quinta-feira, 24 de maio de 2012

emergência na PB sobe para 195, diz governo

Número de cidades em emergência na PB sobe para 195, diz governo

Do G1 PB, com TV Cabo Branco


FotoReprodução
O número de municípios paraibanos em situação de emergência devido à seca deve passar de 170 para 195. O secretário estadual de Infraestrutura, Efraim Morais, explicou que até a próxima sexta-feira (25) o governador Ricardo Coutinho (PSB) deve decretar situação de emergência de mais 25 municípios paraibanos. “Esses municípios já estão sendo beneficiados com carros-pipa”, disse o secretário.
Na quarta-feira (23), o governador e os secretários se reuniram com deputados e representantes da Defesa Civil nacional e estadual para discutir medidas de enfrentamento à seca. Durante o encontro o governador Ricardo Coutinho anunciou que alguns recursos já estão sendo aplicados, mas reconheceu a necessidade de mais investimentos.
Ele disse que prefeitos de 70 municípios ainda não entregaram a documentação necessária para receber os recursos de combate à seca. “Dos 170 municípios que nós decretamos situação de emergência, apenas 100 prefeituras conseguiram juntar os documentos relativos à situação de emergência para que, na esfera federal, possam ser reconhecidos como tal e ter direito à cobertura com carro-pipa”, disse Ricardo Coutinho.
Imagem da seca na Paraíba (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)Sertão, Cariri e Curimataú são as regiões mais
afetadas (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Ainda segundo o governador, os municípios que não apresentarem os documentos ficarão prejudicados. “Eles estarão completamente fora de todas as políticas seja do Bolsa Estiagem ou acesso ao Crédito Agrícola”, disse Ricardo.
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) informou que os meses de março e abril foram os mais secos deste ano no estado. O meteorologista Alexandre Magno explicou que o fenômeno veranico foi o responsável pela estiagem. Segundo ele, trata-se de um período de ausência de chuva por mais de 10 dias. As regiões mais afetadas pela seca são o Sertão, o Cariri e o Curimataú. Na Paraíba, de acordo com a meteorologista Carmen Becker, período chuvoso previsto para o outono começou com 30 dias de atraso.


 Do G1 PB, com TV Cabo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário