sábado, 16 de março de 2013

Após cinco meses das eleições, Anderson Monteiro assume prefeitura da cidade de Esperança.



Cinco meses após a realização das eleições municipais, o prefeito eleito de Esperança, Anderson Monteiro (PSC), e a vice-prefeita Roxana Costa (PSC), foram diplomados e empossados ontem. Milhares de pessoas vestidas de verde saíram às ruas para comemorar, e acompanharam os diplomados durante todo o dia. Chorando, Anderson recebeu o diploma e confessou que jamais havia passado por momentos de tanta dor. “Foi um verdadeiro martírio, cinco meses angustiantes que nos maltrataram muito”, disse. 

Ele conclamou a população de Esperança para comemorar o início do seu governo. “Depois de tanto tempo é hora de festejar. Durante a campanha fomos perseguidos, chacoteados e humilhados por pessoas de má índole, mas triunfamos e agora vamos administrar essa cidade para todos, pois nunca fizemos política pelo poder, nem para dar ordens. Nosso ideal é a democracia”, destacou.

A diplomação ocorreu no final da manhã, no Forum Samuel Duarte. De lá ele saiu em caminhada pelas ruas da cidade, acompanhado de vereadores, e do pai, o deputado estadual, Arnaldo Monteiro, em direção à Câmara Municipal, onde às 13h30, ele fez o juramento e foi empossado.

 O presidente da casa José Adeilton da Silva presidiu a sessão. Além dele, estavam os vereadores Adijailson Costa, Joswaldo Ferreira, Edvandro Alves e Nielly dos Santos. De lá, ele seguiu para a Prefeitura Municipal, onde recebeu as chaves do prédio.

Anderson afirmou que sua primeira ação será sanar as irregularidades e as dívidas que irá encontrar na Prefeitura.

 “Quero saber como se encontra a máquina pública, e teremos que sanar as dívidas, que com certeza encontraremos. Mas nosso foco é trabalhar para quem mais precisa, os necessitados”, destacou. Em seu pronunciamento, Anderson disse que a eleição de Esperança deixou uma lição. 

“Essa eleição nos mostrou que aqueles que mais precisam são os que menos se vendem, aqueles que mais precisam, são os de retidão de caráter. E é pra eles que vou governar”, afirmou.

Diálogo com a Câmara - O prefeito informou que pretende manter diálogo com a Câmara de Vereadores, mesmo não tendo a maioria no legislativo. “Todo homem público tem que estar aberto ao diálogo, e todos nós, tanto eu como os vereadores, somos representantes eleitos para fazer o bem e promover o desenvolvimento de Esperança. Estarei aberto a conversar com todos”, disse.

O prefeito informou que não teme um recurso de seus adversários no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Só tenho temor ao Senhor Deus. Se quiserem recorrer que recorram. Eu nunca deixei de acreditar na nossa vitória jurídica. É um absurdo, um político ficar fora da vida pública por causa da doação de R$ 165,00. A lei de ficha limpa foi formulada pra tirar da vida pública quem não tem compromisso com o povo, quem é desonesto. Eu nunca cometi desonestidade, não tenho como ser condenado por isso”, frisou.

Seca preocupa gestor 

O socialista se mostrou preocupado com a situação de seca que o município de Esperança enfrenta, e se comprometeu a desenvolver ações estruturantes para amenizar a situação e dar condições para que a população da zona rural possa continuar trabalhando no campo.

“É uma realidade massacrante o que o morador da zona rural está passando. Esperança está sob decreto de calamidade pública, e é um absurdo a falta de ações voltadas ao homem do campo. Irei desenvolver ações, e não serão paliativas, não quero apenas atender com carros pipas, minha pretensão é dar condições para que eles desenvolvam suas atividades”, informou.

Os correligionários de Anderson o acompanharam por toda a cidade. “A Justiça foi feita. Ela tarda, mas não falha. Ninguém estava mais agüentando viver com essa indecisão”, disse Maria do Socorro Andrade, que vestida de verde, levou as duas filhas para a caminhada.

O aposentado Antonio Silveira também comemorou a posse do mais novo prefeito da cidade. “Ele vai fazer muito por todos nós. Saí de casa para mostrar a ele, o quanto estou feliz e espero que ele faça por nós, os pobres”, avisou.

Arnaldo: “Momentos angustiantes”

Arnaldo Monteiro acompanhou de perto a diplomação e posse do filho e lembrou do sofrimento da família, desde o momento do indeferimento do registro de candidatura. “Eu nunca havia passado momentos tão angustiantes, nunca tinha enfrentado na vida a dor de ver um filho passando por todo esse sofrimento, por ter feito uma doação que teve um excesso de R$ 165,00, um erro meramente formal. A justiça não poderia tirar da vida pública um jovem como ele. Tudo foi corrigido com a decisão do TRE”, destacou.

Ele frisou que não irá interferir na gestão do filho, mas estará sempre ao seu lado para oferecer ajuda. “Tenho certeza que ele e sua vice farão um governo de transparência”, disse. A vice-prefeita Roxana Costa, que é farmacêutica, revelou que pretende colaborar com o Governo, e que pretende desenvolver ações na área da saúde.

Trâmites necessários

O juiz Jailson Suassuna que, até ontem, estava como titular da Comarca de Esperança disse que apesar da insegurança vivenciada pela população da cidade, todos os trâmites judiciais foram necessários para que as dúvidas pudessem ser esclarecidas. “Houve toda uma expectativa desde outubro, uma insegurança, mas se fez necessária, as decisões precisam ser tomadas com calma, não poderia passar por cima do tramite legal”, avaliou. Ele disse anda que a decisão do TRE em não determinar uma nova eleição foi acertada. “Foi a melhor saída. Na eleição de outubro não ouve mácula, o resultado foi proclamado e Anderson obteve mais de 50% dos votos. Uma nova eleição agravaria ainda mais essa situação vivenciada pelo município”, avaliou.

Fonte:  Jornal Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário