quinta-feira, 14 de março de 2013

Capitania dos Portos alerta: ondas gigantes deverão atingir litoral paraibano até esta quinta

Raffael Camelo.
A Capitania dos Portos da Paraíba alertou que as ondas gigantes, de aproximadamente 2,5 metros, deverão atingir o litoral paraibano até esta quinta-feira (14). A previsão é do serviço meteorológico marinho da Marinha do Brasil.
Desde esta terça-feira (12), o mar está agitado e provoca grandes ondas em parte do litoral paraibano. O fenômeno foi registrado nas praias de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco, em João Pessoa, além de Baia da Traição, no Litoral Norte.
Os navegadores devem ficar em alerta para os ventos fortes e a agitação marítima que vêm sendo registrados nas praias paraibanas. A ressaca do mar provoca ondas de cerca de 2,5 metros.
Na Baia da Traição, os moradores ficaram assustados com a força do mar. Praças foram inundadas e as águas atingiram ruas da cidade. Moradores disseram que alguns barcos que estavam atracados não suportaram os ventos fortes e viraram. Ninguém ficou ferido.
Ondas atingiram praças da Baia da TraiçãoFoto: Ondas atingiram praças da Baia da Traição
Créditos: Paulinho Hudgens Barreto
Na praia de Manaíra, na Capital, ondas violentas chegaram até o asfalto. Apesar de ser um espetáculo bonito de se ver, a ressaca provocou susto em pessoas que estavam no local e transtornos aos motoristas e comerciantes.
A ressaca é a chegada de ondas violentas à costa e começa quando rajadas de vento fazem subir o nível do oceano e aumentam, já em mar aberto, o tamanho dos vagalhões. Impulsionada por correntes marítimas, a massa de água caminha com velocidade crescente até encontrar o litoral.
Ao chegar à praia, o mar agitado inunda a faixa de areia e as ondas quebram bem próximas da orla. A força da ressaca costuma alagar avenidas e danificar construções à beira-mar - há também relatos de banhistas tragados pelo mar e levados para longe da praia pelas fortes correntes marítimas.
Uma das ruas alagadas na Baia da TraiçãoFoto: Uma das ruas alagadas na Baia da Traição
Créditos: Adriana Lino

Fonte Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário