Rômulo Gouveia disse que piloto esqueceu de acionar o trem de pouso.
Perito diz que só se posiciona sobre o caso após o laudo.

Segundo o tenente-coronel Luiz Cláudio Veloso Gonçalves, perito integrante da comissão do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), não é possível confirmar a informação até a conclusão do laudo pericial. “É possível que tenha havido falha humana ou do equipamento. Ele arremeteu na primeira tentativa e aconteceu o acidente na segunda, é possível que ele tenha esquecido de acionar o trem de pouso ou que o equipamento não tenha funcionado. Podemos afirmar que houve uma aterrissagem sem trem de pouso, isso é fato e não depende de análise. Não podemos adiantar nada até a conclusão do relatório. A comissão de investigação é multidisciplinar e além do que vimos, ouvimos e fotografamos durante a perícia, o piloto deve ser ouvido ainda por psicólogo e médico. As conclusões serão divulgadas no relatório final”, afirmou Veloso.
De acordo com Rômulo Gouveia, o piloto esqueceu de acionar o trem de pouso da aeronave. Na avaliação do vice-governador, se de fato tivesse acontecido um problema técnico o piloto deveria ter comunicado o fato aos passageiros, destacou que eles estavam sem cinto de segurança e também que o pilote deveria ter tentando falar com a torre de comando. “Na primeira tentativa no pouso, ele arremeteu por causa dos ventos fortes. Ele havia feito o procedimento normal de baixar o trem de pouso, então arremeteu e recolheu o trem. Na segunda tentativa, ele esqueceu de acionar”, afirmou o vice-Governador. Segundo a Secretaria de Comunicação da Paraíba, o governo ainda não tem conhecimento do teor do laudo pericial realizado na aeronave, e por isso não confirma a versão apresentada por Rômulo Gouveia.
Conforme o vice-Governador Rômulo Gouveia, apesar da experiência do piloto que possui três mil horas de voo com o modelo Sêneca que guiava no dia do acidente, houve um incidente humano comum. “É natural que ele estava nervoso porque era seu primeiro voo com o Governador. Se houvesse algum problema técnico, ele não poderia ter pousado, deveria retornar para João Pessoa, consumir o máximo de combustível possível, acionar o Corpo de Bombeiros para prestar socorro e evitar a possibilidade de incêndio, acionar o sistema de espumas e então pousar de barriga. Naquela pista não havia estrutura física para isso”, explicou Rômulo Gouveia.
O avião bimotor pertencente ao Governo da Paraíba foi retirado da pista no último sábado (26), após a perícia da Aeronáutica. Com o auxílio do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Campina Grande, todo o combustível foi retirado do tanque da aeronave ainda no sábado, para evitar risco de incêndio. O modelo continua guardado em um galpão no Aeroclube de Campina Grande e deve ser transportado para João Pessoa, segundo o chefe da Casa Militar, coronel Fernando Chaves.


Segundo o coronel Fernando Chaves, Chefe da Casa Militar, órgão responsável pela manutenção do avião pertencente ao Governo do Estado, o bimotor Sêneca não está atualmente em condição de uso, sofrendo avarias na hélice e no trem de pouso, e foi removido da pista. Todo o combustível foi retirado e a aeronave será transportada para João Pessoa.
Segundo o coronel, o piloto Nilton já tem mais de três mil horas de voo com o modelo de aeronave que se envolveu no acidente com o governador da Paraíba. A perícia foi concluída no mesmo sábado e deve ser emitido um relatório final em até um ano.
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