quinta-feira, 24 de maio de 2012

Hérnia é consequência de esforço extremo e corrigida com cirurgia

Do G1, em São Paulo

Se você sempre carrega muito peso de forma errada, seja na bolsa ou nos aparelhos da academia, pode ser um candidato a desenvolver hérnia no futuro. Isso porque o problema está associado a esforços incorretos em quem tem a parede muscular enfraquecida. Também pode aparecer após uma cirurgia, onde foi feito o corte.
Segundo os cirurgiões do aparelho digestivo Fábio Atui e Marcelo Borba, a hérnia pode aparecer no abdômen, no umbigo, na virilha e até no testículo. Ela ocorre quando a parte de um órgão interno do corpo invade um local indevido, e pode causar dor.
A maior parte das hérnias umbilicais que aparecem antes dos 6 meses de idade desaparece sozinha.
Hérnia (Foto: Arte/G1)
Na Amazônia, onde a equipe do Bem Estar acompanhou o trabalho dos Expedicionários da Saúde, um dos maiores problemas dos índios são as hérnias.
Como eles são trabalhadores braçais, precisam carregar muito peso, e os doentes acabam excluídos da comunidade, pois perdem sua função. Lá, foram feitas muitas operações desse tipo.
Se a região da hérnia inchar, mudar de uma hora para a outra ou houver dor intensa, procure imediatamente o pronto-socorro. Se o fluxo de sangue for interrompido, o médico primeiro tentará empurrar a hérnia para dentro e, caso necessário, fará a cirurgia.
Dicas
- Evite erguer peso
- Consuma fibras
- Emagreça
- Não pressione a hérnia ou faixas ou peso
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário