terça-feira, 19 de março de 2013

Criança sofre queimaduras após ingerir suco na Paraíba, diz polícia

Do G1 PB
Irritação no buço do garoto
foto reproducao portal correio
imagem reproducao internet
Um menino de 7 anos apresentou queimaduras na região labial após ingerir um suco de uva da marca Ades na noite desta segunda-feira (18). A informação foi confirmada pelo delegado Magno Toledo, plantonista da 9ª Delegacia Distrital, em João Pessoa, onde o caso foi registrado. “Quando a mãe deu o suco ao filho, com duas horas depois ele apresentou a queimadura. Ela contou que só fez associação entre a queimadura e a ingestão do suco dessa marca após ler uma notícia semelhante no G1”, disse o delegado. A assessoria da Ades infrmou que o problema se restringe a um lote específico do suco de maçã.
Magno Toledo afirmou ainda que o menino estava normal. “No entanto, pedi para que a mãe fizesse exames no Instituto de Medicina Legal, porque se queimou os lábios, e se essa queimadura foi causada pela ingestão do suco, certamente comprometeu outros órgãos da criança, como o esôfago, por exemplo”, acrescentou.
O delegado Magno Toledo informou que o caso será investigado pela 3ª Delegacia Distrital. “Um inquérito será aberto para apurar se a criança teve essa queimadura, cuja dimensão vai ser apontada pelos exames, por causa do suco ou não", finalizou.
Apesar disso, através de nota, a Unilever, que tem respondido pela Ades sobre o assunto, comunicou que o problema de qualidade limita-se a 96 unidades de Ades sabor maçã, 1,5 litros, lote AGB25, produzidas na linha TBA3G na fábrica de Pouso Alegre e distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. A assessoria informou ainda que já tomou conhecimento do caso paraibano, mas que não há comprovação de que o suco de uva tenha causado problemas.
A gerente de alimentos da Vigilância Sanitária da Paraíba, Raquel Ataíde, disse que um comunicado foi enviado a todos os estabelecimentos do estado para que retirem das prateleiras todos os produtos da marda Ades. "Nós estamos cumprindo o que manda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que determinou a suspensão da comercialização de todos os produtos dessa marca".
Segundo ela, nesta quarta-feira todos os estabelecimentos serão notificados para que retirem das prateleiras os produtos Ades. Caso isso não ocorra, os donos de supermercados e estabelecimentos comerciais receberão desde advertência até multas que serão avaliadas pelo setor jurídico da Anvisa.
Raquel Ataíde disse que ainda desconhecia o caso, mas considerou provável a possibilidade de a criança ter tido queimaduras por conta da ingestão do suco. "Inicialmente, apenas os lotes do suco de maçã apresentaram problemas. Depois, consumidores de outros estados começaram a se queixar de queimaduras com a ingestão de sucos de outros sabores da marca Ades. Por isso, eu considero bastante procedente tal possibilidade", afirmou.
A gerente de alimentos da Agevisa disse ainda que os produtos só passarão a ser vendidos nos estabelecimentos e supermercados paraibanos após análise feita pelo Laboratório de Saúde da Paraíba. "Iremos verificar o PH desses produtos. Quando sair o resultado dessas análises, que ainda não temos previsão, é que podemos dar o nosso parecer para a comercialização desses produtos ou não", acrescentou.
Orientações ao consumidor
A gerente de alimentos da Agevisa explicou ainda é que o consumidor não consuma nenhum produto da marca Ades. "Nós fazemos a nossa parte. No entanto, é superimportante que as pessoas sigam as recomendações dos órgãos de saúde e não consumam nenhum produto dessa marca. Essa é a única maneira segura que o consumidor tem para evitar acidentes alimentares", declarou.
Raquel Ataíde enfatizou ainda a importância de as pessoas que se sentirem prejudicadas pelo consumo dos produtos da marca Ades levar uma amostra para a Vigilância Sanitária do estado. "Para fazermos uma análise melhor e, assim, adotarmos as providências mais cabíveis", finalizou.
Nota da Unilever Brasil
Na data de ontem, 18.3.13, a ANVISA publicou a Resolução RE 1005, em que decidiu de forma preventiva suspender a produção de novas unidades de ADES na linha TBA3G, uma das 11 linhas de fabricação de ADES. A ANVISA também suspendeu a distribuição, comercialização e consumo de todos os lotes fabricados nesta linha TBA3G, identificados com as iniciais AG.
A Unilever informa que:
(i)                 o problema de qualidade, já informado ao público em 13.3.13, limita-se a  96 unidades de Ades sabor maçã, 1,5 litros, lote AGB25, produzidas na linha TBA3G na fábrica de Pouso Alegre;
(ii)               desde o dia 13.3.13, nenhum produto fabricado na linha TBA3G foi distribuído ao mercado. A linha encontra-se inativa;
(iii)             já identificou a causa do problema de qualidade e implementou as medidas corretivas correspondentes;
(iv)              já iniciou o cumprimento das determinações da ANVISA publicadas no dia de hoje, incluindo a retirada do mercado das unidades produzidas na linha TBA3G;
(v)                está colaborando com a ANVISA com o fornecimento de todas as informações necessárias para a revogação da interdição cautelar que possibilitará o retorno da fabricação na linha TBA3G, bem como a liberação para a distribuição, comercialização e  consumo dos lotes de ADES com iniciais AG (exceto AGB25);
(vi)              todos os demais produtos ADES não correspondentes aos lotes com iniciais AG permanecerão no mercado, encontrando-se em perfeitas condições para consumo.
Estamos seguros de que nossa plena colaboração com as autoridades pertinentes resultará em uma rápida solução para o benefício do consumidor.
Unilever Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário