quarta-feira, 24 de julho de 2013

Em Soledade: vereadores travam guerra pela cadeira de prefeito


Em Soledade: vereadores travam guerra pela cadeira de prefeito
Vereadores do interior da PB travam guerra jurídica pela cadeira de prefeito e população fecha a BR 230 em protesto

No município de Soledade/PB vereadores travam uma verdadeira “guerra jurídica” pela cadeira de prefeito, após a cassação do Prefeito Zé Bento e da Vice Fabiana Gouveia pelo Tribunal Regional da Paraíba (TRE/PB)

A situação se agravou na manhã de hoje quando os vereadores da oposição deram posse ao vereador Genival Matias Neto (PT do B) e entraram no prédio da prefeitura com o argumento de que o vereador deveria ser o prefeito interino até a realização de novas eleições, previstas para setembro deste ano. Em razão da posse do prefeito interino, um grande tumulto foi iniciado em frente a prefeitura da cidade, com protesto de populares que não aceitaram o que consideraram uma manobra da oposição.

No início da tarde desta terça-feira (23), alguns populares decidiram fechar a BR 230 em protesto referente a insegurança jurídica que vive o município de Soledade.



Vereador Genival Matias Neto (PT do B) sentado no gabinete do prefeito (Foto:NettoLeite)





Br 230 - Alto São José - Soledade/PB



Entenda o caso



A confusão começou quando o juiz substituto do Tribunal de Justiça da Paraíba, Aluízio Bezerra Filho, concedeu liminar, no último dia 12, ao vereador Genival Matias Neto (PTdoB) e determinou a posse dele na presidência da Câmara Municipal de Soledade no lugar de Lourival Delfino (PTB), Mesmo havendo um Acórdão da 3ª Câmara do TJ/PB  que decidiu em favor de Lourival, mantendo - o no cargo de presidente do legislativo.

O vereador Lourival está no cargo interino, em razão de o ex-prefeito haver sido cassado desde 29 de junho. Apesar de Lourival possuir decisão transitada em julgado para ocupar o cargo, o vereador Genival reclama sobre sua legitimidade frente a prefeitura, e por outro lado, a possibilidade de Genival assumir prefeitura é questionada por Lourival, destacando que a liminar não pode mudar algo que já foi decidido.

Enquanto a batalha prossegue, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) marcou novas eleições para primeiro de setembro e enquanto o povo não decide quem é o novo prefeito na urna, o povo da pequena Soledade aguarda uma resposta sobre quem é de fato o chefe do Executivo.





Da Redação do PB AGora com Soledade Notícias

Fotos: Elias Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário