quinta-feira, 21 de junho de 2012

Hospedagem alternativa é opção para turistas em festa junina na Paraíba

Rafael Melo Do G1 PB

 Fpt
foto: Reprodução G1
A cidade de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, recebe muitos turistas durante o mês de junho, época da maior festa da cidade, que são as festividades de São João. A organização estima que mais de dois milhões de pessoas passem pela cidade este mês. Com isso, boa parte dos hotéis da cidade fica lotada e saída para quem não conseguiu vaga é a hospedagem alternativa.
As hospedagens alternativas são casas de família em que os donos preparam o ambiente para receber os turistas. O atendimento é como de um hotel e muita gente gosta porque se sente em casa. Algumas casas oferecem até garagem para os hóspedes, além das refeições. É uma forma de atender à demanda de turistas que a cidade recebe no período e de algumas donas de casa ganharem um dinheiro extra.
A aposentada Amaires Clementino gostou da ideia e há muito tempo recebe os turistas na casa dela. Ela começa a preparar o local dias antes do início da festa para já está tudo pronto na chegada do São João. E o conforto é garantido, segundo ela. "Muitos já viraram amigos mesmo e a procura este ano está grande, o telefone não para", disse.
A prefeitura cadastra essas pessoas que desejam receber os turistas em suas casas e disponibiliza uma lista com os contatos delas. A hospedagem por três dias durante este fim de semana em um hotel da cidade fica entre R$ 300 e R$ 2 mil, de acordo com um levantamento feito pelo G1. De acordo com a organização da festa, o preço da hospedagem alternativa pode ficar até 60% mais barato.
As casas, pensões e apartamentos ficam localizados em vários bairros da cidade e em algumas cidades vizinhas como Lagoa Seca. São mais de 20 casas cadastradas no sistema. Há também a opção de alugar resiências inteiras para passar o período na cidade. A locação é realizada diretamente com o proprietário do imóvel.
A rede hoteleira da Rainha da Borborema tem 28 estabelecimentos e 2.568 leitos, mas o Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Campina Grande (SindCampina) divulgou que 90% dos leitos já estão ocupados. ‘De segunda a quinta, os estabelecimentos estão com cerca de 80% das vagas reservadas. Já aos finais de semana esse número sobe para 90%. Entre esses estabelecimentos estão os moteis, que também hospedam muitos turistas neste período junino’, disse Divaildo Bartolomeu, presidente do SindCampina.
A alternativa de utilizar os moteis como opção existe mesmo na cidade de Campina Grande. A gerente do Shop Motel, Vilany Dantas, disse que a procura está sendo grande no estabelecimento e que muitas famílias passam um fim de semana inteiro no local. "Nós até já formamos uma clientela com esse público. Muita gente até prefere o motel por ser mais reservado e confortável, para o descanso depois das festanças", disse Vilany.
Campina Grande se enche de turistas e hotéis já estão lotando (Foto: Rafael Melo/G1)Campina Grande se enche de turistas e hotéis já
estão lotando (Foto: Rafael Melo/G1)
A festa
O São João de Campina Grande é um dos mais tradicionais do Nordeste atrai muitos turistas. São 31 dias de festa em vários espaços e no Parque do Povo, que é chamado de Quartel General do Forró. São mil horas simultâneas de forró e 150 trios tocando o tempo inteiro. A festa acontece até o dia 1º de julho e a programação completa com todas as atrações está no site da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário