quarta-feira, 17 de julho de 2013

João Pessoa registra 26 mortes por leptospirose em sete meses de 2013

Do G1 PB
foto g1
João Pessoa já tem quase 30 casos de leptospirose confirmados apenas em 2013, segundo dados do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Prefeitura Municipal. Uma mulher morreu recentemente no Bairro dos Ipês e, com o diagnóstico confirmado, levou o número de vítimas fatais para 26 na capital, deixando a população preocupada com o contágio da doença, que é feito através da urina do rato.
Com o período das chuvas, os roedores aparecem com maior frequência, por causa da água de esgotos, de enchentes e o acúmulo de entulhos, aumentando a proliferação dos ratos e da contaminação da leptospirose. O Bairro dos Ipês e considerado o bairro com maior incidência da doença.
Eudilúcia Rodrigues, moradora do bairro e conhecida da última vítima, contou que não sabia que era essa doença da vizinha. "Achávamos que ela estava com dengue, mas o diagnóstico foi confirmado há pouco tempo e ficamos sabendo que foi a doença do rato”.
A Vigilância Ambiental e Zoonoses informou que vem fazendo ações nas áreas de risco, com o uso de raticidas nas áreas adequadas e de acordo com a necessidade de cada moradia. Nilton Guedes, gerente da Vigilância Ambiental explicou que além das medidas que estão sendo tomadas, “tem que haver uma conscientização por parte da população, para não deixar alimentos em locais abertos ou que apresentem facilidade para que o roedor pegue porque quanto maior a abundância de alimentos, maior será a reproduação do animal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário