quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Prefeita de Esperança se reúne com secretários para articular implantação do cidade digital‏




Apenas nove cidades do Estado da Paraíba foram contempladas com o Projeto Cidade Digital, e Esperança é uma delas. Ao todo, foram 80 municípios do Brasil selecionados para participar do Programa Piloto do Governo Federal por meio do Ministério das Comunicações.

De acordo com o Ministério das Comunicações, o investimento para a implantação do Programa Piloto Cidade Digital em Esperança, será de R$ 2 milhões. Serão implantados 16 quilômetros de infovias, por meio de cabos fibra óptica, interligando a maioria dos prédios públicos municipais de Esperança e possibilitando o acesso livre à internet em diversos pontos da cidade.

“O Programa Cidade Digital é o maior programa nacional de inclusão digital. A implantação desse programa, somando-se às iniciativas já existentes no município como o Telecentro, e o programa de inclusão digital da rede municipal de ensino, faz com que Esperança seja referência de inclusão digital para milhares municípios de todo o país”, ressaltou a Prefeita Interina Cristiana Almeida.

“Mais uma vez, Esperança será destaque no cenário nacional por mais uma conquista inédita, que beneficiará enormemente as ações e atividades públicas na cidade”, concluiu Cristiana Almeida.

O projeto-piloto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, de aplicativos de gestão pública, capacitação de servidores, a disponibilização de espaços de acesso público e gratuito à internet para a população. Proporciona o acesso da comunidade aos serviços de governo, além da inclusão digital dos municípios brasileiros, resultado em desenvolvimento local. O projeto conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES.

A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. Empresas integradoras, contratadas por meio de pregão eletrônico, serão as responsáveis pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação da administração municipal. As empresas operarão a rede por seis meses e, por três anos, darão garantia de funcionamento da infraestrutura implantada. A avaliação, aceitação e certificação da rede serão realizadas pelo Inmetro. A infraestrutura básica e os aplicativos poderão ser expandidos, posteriormente, inclusive com financiamento do BNDES.
Fonte: Secom – PME

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