sexta-feira, 26 de julho de 2013

Travessia de pedestres na UFCG conta com semáforo com botoeira

foto reproducao pb agora

Travessia de pedestres na UFCG conta com semáforo com botoeira
 A Prefeitura de Campina Grande, através da Gerência de Operações de Trânsito da STTP, desde a última quinta-feira, 26, colocou em funcionamento mais um semáforo para pedestre com botoeira, somando quatro equipamentos em funcionamento por toda a cidade.

Desta vez, os alunos, professores, funcionários e demais pedestres que transitam pela Rua Aprígio Veloso, no trecho da UFCG, estão sendo beneficiados com a implantação do novo semáforo com botoeira e a revitalização de faixas de travessia.

Além de trazer segurança na travessia das pessoas, o semáforo inteligente consiste em um equipamento tradicional, mas que permanece verde para os carros durante o tempo mínimo de 30 segundos. Na hora da travessia, o pedestre aperta um botão e em instantes o sinal fica vermelho para os carros e verde para o pedestre, durante 15 segundos.

Para a implantação dos semáforos foram instalados braços, grupos focais e os controladores. Os outros equipamentos estão localizados nas ruas Venâncio Neiva (Calçadão), XV de Novembro, defronte ao Estadual da Palmeira (Anésio Leão), e na Rua Lino Gomes (Praça do Trabalho).

As pessoas que circulam no entorno da universidade vão encontrar educadores de trânsito que estão fazendo a campanha de ensinamento do uso da sinalização, além dos agentes de trânsito que estarão fazendo toda a orientação dos veículos.

Os benefícios com essa sinalização respondem ao Programa Municipal de Segurança Viária, que consiste na fluidez no trânsito associada à garantia na travessia protegida na faixa para os pedestres, e contempla dois projetos:

1) Área escolar - engenharia de tráfego (sinalizações horizontal, vertical e redutores de velocidade), educação de trânsito e reforço policial, com 26 escolas já atendidas;

2) Melhoria de Travessia - Avanço de calçada (Avenida Floriano Peixoto - Shopping Lindaci Medeiros), faixa de travessia de pedestre elevada, e semáforos com botoeira.

Para Vicente Rocha, superintendente da STTP, "a execução desses projetos dentro do Programa de Segurança Viária é de grande relevância, já que o principal objetivo é a segurança tanto do motorista como do pedestre”.

Durante uma semana, equipes de orientadores de educação de trânsito e agentes da STTP estarão orientando motoristas e pedestres sobre os novos equipamentos, que funcionam da seguinte forma: quando pressionado o botão de comando, o equipamento fica verde para travessia do pedestre e vermelho para os veículos.


Ascom e PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário