domingo, 27 de janeiro de 2013

Políticos e personalidades lamentam tragédia em Santa Maria, no RS

245 morreram após incêndio em boate na madrugada deste domingo (27).
Dilma chorou e Lula disse que país está 'de luto'; veja repercussão.


Políticos e personalidades públicas lamentaram neste domingo (27) a tragédia que deixou ao menos 245 mortos após incêndio em uma boate na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Veja abaixo a repercussão do caso.
Dilma Rousseff, presidente da República
"Eu queria dizer à população do nosso país e de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, estamos juntos. E necessariamente iremos superar, mantendo a tristeza." - leia a reportagem
Michel Temer, vice-presidente da República
“Todo o povo brasileiro se solidariza nesta hora trágica com o Rio Grande do Sul. Por telefone, transmiti ao prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, meu pesar por este lamentável acidente que retirou a vida de tantos jovens gaúchos. Expresso minha solidariedade também aos familiares das vítimas."
Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul
"Essa é uma tragédia brutal para o estado e para o país. Estamos empenhados em dar o apoio necessário para que tenhamos um levantamento completo para poder fazer um inquérito policial de alto nível e prestar esclarecimentos, inclusive em relação às causas do incêndio." - leia a reportagem
Maria do Rosário, ministra da Secretaria de Direitos Humanos
“É uma situação terrível de desespero e dor. Em uma tragédia como essa envolvendo jovens é impossível que cada pai e mãe do país não sinta um forte impacto, diante da dor dos pais que não terão seus filhos em casa essa noite." leia a reportagem
José Mariano Beltrame, secretário de Segurança do Rio de Janeiro
"É provavelmente a notícia mais triste que já recebi de minha querida cidade. Como santa-mariense que sou, estou chocado. Santa Maria é uma cidade composta eminentemente por jovens, é um centro universitário regional, rapazes e moças de todos os lugares vão para lá estudar. Por isso, é uma cidade muito ativa e pulsante, cheia de juventude. É de uma tristeza imensa ver quantas vidas se perderam, centenas de jovens universitários que estavam alegremente celebrando a vida. Estou rezando pela paz dessas famílias, e pela paz de toda a população de Santa Maria, que precisará de muito carinho e solidariedade para superar essa tragédia." leia a reportagem
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República
"O Brasil inteiro está triste e de luto pelas mortes ocorridas no incêndio em Santa Maria. Nesse momento difícil, expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e à toda a população da cidade, mas em especial aos pais e mães por essas perdas irreparáveis. Nossos sentimentos." leia a reportagem
Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara
"A Câmara dos Deputados expressa sua solidariedade às famílias num momento tão triste para o Rio Grande do Sul e para o Brasil. Não pouparemos esforços para amenizar a dor que toma conta de mais de duas centenas de famílias e para que tragédias como esta não ocorram mais em nosso país." - leia a reportagem.
Bruno Araújo (PSDB-PE), líder do PSDB na Câmara
"Em nome da minha família, quero dizer aos pais dos jovens que faleceram no incêndio que partilhamos da sua dor e que estamos todos chocados com a perda de tantas vidas."
O caso
A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local em busca de mais informações sobre as circunstâncias da tragédia e para retirar corpos da área.
O número de pessoas que estavam na boate no momento do incêndio ainda não foi confirmado pelas autoridades. A festa reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.
Segundo informações preliminares, o fogo teria começado por volta das 2h30, depois que o vocalista da banda que se apresentava fez uma espécie de show pirotécnico, usando um sinalizador. As faíscas teriam atingido a espuma que faz o isolamento acústico no teto do estabelecimento e as chamas se espalharam.
O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. Segundo o Corpo de Bombeiros, a boate estava com o alvará vencido.

FONTE: Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário