Número de cidades em emergência na PB sobe para 195, diz governo
FotoReprodução
O número de municípios paraibanos em situação de emergência devido à seca deve passar de 170 para 195. O secretário estadual de Infraestrutura, Efraim Morais, explicou que até a próxima sexta-feira (25) o governador Ricardo Coutinho (PSB) deve decretar situação de emergência de mais 25 municípios paraibanos. “Esses municípios já estão sendo beneficiados com carros-pipa”, disse o secretário.
Na quarta-feira (23), o governador e os secretários se reuniram com deputados e representantes da Defesa Civil nacional e estadual para discutir medidas de enfrentamento à seca. Durante o encontro o governador Ricardo Coutinho anunciou que alguns recursos já estão sendo aplicados, mas reconheceu a necessidade de mais investimentos.
Ele disse que prefeitos de 70 municípios ainda não entregaram a documentação necessária para receber os recursos de combate à seca. “Dos 170 municípios que nós decretamos situação de emergência, apenas 100 prefeituras conseguiram juntar os documentos relativos à situação de emergência para que, na esfera federal, possam ser reconhecidos como tal e ter direito à cobertura com carro-pipa”, disse Ricardo Coutinho.
Sertão, Cariri e Curimataú são as regiões mais
afetadas (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Ainda segundo o governador, os municípios que não apresentarem os
documentos ficarão prejudicados. “Eles estarão completamente fora de
todas as políticas seja do Bolsa Estiagem ou acesso ao Crédito
Agrícola”, disse Ricardo.afetadas (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) informou que os meses de março e abril foram os mais secos deste ano no estado. O meteorologista Alexandre Magno explicou que o fenômeno veranico foi o responsável pela estiagem. Segundo ele, trata-se de um período de ausência de chuva por mais de 10 dias. As regiões mais afetadas pela seca são o Sertão, o Cariri e o Curimataú. Na Paraíba, de acordo com a meteorologista Carmen Becker, período chuvoso previsto para o outono começou com 30 dias de atraso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário