terça-feira, 29 de maio de 2012

A Cidade de Esperança

A Cidade

Foto de Rodolpho Raphael

Se você está a fim de sair de casa neste final de semana e curtir um passeio diferente, que tal passar pela cidade de Esperança? Lá, você vai poder conhecer o que existe de mais original em termos de artesanato, que são as bonecas de pano, conhecidas internacionalmente.

A produção fica na comunidade de Riacho Fundo. Já no distrito de Massabielle, você vai se encantar com os trabalhos confeccionados em sisal. De volta pela cidade, passe pelo Clube Campestre. Lá, sinta preguiça no corpo e estire as pernas. Afinal, ninguém é de ferro. Se gostou do passeio, volte outras vezes.

Clima-Temperatura Média  23º C 
O clima é do tipo Tropical Chuvoso, com verão seco. A estação chuvosa se inicia em janeiro/fevereiro com término em setembro, podendo se adiantar até outubro.



O município de Esperança, está inserido na unidade geo-ambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros.


Ocupa uma área de arco que se estende do sul de Alagoas até o Rio Grande do Norte. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados. Com respeito à fertilidade dos solos é bastante variada, com certa predominância de média para alta.



Um monumento criado em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi construído sobre um lajedo há mais de 80 anos. Conta a história que a cidade atravessava um grande epidemia de cólera. A primeira dama do município na época, dona Esther Rodrigues, preocupada com o problema, fez uma promessa, foi atendida e mandou construir a capela. O lajedo comporta ainda o Tanque do Araçá, um reservatório d´água que deu início ao povoamento da cidade. Hoje, a capelinha, como é conhecida, é um local de meditação e de encontro para os moradores e turistas.
fonte: são joão de todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário