Mendanha, na altura do número 4.500, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, por volta de 6h desta terça-feira (30), alagando casas e arrastando veículos na região. Segundo moradores, a água atingiu até dois metros dentro das residências e muitos ficaram ilhados.
De acordo com os bombeiros, há feridos no local. Uma criança recebeu massagem cardíaca porque havia engolido muita água. Ela foi encaminhada para o Hospital Rocha Faria. Até as 8h20, não havia informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Carros e ambulâncias dos quartéis de Campo Grande  e Santa Cruz foram para o local. Um bote salva-vidas ajuda no resgate dos moradores. Equipes da Defesa Civil municipal e agentes da Polícia Militar também estão no local.
Mapa rompimento adutora em Campo Grande  (Foto: G1)
Em entrevista à Globo News, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, disse que a corporação vai avaliar os danos causados pela água.
"Nosso trabalho tem sido para retirar pessoas de dentro de casa em razão da grande extensão do alagamento. Estamos trabalhando em conjunto com o Departamento de Engenharia da Defesa Civil da cidade para fazer as avaliações e as extensões dos danos causados nas casas que foram destruídas ou danificadas”, explicou Simões.
Interdição e falta de luz
A Estrada do Mendanha foi interditada na altura da Rua Marcolino da Costa e o trânsito era desviado pela Estrada do Pedregoso. De acordo com a Light, empresa responsável pelo fornecimento de energia, o rompimento da adutora causou pane em linhas de transmissão da rede e várias ruas da região estão sem luz.
Por volta das 8h, duas após o rompimento, ruas ainda estavam inundadas em Campo Grande (Foto: Mariucha Machado/G1)Por volta das 8h, duas após o rompimento, ruas
ainda estavam inundadas em Campo Grande
(Foto: Mariucha Machado/G1)
A Cedae enviou uma equipe de manutenção para providenciar o reparo e uma outra equipe para fazer análise de danos para que as pessoas possam ser ressarcidas de qualquer prejuízo. Segundo a concessionária, técnicos desligaram a tubulação, fizeram a manobra e a pressão da água deve diminuir gradativamente.
Ainda não há informações do que provocou o rompimento da adutora. Por volta das 8h, duas após o rompimento, ruas no entorno da Estrada do Mendanha, estavam inundadas.
Casa ficou destruída com a força da água (Foto: Reprodução/TV Globo)Casa ficou destruída com a força da água (Foto: Reprodução/TV Globo)
Morador no meio do alagamento em Campo Grande, na Zona Oeste  (Foto: Reprodução/TV Globo)Morador no alagamento em Campo Grande, na Zona Oeste (Foto: Reprodução/TV Globo)

Segurança Pública recebe mais de R$ 7 milhões de investimentos em equipamentos

Secom-PBPM com novos equipamentos
PM com novos equipamentos
 O governador Ricardo Coutinho entregou, na tarde desta segunda-feira (29), mais de R$ 7 milhões de investimentos em viaturas, armamentos e equipamentos para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A entrega foi realizada durante solenidade no Parque Sólon de Lucena, no Centro de João Pessoa, e fez parte da política de modernização da Segurança Pública em todo Estado.

Ricardo falou dos investimentos realizados pelo Governo da Paraíba nos últimos dois anos e destacou o trabalho das forças de segurança na redução dos indicadores da criminalidade. “Estamos trabalhando de maneira conjunta. Criamos onze unidades de policia solidária, que é um outro viés da nossa intervenção. Estamos aproximando a polícia das nossas comunidades, particularmente aquelas que possuem os indicadores mais altos de criminalidade. A diminuição da violência nessas comunidades com UPS são maiores do que no restante das outras comunidades”, ressaltou o governador.

Para a Polícia Militar foram entregues 50 novas viaturas equipadas com celas para reforçar o policiamento nos bairros e comunidades, dois ônibus e três micro-ônibus para o transporte de efetivo. Além dos veículos, a corporação também foi contemplada com três equipamentos elétricos de locomoção, os chamados Segways, que serão utilizados para o policiamento na orla, inclusive com rondas pela areia com o objetivo de prevenir roubos e furtos. Os investimentos na Polícia Militar estão orçados em mais de R$ 3 milhões. Outros R$ 3 milhões foram investidos na compra de munições não-letais e uniformes para todos os policiais militares.

O comandante da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, revelou que os investimentos realizados pelo governo do Estado deram uma nova cara a corporação. “Temos uma nova polícia, com fardamentos, equipamentos de proteção individual, viaturas climatizadas e acima de tudo respeito da autoridade constituída pelo povo da Paraíba em suas ações legais”, enfatizou o comandante da PM.

Já  o Corpo de Bombeiros recebeu fardamentos, coturnos e equipamentos para resgate em altura, investimentos na ordem de R$ 1,4 milhão. “Com essa entrega de hoje aumentamos a capacidade de fazer resgates em edifícios e abismos com mais de 200 metros de altura, o que nos possibilita uma nova dimensão para as atividades de salvamento”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro.

Para o Secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, o governo tem investido em equipamentos, melhorando a infraestrutura e, consequentemente, as ações das forças de segurança da Paraíba. “A Polícia e o Corpo de Bombeiros estão cada vez mais bem equipados em termos de logística necessária para realizar o trabalho pautado em metas, que buscam resultados efetivos para o povo”, apontou o secretário.
Novas viaturas da PMFoto: Novas viaturas da PM
Créditos: Secom-PB

Novos Policiais A entrega dos equipamentos acontece uma semana após o Governo formar mais 272 novos policiais militares, que passaram por um período de 10 meses de treinamento antes de irem às ruas. Com eles, já são mais de 800 soldados nomeados em apenas dois anos e meio.
Polícia SolidáriaO Governo vem implementando desde 2011 a filosofia de Polícia Solidária na rotina da Segurança Pública, buscando aproximar mais a polícia da comunidade. Ao longo desse período, foram inauguradas 11 Unidades de Polícia Solidária, sendo nove em João Pessoa e duas em Campina Grande. Dentro desse contexto, foram capacitados 1.900 profissionais da área de segurança pública para atuar e promover a lógica do policiamento comunitário, que busca estabelecer uma relação de confiança dos moradores com os policiais. As UPS garantem a presença da polícia dentro da comunidade, realizando o policiamento e desenvolvendo projetos sociais com crianças e adolescentes.
Novas armas foram apresentadasFoto: Novas armas foram apresentadas
Créditos: Secom-PB

portal correio

Microempresário constrói o próprio túmulo, para não "enfrentar fila" para ser enterrado

Ibiara AgoraManoel Ferreira visitanto o túmulo
Manoel Ferreira visitanto o túmulo
Um microempresário do município de Ibiara ( na região do Vale do Piancó, a 452 quilômetros de João Pessoa), investiu R$ 1 mil numa pequena construção que tem certeza que terá serventia a alguns anos. Aos 52 anos, Manoel Ferreira Neto, construiu seu próprio túmulo no apertado cemitério da cidade, que tem pouco mais de 4 mil habitantes.
Ele tem suas explicações. O pai, já falecido há anos, tem um túmulo e é sempre usado por familiares que morrem. Como a família é grande, Ferreira teme "enfrentar fila" e ter seu corpo levado para outra cidade, longe dos parentes já sepultados.  O microempresário queria um espaço "exclusivo", para "evitar confusão" com outros integrantes do clã Ferreira.
Municípios vizinhos enfrentam problemas de superlotação em seus cemitérios. Em Itaporanga o cemitério desde o ano passado enfrenta problemas para encontrar vagas.
Feita em cerâmica, decorada com jarros e objetos em bronze e medindo 1m20 de largura por 2m20 de comprimento, a construção surgiu após Manoel Ferreira assistir um crescimento veloz de sua família. “Minha família é grande. Tenho muitos irmãos, sobrinhos e primos. Temos um túmulo no cemitério da cidade onde meu pai está enterrado, mas se na hora de eu morrer tenha falecido outro parente?”, questiona. Ele conta que é uma questão de precaução.
Manoel Ferreira, que trabalha na construção e reparos em sepulturas há mais de 15 anos, explicou que queria erguer o túmulo ainda em vida. “O espaço foi construído do jeito que queria, pra quando eu morrer descansar em paz. Estava começando a ficar preocupado para quando minha morte chegar eu ser enterrado em outro cemitério, que não fosse na minha cidade. Aproveitei o terreno abandonado há anos no cemitério municipal e fiz a construção do túmulo”, disse.
Ferreira sempre faz, rotineiramente, uma visita semanal à sua "futura morada". Contratou uma pessoa para conservar as flores que plantou e que enfeitam os jarros do "endereço" dos seus restos mortais.
Acostumado a trabalhar com túmulos, o microempresário deixa claro que não tem medo da morte e tem a certeza que viverá mais algumas décadas. “Não tenho vício nenhum. Gozo de plena saúde. Ainda vou dar um pouco de trabalho para a morte”, brinca Manoel Ferreira.
Manoel Ferreira visitanto zelando a sepultura Foto: Manoel Ferreira visitando zelando a sepultura
Créditos: Ibiara Agora

fonte portal correio
 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Ecossistema equilibrado contribui para evitar ataques de tubarões na PB

Do G1 PB
Características geográficas diferentes e um ecossistema mais equilibrado, estão entre uma série de condições costeiras que contribuem para que não sejam registrados ataques de tubarões no litoral da Paraíba, é o que diz o professor do departamento de Sistemática e Ecologia  da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ricardo Rosa.
Para Ricardo, que trabalha com o estudo de arraias desde 1979 e com tubarões desde o início da década de 90, a existência de um maior número de estuários, canais profundos próximos da costa, águas mais turvas, maior número de banhistas expostos e grandes alterações ambientais, como o Porto de Suape, são fatores que favorecem a interação negativa entre banhistas e tubarões no estado de Pernambuco, mas são aspectos locais e que não estão presentes no litoral paraibano.
“Na Paraíba não há registro científico, mas há um registro histórico de um ataque na praia do Bessa há muito tempo e desde então nunca mais foi registrado qualquer ataque de tubarão nas praias paraibanas”, disse.
De acordo com Ricardo Rosa, os tipos mais comuns e potencialmente perigosos, que podem ser encontrados no litoral paraibano, são o tubarão-tigre e os tubarões do gênero 'Carcharhinus', que incluem diversas espécies entre elas o galha-preta e o cabeça-chata. Ricardo lembrou ainda que o tubarão cabeça-chata é uma espécie comum a todo o litoral brasileiro, e tem preferência por águas salobras e turvas.
Apesar de haver uma diferença no ecossistema do litoral paraibano, já foram identificados problemas como  poluição e sobrepesca,  que vem fazendo com que tubarões de diversas espécies se encontrem sob o risco de extinção. Conforme o professor, uma pesquisa do Ministério do Meio Ambiente vem levantando dados sobre a questão da pesca predatória e ainda este ano deverá ser apresentado um plano de conservação, para adoção de medidas de preservação dos tubarões e arraias do litoral brasileiro.
Tubarão martelo é pescado no Litoral Sul da Paraíba. (Foto: Walter Paparazzo/G1)Tubarão martelo é pescado no Litoral Sul da
Paraíba. (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Recentemente um Tubarão Martelo fêmea ficou preso nas redes de pescadores, na praia de Jacumã, no Litoral Sul e foi arrastada para a praia, ela pesava cerca de 600 kg e estava grávida. Ricardo explicou que os tubarões dessa espécie são potencialmente perigosos, mas as fêmeas grávidas não comem nesse período e costumam se aproximar mais da costa quando chega a hora de parir. A pesca descontrolada de outros peixes, que são a base alimentar dos tubarões, também são prejudiciais pois deixam os animais sem alimentação abundante.
" A maioria das espécies já se encontram ameaçadas de extinção por causa da pesca, muitos tubarões também caem em redes e são levados pelos pescadores que vendem as barbatanas, já que a carne não tem muito valor comercial", completou Ricardo Rosa.

domingo, 28 de julho de 2013

HOMEM COMETE SUICIDIO POR ENFORCAMENTO NA CIDADE DE ESPERANÇA







Cidadão Esperancense comete suicídio por enforcamento,caso aconteceu em sua residência,localizada na Rua Castelo Branco,
um homem se suicidou-se nessa manhã na cidade de esperança,ele usou um tecido de um mosquiteiro e colocou sobre seu pescoço e o mesmo veio a falece de joelhos,ele fechou a porta e ligou a tv ate o momento o caro do IML,ainda não chegou no local,o local do suicida a policia esta no local pra preserva o local aonde tem dezenas de curiosos.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Travessia de pedestres na UFCG conta com semáforo com botoeira

foto reproducao pb agora

Travessia de pedestres na UFCG conta com semáforo com botoeira
 A Prefeitura de Campina Grande, através da Gerência de Operações de Trânsito da STTP, desde a última quinta-feira, 26, colocou em funcionamento mais um semáforo para pedestre com botoeira, somando quatro equipamentos em funcionamento por toda a cidade.

Desta vez, os alunos, professores, funcionários e demais pedestres que transitam pela Rua Aprígio Veloso, no trecho da UFCG, estão sendo beneficiados com a implantação do novo semáforo com botoeira e a revitalização de faixas de travessia.

Além de trazer segurança na travessia das pessoas, o semáforo inteligente consiste em um equipamento tradicional, mas que permanece verde para os carros durante o tempo mínimo de 30 segundos. Na hora da travessia, o pedestre aperta um botão e em instantes o sinal fica vermelho para os carros e verde para o pedestre, durante 15 segundos.

Para a implantação dos semáforos foram instalados braços, grupos focais e os controladores. Os outros equipamentos estão localizados nas ruas Venâncio Neiva (Calçadão), XV de Novembro, defronte ao Estadual da Palmeira (Anésio Leão), e na Rua Lino Gomes (Praça do Trabalho).

As pessoas que circulam no entorno da universidade vão encontrar educadores de trânsito que estão fazendo a campanha de ensinamento do uso da sinalização, além dos agentes de trânsito que estarão fazendo toda a orientação dos veículos.

Os benefícios com essa sinalização respondem ao Programa Municipal de Segurança Viária, que consiste na fluidez no trânsito associada à garantia na travessia protegida na faixa para os pedestres, e contempla dois projetos:

1) Área escolar - engenharia de tráfego (sinalizações horizontal, vertical e redutores de velocidade), educação de trânsito e reforço policial, com 26 escolas já atendidas;

2) Melhoria de Travessia - Avanço de calçada (Avenida Floriano Peixoto - Shopping Lindaci Medeiros), faixa de travessia de pedestre elevada, e semáforos com botoeira.

Para Vicente Rocha, superintendente da STTP, "a execução desses projetos dentro do Programa de Segurança Viária é de grande relevância, já que o principal objetivo é a segurança tanto do motorista como do pedestre”.

Durante uma semana, equipes de orientadores de educação de trânsito e agentes da STTP estarão orientando motoristas e pedestres sobre os novos equipamentos, que funcionam da seguinte forma: quando pressionado o botão de comando, o equipamento fica verde para travessia do pedestre e vermelho para os veículos.


Ascom e PB Agora

Ao som de sanfoneiros e com chuva de pétalas, Dominguinhos é enterrado

Do G1 PE
Grupo de sanfoneiros, músicos e familiares acompanharam sepultamento de Dominguinhos (Foto: Priscila Miranda / G1)Grupo de sanfoneiros, músicos e familiares acompanharam sepultamento de Dominguinhos (Foto: Priscila Miranda / G1)
Com uma chuva de pétalas de rosas, o cantor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, 72 anos, foi sepultado, pouco antes das 19h desta quinta-feira (25), no cemitério Morada da Paz,  em Paulista, no Grande Recife. Com a presença de um grande grupo de sanfoneiros, canções do próprio Dominguinhos também não faltaram. A cerimônia encerra as homenagens deste dia em que Pernambuco se despediu do sanfoneiro, que morreu na última terça-feira (23), em São Paulo, onde estava internado desde janeiro.
Filha do artista, Liv Moraes, a ex-mulher Guadalupe e o músico Cezzinha se emocionaram no momento do sepultamento. Fãs e amigos se apertaram no espaço montado no cemitério para ver, pela última vez, o caixão de Dominguinhos. Após a apresentação dos sanfoneiros, o toque de uma corneta anunciou o sepultamento. Pétalas de rosa caíram em cima do caixão e os presentes bateram palmas.
Policial militar se emociona durante o sepultamento de Dominguinhos (Foto: Priscila Miranda / G1)Policial militar se emociona durante o sepultamento de
Dominguinhos (Foto: Priscila Miranda / G1)
Velório na Alepe
O velório começou às 8h e foi até as 17h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ao longo de todo o dia, amigos, parentes e fãs anônimos foram se despedir do sanfoneiro. A estudante Melizia Soares acompanhou o início do cortejo. "Ele marcou a nossa vida, assim como Luiz Gonzaga. Meu pai e minha mãe sempre escutaram as músicas dele, vim dar adeus a esse mestre da sanfona", contou.
Uma das últimas a chegar à Alepe, a cantora Elba Ramalho ficou ao lado da filha de Dominguinhos, Liv Moraes, e no discurso fez questão de ressaltar as qualidades do artista. "Ele nunca me magoou e eu nunca o magooei. Isso é algo raro. Dominguinhos era como uma fonte de água cristalina. Ele deixa um legado de simplicidade, humildade e capacidade. Que Deus abençoe e que a Ave Maria esteja com ele".
O músico Geraldo Azevedo cantou 'Assum preto' e afirmou que Dominguinhos vai estar sempre perto dele. "Sempre fomos muito amigos. Ele é o exemplo maior do artista real, aquele sem volúpia, sem vaidades. Gravou com os grandes nomes da música brasileira. A alma dele, a obra e as músicas vão ficar para sempre".
Durante a cerimônia, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos também fez questão de prestar sua homenagem. "Dificilmente se encontra um artista tão importante com tanta simplicidade. Os artistas têm a capacidade de sobreviver além da vida que Deus nos dá", apontou o governador, lembrando ainda que o músico ajudou muitas pessoas em seu caminho.
A celebração de encomendamento do corpo foi celebrada pelo padre Josenildo Tavares. "Dominguinhos deixou sua marca no mundo, que foi a simplicidade e a humildade. Junto a Luiz Gonzaga, Sivuca e Marinês, imaginem que festa deve estar lá no céu", disse o religioso durante a celebração. O cortejo com o corpo do artista saiu da Alepe em carro aberto, em um veículo do Corpo de Bombeiros, acompanhado de cinco batedores da Polícia Militar.
Velório de Dominguinhos (Foto: Katherine Coutinho / G1)Velório de Dominguinhos no Recife reuniu artistas, fãs e parentes (Foto: Katherine Coutinho / G1)

Corpo de Dominguinhos segue para cemitério em Paulista, PE

Do G1 PE
Caixão de Dominguinhos deixa a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Foto: Chico Peixoto / Leia Já Imagens / Estadão Conteúdo)Caixão de Dominguinhos deixa a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Foto: Chico Peixoto / Leia Já Imagens / Estadão Conteúdo)
Uma despedida musical marcou o fim do velório do cantor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, 72 anos, na tarde desta quinta-feira (25), no Recife. Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, o sanfoneiro Cezzinha e vários outros artistas entoaram sucessos do pernambucano antes que o caixão fosse fechado e coberto com as bandeiras de Pernambuco e do Brasil. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa (Alepe), bairro da Boa Vista, no Centro da capital.
Ao som de "Gostoso demais" - conhecida pelo verso "Quando estou com você / Estou nos braços da paz" -, o caixão foi colocado sob aplausos e cantoria em um caminhão do Corpo de Bombeiros, na companhia de dois sanfoneiros, saindo em carro aberto para o cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O veículo saiu por volta das 17h.
Na saída, dezenas de fãs aplaudiram e tentaram tocar o caixão do músico. A Rua da Aurora, no Centro da capital, em frente ao prédio da Alepe, foi interditada para acomodar o público que acompanhava a despedida. Motoristas buzinaram para homenagear o artista.
Elba Ramalho e Liv Moraes, no velório de Dominguinhos (Foto: Katherine Coutinho / G1)Elba Ramalho e Liv Moraes, no velório de Dominguinhos
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
Música e orações
Antes do corpo deixar o plenário da Assembleia, familiares, amigos e sanfoneiros fizeram orações e cantaram os maiores sucessos do músico. A estudante Melizia Soares acompanhou o início do cortejo. "Ele marcou a nossa vida, assim como Luiz Gonzaga. Meu pai e minha mãe sempre escutaram as músicas dele, vim dar adeus a esse mestre da sanfona", contou.
A também estudante Rizolene Maria da Silva fez questão de se espremer em meio aos outros fãs para ver a saída do caixão. "Não poderia deixar de vir. Ele era um dos principais artistas nordestinos. Estou emocionada", disse. O agricultor Francisco Lima saiu de Carpina, na Mata Norte do estado, e chegou ao Recife por volta do meio-dia. "Ele representou principalmente o povo do interior. Contou nossa história pelo País afora", afirmou.
Uma das últimas a chegar à Alepe, a cantora Elba Ramalho ficou ao lado da filha de Dominguinhos, Liv Moraes, e no discurso fez questão de ressaltar as qualidades do artista. "Ele nunca me magoou e eu nunca o magooei. Isso é algo raro. Dominguinhos era como uma fonte de água cristalina. Ele deixa um legado de simplicidade, humildade e capacidade. Que Deus abençoe e que a Ave Maria esteja com ele". Ela ainda pediu permissão aos familiares e puxou um Pai Nosso e uma Ave Maria. A filha dele, que chorava muito, precisou ser amparada por parentes e amigos.
Geraldo Azevedo (Foto: Katherine Coutinho / G1)Geraldo Azevedo cantou 'Assum preto' e ressaltou exemplo
de Dominguinhos como artista sem vaidade
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
A compositora Haideé Camelo também usou o microfone e cantou a música que fez para o sanfoneiro, 'Seu Domingos'. "Gravei com Geraldo Lins e mandei para ele no ano passado. Ele me disse que tinha gostado muito". O músico Geraldo Azevedo cantou 'Assum preto' e afirmou que Dominguinhos vai estar sempre perto dele. "Sempre fomos muito amigos. Ele é o exemplo maior do artista real, aquele sem volúpia, sem vaidades. Gravou com os grandes nomes da música brasileira. A alma dele, a obra e as músicas vão ficar para sempre".
Da mesma geração de Dominguinhos, mestre Camarão também prestou sua homenagem ao amigo. "Ele deixou um legado. Um Dominguinhos, Gonzaga, Sivuca, não nasce todo dia. Eu comecei a tocar com ele no centenário do Araripe, em Exu (Sertão de Pernambuco). Acho que, da minha geração, restou apenas eu agora. É triste, ele era mais que um amigo, me despeço de um irmão", lamentou o sanfoneiro.
O cortejo com o corpo do artista saiu da Alepe acompanhado de cinco batedores da Polícia Militar. O sepultamento deve ocorrer no início da noite de hoje.
Multidão aguarda saída do caixão de Dominguinhos da Assembleia (Foto: Katherine Coutinho / G1)Multidão aguarda saída do caixão de Dominguinhos da
Assembleia (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Outras homenagens
Durante a cerimônia, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos fez questão de prestar sua homenagem. "Dificilmente se encontra um artista tão importante com tanta simplicidade. Os artistas têm a capacidade de sobreviver além da vida que Deus nos dá", apontou o governador, lembrando ainda que o músico ajudou muitas pessoas em seu caminho.
O presidente da Alepe, Guilherme Uchôa, explica que recebeu o corpo do músico durante a madrugada, por volta das 4h45. "Não poderíamos nos furtar a fazer essa homenagem ao grande Dominguinhos. A Alepe tem a obrigação, além de institucional... tem com o compromisso com a cultura pernambucana, pois foi ele quem levou Pernambuco para todo o Brasil, é obrigação de todos nós pernambucanos reconhecer sua importância", destacou.
Amigos e artistas também deram depoimentos sobre o músico durante a celebração religiosa. "Se uma palavra define Dominguinhos, essa palavra é simplicidade", definiu o sanfoneiro Waldonys. "Eu aprendi uma frase 'a semeadura é livre, a colheita é obrigatória'. A Dominguinhos, só temos uma coisa a dizer: obrigado. Ele foi muito importante em minha vida", disse o cantor e compositor Nando Cordel.
A celebração de encomendamento do corpo foi celebrada pelo padre Josenildo Tavares. "Dominguinhos deixou sua marca no mundo, que foi a simplicidade e a humildade. Junto a Luiz Gonzaga, Sivuca e Marinês, imaginem que festa deve estar lá no céu", disse o religioso durante a celebração. O padre convidou também todos os presentes para a missa de sétimo dia na Capela do Parque da Jaqueira, na segunda-feira (29), às 20h.
Amigo ao longo de quase toda a vida, o cantor Genival Lacerda estava muito emocionado. "Eu estou mais do que triste, a vida toda rezei por esse amigo. A gente perde não só o maior sanfoneiro do Brasil, mas o maior sanfoneiro do mundo, uma pessoa maravilhosa, um amigo, um irmão", lamentou.
Velório de Dominguinhos (Foto: Katherine Coutinho / G1)Velório de Dominguinhos no Recife reuniu artistas, fãs e parentes (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Histórico
O corpo foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo desde a madrugada de quarta (24) e partiu para o Recife às 23h10 do mesmo dia. O velório no Recife foi aberto ao público. O artista morreu aos 72 anos. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital Sírio Libanês, onde estava internado desde janeiro, o músico morreu às 18h da terça (23), em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Antes de ser transferido para a capital paulista, o artista esteve internado por um mês em um hospital do Recife.
saiba mais

Conheça a história de João Pessoa: uma morte que mudou os rumos de um Estado

foto reproducao pb agora

Conheça a história de João Pessoa: uma morte que mudou os rumos de um Estado
 João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, nasceu em Umbuzeiro, no dia 24 de janeiro de 1878 e morreu em Recife, 26 de julho de 1930. Há 83 anos, morria o governador da Paraíba e de acordo com alguns historiadores, sua morte teria sido uma das causas da Revolução de 1930 que depôs o presidente Washington Luís e levou Getúlio Vargas ao Poder.


O ex-governador da Paraíba de 1928 a 1930 foi também advogado. Era sobrinho de Epitácio Pessoa, presidente da República (1919-1922). Foi auditor-geral da Marinha, ministro da Junta de Justiça Militar, ministro do Superior Tribunal Militar.


Foi candidato em 1930 à vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas, mas perderam para à chapa governista, encabeçada por Júlio Prestes.

João Pessoa foi morto por seu inimigo político, João Dantas, na Confeitaria Glória, no Recife. Em sua homenagem, a partir do dia 4 de setembro de 1930, a capital do estado da Paraíba, antes denominada de Parahyba, passou a se chamar João Pessoa.


Filho de Cândido Clementino Cavalcanti de Albuquerque e Maria de Lucena Pessoa (irmã do ex-presidente da República Epitácio Pessoa), João Pessoa fez seus primeiros estudos em Umbuzeiro. Em 1889 foi levado para a cidade de Guarabira, no brejo paraibano, por sua tia paterna, Feliciana Cavalcanti de Albuquerque Paes Barreto casada com o capitão do exército Emílio Barreto.


Com a transferência do tio para o Rio de Janeiro foi morar na capital federal, mudando em seguida para o estado da Bahia4 . Em 1894, João Pessoa volta a Paraíba, ingressa no Lyceu Paraibano e incorpora voluntariamente no 27º Batalhão de Infantaria. Após várias mudanças, chega ao Recife onde graduou-se como bacharel em Direito na Faculdade de Direito do Recife em 19041 . Nessa mesma turma se formou Clodomir Cardoso (1879-1953), jurista e político maranhense. Passou algum tempo de sua vida nos estados do Rio de Janeiro e do Pará.

Em 1905 casa-se com Maria Luiza de Souza Leão Gonçalves, filha do senador, ex-governador e Desembargador Sigismundo Antônio Gonçalves


Foi assassinado por João Duarte Dantas, seu adversário político, jornalista, cuja residência fora invadida por elementos da polícia, supostamente a mando de João Pessoa, que culminou com a publicação nos jornais da capital do estado de cartas íntimas trocadas com a professora Anaíde Beiriz

No ano de 1997 as cinzas do presidente João Pessoa e de sua esposa, Maria Luíza, foram transportadas para a capital paraibana e colocadas em um mausoléu construído entre o Palácio do Governo e a Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba.


Pb agora com Wikipédia

Juíza proíbe passeatas para evitar exaltações na disputa de Soledade

FOTO REPRODUCAO ´PB AGORA

Juíza proíbe passeatas para evitar exaltações na disputa de Soledade
Novas eleições: justiça proíbe passeatas para evitar exaltações na disputa de Soledade

A juíza da 23ª Zona Eleitoral de Soledade, Barbara Bortoluzzi Emmerich, proibiu a realização de carreatas, passeatas, “buzinaços” e eventos assemelhados na BR-230, dentro dos limites da rua principal do município até as eleições, como forma de coibir o acirramento da disputa eleitoral e garantir a ordem pública no município durante campanha eleitoral pela Prefeitura.

Além disso, também proibiu a realização de propaganda eleitoral mediante uso de alto-falantes (carro de som ou sonorização fixa) a menos de 100 metros das sedes dos poderes Executivo e Legislativo, do alojamento da Polícia Militar, delegacia da Polícia Civil, dos hospitais, postos de saúde, das igrejas e escolas.

As vedações estão contidas na portaria 05/2013, divulgada ontem durante reunião entre a magistrada e o promotor eleitoral Arlindo Almeida da com os representantes das coligações que estão na disputa eleitoral pela Prefeitura do município, com o objetivo de disciplinar a propaganda eleitoral da eleição suplementar, que ocorrerá no próximo dia 1º de setembro, para escolha dos novos prefeito e vice-prefeito do município.

O candidato ou coligação que descumprir as determinações contidas na portaria da juíza Barbara Bortolluzzi, além da prática de crime de desobediência eleitoral, estará sujeito a uma multa de até R$ 5 mil. A punição será aplicada ao responsável pela divulgação da propaganda ou a realização do evento, bem como ao beneficiário, quando comprovado o prévio conhecimento.

A juíza alertou que não irá tolera propaganda que perturbe o sossego público e que impeça o direito de ir e vir dos cidadãos.

Segundo ela, os atos de propaganda eleitoral não podem sobrepor a outros direitos igualmente relevantes. E que repetidas vezes houve confusões, brigas e conflitos que impediram o livre acesso das pessoas e veículos na BR-230, dentro dos limites da rua principal de Soledade.

“Considerando o acirramento da disputa nesta Eleição Suplementar e que o município de Soledade é pequeno em sua zona urbana e que dois eventos no mesmo dia perturbam o sossego público, baixamos esta portaria contendo estas determinações”, argumentou a magistrada.

A portaria da juíza determina ainda que será estabelecido, durante todo período permitido para a propaganda eleitoral, um calendário de dias de eventos, sendo um dia para cada coligação. No dia do encerramento dos comícios, passeatas e carreatas - 29 de agosto -, as duas coligações poderão fazer eventos em lugares diferentes.

Apenas duas candidaturas estão na disputa pela Prefeitura de Soledade, uma considerada da situação e a outra da oposição. Pela situação, a candidata a prefeita é Vânia Maria Ouriques Leal Barros (Vânia de Ivanildo), tendo como candidato a vice José Alves de Miranda Neto, da coligação ‘Unidos pela Vontade do Povo’ (PT, PP, PMDB, PR, PTC, PV e PEN). Já pela oposição, o candidato a prefeito é o advogado Flávio Aureliano da Silva Neto (Flavinho), e a vice, Carlos Alberto Garcia Falcão (Beto de Manoca), da coligação ‘Soledade de Todos’ (PDT, PTN, PPS, DEM, PMN, PSB, PSDB, PSD, PCdoB e PT do B).

Serra da Raiz

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu ontem, por unanimidade, manter o registro de candidatura da prefeita de Serra da Raiz, Adailma Fernandes da Silva (DEM), afastando o alcance da aplicação da Lei da Ficha Limpa.

A Corte negou provimento a um recurso interposto por Airtom Ideão Leite, candidato derrotado ao cargo de prefeito do município de Serra da Raiz e por Selson Luis da Silva, candidato ao cargo de vereador do mesmo município, contra decisão do Juiz Eleitoral da 15ª Zona Eleitoral que julgou improcedentes Ações de Impugnação ao Registro de Candidatura ajuízados contra a prefeita eleita.

Os autores da ação alegavam que Adailma era inelegível pela Lei Ficha Limpa, por ter tido mandato cassado por prática de crime eleitoral relativo a eleição de 2004 e ter tido contas rejeitadas pelo Tribunal de Contra do Estado. Além disso, que o registro da candidata em substituição ao pai, Luiz Gonzaga Machado (PSD), na véspera da eleição, se caracterizava uma fraude eleitoral.

Suspensão

Um pedido de vista do desembargador Saulo Benevides adiou a conclusão do julgamento de uma representação que pode resultar na suspensão do programa partidário do PMDB neste segundo semestre, além da aplicação de multa as principais lideranças do partido.

A representação foi ajuizada pelo Diretório Estadual do PSB, com o argumento que houve prática de propaganda eleitoral antecipada por parte de integrantes do partido que apareceram nas inserções do PMDB, veiculadas no primeiro semestre, em prol do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, pré-canddiato do partido ao Governo do Estado.

O juiz Tércio Chaves de Moura, que também atua como relator do caso, votou pela procedência da representação, por entender que houve a prática de propaganda eleitoral antecipada e utilização indevida do espaço destinado a difusão do programa partidário para a realização de propaganda eleitoral fora do prazo. Os demais integrantes da Corte vão aguardar o voto vistas de Benevides.

Escola de juízes

Na sessão de ontem também houve a escolha dos juízes Eduardo José de Carvalho Soares e Rudival Gama do Nascimento, respectivamente, como diretor e vice-diretor da Escola Judicial Eleitoral da Paraíba (EJE-PB). Na mesma eleição também ficou decidido à prorrogação da permanência do juiz Sylvio Pélico Porto Filho na Ouvidoria do TRE-PB até o fim de seu mandato, em dezembro deste ano.

O mandato de diretoria da EJE é por um ano. O juiz Eduardo de Carvalho assume a EJE na vaga deixada pelo término do mandato do juiz Márcio Accyoli de Andrade. Vinculado à Presidência do TRE-PB, a EJE-PB tem como finalidades previstas em seu Regulamento Interno a capacitação de forma eventual e contínua de Magistrados, membros do Ministério Público e servidores da Justiça Eleitoral, a difusão do Direito Eleitoral e a realização de atividades de caráter socioeducativo.


CORREIO DA PB E PB AGORA

Casa visitada pelo Papa Francisco em Manguinhos foi de uma paraibana: 'Vou ser outra pessoa"

Internet
http://portalcorreio.uol.com.br/obj/73/122080,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0.jpg
Paraibana tem casa visitada pelo Papa Francisco
Um privilégio de poucos. Foi assim que se sentiu a paraibana Maria Lúcia dos Santos, quando o papa Francisco escolheu sua casa para visitar. Ela que mora no Rio de Janeiro há 38 anos disse que "nunca mais vou tirar da memória esse momento”.
A visita do papa foi à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro.
A paraibana ganhou um terço abençoado pelo pontífice. Em sua visita de pouco mais de uma hora à Varginha, ainda fez uma oração na igreja São Jerônimo Emiliani, logo na entrada da comunidade.
Com a residência tomada por vários jornalistas e fotógrafos do mundo todo, a dona de casa desabafou: "Agora eu preciso descansar”.
Maria Lúcia revelou que sua vida mudaria após essa visita. “Acho que depois disso a vida muda, não tem como não mudar. Vou ser outra pessoa", finalizou.

Portal correio