terça-feira, 12 de março de 2013

CINEMAS DE ESPERANÇA

foto reproducao internet


Esperança viveu o auge dos cinemas. Esta arte, que está um pouco esquecida hoje em dia, já lotou salas de projeção por todo o país e fez a alegria de muita gente.
A nossa primeira experiência se deu com o Cine Ideal, uma iniciativa do Sr. Inácio Rodrigues de Oliveira. Passados alguns anos, ele encerrou as atividades e repassou todo o equipamento, dedicando-se exclusivamente ao seu ofício de Delegado de Polícia.
O Cine São Francisco, pertencente a seu Titico Celestino, sucedeu o Cine Ideal na Rua Manuel Rodrigues, vizinho ao Comercial Santa Terezinha, de seu Lita.
Inaugurado em 13 de maio de 1945 com a película “Sargento York”, contava com um sistema de som (que irradiava música para toda a cidade, especialmente música clássica) e de luz próprios. Mas exibia filmes em salas separadas, onde a segunda assistia as imagens invertidas, a preços populares. E assim permaneceu durante mais de duas décadas.
Na época o equipamento vinham do Rio de Janeiro, mas isso nunca foi nenhum empecilho para seu Titico, que além de projetista era também mecânico, confeccionando também as peças de modo artesanal, quando o maquinário apresentava algum problema. Tudo isso para que não faltasse nenhuma exibição.
Mas o cinema também foi palco de grandes apresentações. Artístas como Cauby Peixoto, Núbia Lafayete, Luiz Gonzaga e Marinez promoveram seus show com muito glamour.
E assim permaneceu durante mais de duas décadas.
Em 31 de dezembro de 1959, era inaugurado o Cine São José, na Rua Manuel Rodrigues, onde atualmente é o Banco do Brasil, exibindo o filme “Ali-Babá e os 40 ladrões”.
As suas instalações eram super modernas, com sessões diárias e matinês aos Domingos. Os filmes vinham de Recife para Campina Grande, e as dificuldades para serem exibidas numa cidade pequena eram enormes, pois só podiam permanecer em cartaz por quinze dias.
Até o ano de 1966 foi administrado pelo Sr. José Pereira da Silva, quando então passou a pertencer ao grupo empresarial Luciano Wanderley, que dirigiu até junho de 1983, data em que foi arrendado a um senhor conhecido apenas por “Kodak”, da cidade de Sapé.
O Cine São José descerrou definitivamente suas portas em 1984, e foi demolido em 1987.
Nos anos 90 não tivemos cinema no termo técnico da palavra. Com a popularização do videocassete, algumas pessoas passaram a projetar imagens através de uma lente de aumento à frente de uma televisão e refletindo em uma tela de zinco. Estes funcionaram durante algum tempo, mas se rederam ao sistema vídeo digitais.
Hoje em nossa cidade não existe nenhuma sala de projeção, para a tristeza dos amantes da sétima arte.

Rau Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário