quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer morre aos 104 anos; obras do arquiteto famoso também embelezam a Paraíba

Arte/Portal Correiofotos reproducao
Oscar NiemeyerOscar Niemeyer é mais uma vez internado
Oscar Niemeyer
O arqueiteto, Oscar Niemeyer, morreu na noite desta quarta-feira (5) aos 104 anos, no Rio de Janeiro. Segundo o boletim médico ele morreu de insuficiência respiratória por volta das 21h.

O arquiteto carioca, que completaria 105 anos em 15 de dezembro, deu entrada no hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio, em 2 de novembro, a princípio para tratar de uma desidratação, em sua terceira internação no ano. Mais tarde, porém, Niemeyer apresentou hemorragia digestiva e houve piora em sua função renal. Na terça-feira (4), uma infecção respiratória levou a uma piora no estado clínico de Niemeyer.
Em outubro, ele havia ficado duas semanas no hospital também por causa de uma desidratação. Em maio, o teve pneumonia e chegou a ficar internado na UTI. Recebeu alta depois de 16 dias. Em abril de 2011, foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, ele ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária.
Veja trajetória de Oscar Niemeyer
A Paraíba também já teve monumentos arquitetônicos projetados pelo famoso arquiteto, Oscar Niemeyer. São eles: Estação Ciência Cultura e Artes em João Pessoa e em Campina Grande o Museu do Artista Popular, apelidado de ‘Museu dos Três Pandeiros’ que pertence a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Oscar NiemeyerFoto: Oscar Niemeyer/ Museu dos Três Pandeiros
Créditos: Arte/Portal Correio

 “Arquitetura é invenção. Tem que causar impacto e ter desafio. Quando me pedem um prédio público, por exemplo, procuro fazer bonito, diferente, que crie surpresa. Porque eu sei que os mais pobres poderão, ao menos, parar e ter um momento de prazer, de surpresa, ver uma coisa nova. É por esse prisma que a Arquitetura pode ser útil. As pessoas vão passar, olhar, gostar ou não, mas não vão dizer que viram algo parecido”, frase de Oscar Niemeyer.
Oscar NiemeyerFoto: Oscar Niemeyer/ Estação Ciência
Créditos: Arte/Portal Correio
Biografia
Nascido em 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer Soares Filho foi o principal arquiteto brasileiro da história.
Formou-se em arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes em 1934 e, dois anos depois, integrou a comissão criada para definir os planos da sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, com a supervisão do arquiteto suíço Le Corbusier (1887-1965).

Frases: 'Para mim o importante é a vida, conhecer as pessoas, haver solidariedade'

Entre 1940 e 1944, projetou, por encomenda do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek (1902-1976), o conjunto arquitetônico da Pampulha. As construções são um marco em sua obra, porque pela primeira vez utiliza superfícies curvas, explorando as possibilidades plásticas do concreto armado.

Em 1947, é convidado pela Organização das Nações Unidas a participar da comissão de arquitetos encarregada de definir os planos de sua futura sede em Nova York. Seu projeto, associado ao de Le Corbusier, é escolhido como base do plano definitivo.

Em 1956, o presidente da República, Juscelino Kubitschek, o convida a colaborar na construção da nova capital do Brasil, Brasília, cujo plano urbanístico é confiado a Lucio Costa. Em 1958, é nomeado arquiteto-chefe de Brasília, para onde se transfere e permanece até 1960.

Entre os projetos mais importantes de Niemeyer destacam-se o Parque Ibirapuera, em São Paulo, de 1951; a sede do Partido Comunista Francês, em Paris, de 1965; a Escola de Arquitetura de Argel, na Argélia, de 1968; o Memorial da América Latina, em São Paulo, de 1989; e o Museu de Arte Moderna, em Niterói, de 1996.
Casou-se pela primeira vez em 1928, aos 21 anos, com Anita Baldo. O casal teve uma filha, Anna Maria Niemeyer (1931-2012), que deu ao arquiteto cinco netos e treze bisnetos. Ficou viúvo em 2004 e, dois anos depois, casou-se com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira.
fonte portal correio
 http://portalcorreio.uol.com.br/noticias/cidades/gente/2012/12/05/NWS,217459,4,86,NOTICIAS,2190-ARQUITETO-OSCAR-NIEMEYER-MORRE-104-ANOS-VEJA-OBRAS.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário