quarta-feira, 24 de julho de 2013

Em Noronha não há ataques de tubarões, saiba os motivos!

ter, 23/07/13
por Ana Clara Marinho | DO G1 PERNAMBUCO

Tubarões na Praia da Caieira (Foto:Leornardo Veras/Acervo Pessoal)
 Recife registrou nesta segunda (22), mais um ataque de tubarão, que levou a morte a turista de São Paulo Bruna Gobbi, 18 anos de idade. Em Fernando de Noronha é comum encontrar com tubarões nas praias, e por qual motivo não há registros de ataques na ilha? O engenheiro de pesca e especialista em tubarões, Leonardo Veras, analisou a situação. “Em Noronha estamos com o meio ambiente equilibrado, temos águas claras e os tubarões não identificam os seres humanos como alimento, não somos opções de cardápio”, afirmou.
Leronardo Veras faz palestras sobre tubarão (Foto: Paulo Ferreira/Divulgação)
Veras mora e trabalha com esses animais na ilha há mais de 20 anos. O pesquisador faz mergulhos para observação da espécie limão e tem mais de cinco mil registros fotográficos de tubarões em Fernando de Noronha, além de vídeos. Para o estudioso,  os casos ocorridos na ilha foram situações em que um pescador se acidentou ao tentar remover um anzol, e ainda há o resgistro de um mergulhador que puxou o rabo de um tubarão. “Essas são situações de defesa e não ataque do animal, e que resultaram em ferimentos leves ”,  avaliou.
Fêmea na Praia do Sancho (Foto: Leonardo Veras/Acervo Pessoal)
Segundo Leonardo, os tubarões encontrados com mais facilidade em Noronha  são das espécies limão, de recifes e lixa. “Quando se depara com o humano, a reação do animal é se esquivar, ele tem medo das pessoas”, explicou. E qual dica para quem der de cara com um tubarão em Fernando de Noronha? “O mergulhador deve manter a calma, observar e, se possível, tirar belas fotos”, concluiu Leonardo Veras.
As filhas de Leonardo, Nina e Elisa, mergulham com os tubarões (Foto: Léo Veras/Acervo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário