sexta-feira, 25 de maio de 2012

Problema na Paraíba tem média duas vezes maior que a nacional.

Do G1 PB

O estado tem 22,42% dos domicílios em áreas com esgoto a céu aberto. O número representa do dobro da média brasileira com 10,93%. Mas a situação da região nordeste é pior e atinge 26,07% dos domicílios. Os dados, baseados no Censo 2010, foram divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira e não levam em conta os chamados aglomerados subnormais, que são favelas, alagados, invasões, porque eles não têm organização com quadras definidas.

Ainda de acordo com informações do Instituto, apenas cinco cidades na Paraíba têm áreas de favelas, que são João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e Campina Grande. Na prática, são 184.791 residências nessa situação, independente da quantidade de pessoas que vivem nela.
A Paraíba ficou em 11º lugar no ranking nacional, atrás de outros estados nordestinos como Maranhão, Rio Grande do Norte Sergipe e Ceará. O Piauí ocupa o primeiro lugar em relação a domicilios que tem esgoto a céu aberto no seu entorno, com um índice de 54%.
Outro problema no estado é a ausência de bueiros que chega a 83,4% dos domicílios. Essa é uma característica em destaque na região já que dos 10 estados com mais habitações nessa situação 7 são nordestinos. Nesse aspecto a Paraíba ocupa a 7ª posição, a frente de Pernambuco.
O G1 entrou em contato com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), que, através de sua assessoria de imprensa afimou estar, desde 2010, fazendo investimentos na área de esgotamento sanitário.
Árvores do Parque Solon de Lucena em João Pessoa, Paraíba (Foto: Renata Vasconcellos/Globoesporte.com)Parque Solon de Lucena em João Pessoa
(Foto: Renata Vasconcellos/Globoesporte.com)
Arborização
Mas também existem aspectos positivos no Estado. A Paraíba aparece em 4º lugar no ranking nacional em área urbana com árvores. De acordo com a pesquisa, 80,39% das regiões urbanas são arborizadas. Nas três primeiras posições estão Mato Grosso do Sul (95,67), Rio Grande do Sul (81,84) e São Paulo (81,32).
A capital paraibana é a 6ª mais arborizada do país com 78,37% da área urbana com a existência de árvores. O município paraibano mais arborizado é Joca Claudino, no Sertão paraibano, com 100% de arborização.
Lixo
Já em relação ao ranking do lixo nas ruas, a Paraíba ocupa o 8º lugar no ranking nacional. Dos municípios paraibanos, Pedro Régis, no Litoral Norte, detém o maior percentual de lixo acumulado, com um índice de 39,70%.

FONTE: G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário