segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

De férias na PB, professora da UFSM lamenta tragédia com estudantes

Do G1 PB

Cleuza Alonso, professora aposentada da UFS, passou a manhã inteira acompanhando notícias das vítimas (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)Cleuza Alonso, professora aposentada da UFS, passou a manhã inteira acompanhando notícias das vítimas (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
De férias na Paraíba, Cleuza Alonso, professora aposentada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Rio Grande do Sul, lamentou a tragédia que matou cerca de 230 pessoas e deixou mais de 100 feridos, a sua maioria alunos da UFSM. Hospedada há 15 dias na praia de Camboinha, em Cabedelo na Grande João Pessoa, Cleuza Alonso cancelou sua programação de férias para acompanhar o noticiário “Passei a manhã inteira assistindo às notícias pela TV, ainda estou muito abalada emocionalmente. Senti como se fosse com filhos meus”, comentou.
Cleuza Alonso, que também exerce a função de coordenadora educacional da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), afirmou que mesmo sem conseguir identificar nenhum dos nomes divulgados, acredita ter muitos alunos conhecidos da Ulbra em meio à tragédia. “Consegui reconhecer nomes de algumas famílias, mas não identifiquei ninguém especificamente. Apesar de ser aposentada pela [Universidade] Federal, tenho relações muito próximas com os alunos de lá. Busquei informações pontuais pelas redes sociais, para saber o estado de pessoas que conhecia. Muitos universitários estavam na festa, que era promovida por alunos de Agronomia da UFSM. É uma tristeza muito grande, aqueles jovens tinham muito a oferecer”, comentou.
A professora aposentada afirmou que desmarcou toda a programação turística do dia após descobrir a tragédia pela manhã. “Hoje teríamos um passeio de lancha, mas então depois de saber da tragédia, não tive condições emocionais de curtir o passeio, preferi não ir. Ainda estou me recuperando, pois me coloco na situação de cada pai e mãe desses jovens. Tenho filhos da mesma idade que também frequentam boates na cidade”, lamentou.
'Senti a perda como se fossem filhos meus', disse Cleuza após acompanhar notícias distante de Santa Maria (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)Cleuza Alonso, professora da UFSM
(Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Santa Maria é conhecida por sua grande população estudantil, segundo Cleuza Alonso. Festas com o objetivo de arrecadar fundos para o baile de formatura são muito comuns e mobilizam todos os universitários da cidade. Apesar da frequência das festas, a professora afirma que as boates da cidade não apresentam segurança. “Pelo que ouço dos jovens, dos meus filhos, as boates de Santa Maria possuem uma estrutura precária no que diz respeito ao quesito segurança”, completou.
Com retorno a Santa Maria marcado para o próximo domingo (2), Cleuza sabe que, mesmo após uma semana da tragédia, encontrará a cidade com o clima pesado. “Só nos resta apoiar, dar conforto aos pais, irmãos, amigos dos jovens que foram vítimas dessa tragédia. A tristeza ficará marcada eternamente na história de Santa Maria”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário