sexta-feira, 15 de junho de 2012

Secretária de Saúde promove Capacitação para agentes de saúde


Todos os anos 11 milhões de bebês morrem de causas diversas. É um número escandaloso, mas que vem caindo desde 1980, quando as mortes somavam 15 milhões. E reduzir a mortalidade infantil, é o compromisso da Gestão Esperança de todos, pensando nisso por iniciativa da Secretária municipal de Saúde, foi promovido na última quarta-feira (13), uma capacitação para os agentes de saúde sobre o manejo e fabricação da Multimistura.
Realizada no Centro Social Urbano João Paulo I, a capacitação reuniu um agente de cada PSF totalizando assim um número de 11 agentes que passarão a ser multiplicadores do que aprenderam por intermédio de Aparecida Nogueira que ministrou a capacitação.
Segundo a Secretária de Saúde Cecília Alexandre, a multimistura é considerada um suplemento ou complemento alimentar por conta do teor e da variedade dos nutrientes que possui, sendo assim utilizada para a recuperação ou reequilíbrio nutricional. Essas qualidades, aliadas ao seu baixo custo e simplicidade de preparação, têm sensibilizado diversas instituições sociais para a utilização dela no combate à desnutrição, principalmente infantil, e outros quadros de carências relacionadas à alimentação.
Ainda segundo a secretária, na primeira capacitação foram produzidos 70 kg da multimistura que serão distribuídas entre os postos de saúde.

Multimistura
A multimistura é feita com 30 kg de farelo de farinha de trigo, 30 kg de farelo de arroz, 15 kg de farelo de soja, 15 kg de farelo de fubá e 15 kg de farinha de trigo. Essa medida resulta em aproximadamente 320 saquinhos de multimistura. 

SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário